Brasileirão Série A

Uma vez carrasco, sempre carrasco: Deyverson faz, e Cuiabá atropela o Flamengo

Cuiabá supera time misto do Flamengo, que perde chance de diminuir vantagem do Botafogo

Mesmo com quase dois anos da final da Libertadores de 2021, Deyverson continua dando dor de cabeça ao Flamengo. Autor do gol do título do Palmeiras naquela decisão sobre o Rubro-Negro, o atacante foi mais uma vez carrasco do time carioca na vitória por 3 a 0 do Cuiabá neste domingo (6), na Arena Pantanal, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Os donos da casa foram melhores desde o começo, mas só abriram o placar no início do segundo tempo, com Matheus Alexandre. Pouco depois, Clayson ampliou após boa tabela com Deyverson. Já na reta final, o camisa 9 deixou o dele e sacramentou a primeira vitória do clube mato-grossense sobre o Flamengo em toda a história.

Disputando somente o Brasileirão, o Cuiabá foi a campo com força máxima. O Flamengo, por outro lado, utilizou um time alternativo, com alguns dos principais nomes sendo preservados visando o duelo decisivo contra o Olimpia (PAR) na quinta-feira (10), pela Libertadores.

Cuiabá pressiona no início

O Cuiabá mostrou que queria a vitória desde o apito inicial. Foram três finalizações só nos primeiros cinco minutos, com Raniele tirando tinta da trave esquerda do Flamengo e Matheus Cunha fazendo defesas tranquilas nas tentativas de Cappelini e Fernando Sobral. As três oportunidades surgiram a partir de roubadas de bola no campo de ataque.

O Flamengo só foi dar seu primeiro chute aos 21 minutos, quando David Luiz arriscou de longe e Walter segurou sem problemas. Os donos da casa responderam na sequência com Raniele, mas Matheus Cunha salvou a bola que iria no canto. O goleiro ainda faria outra grande intervenção aos 34, defendendo arremate de Rikelme, que aproveitou sobra dentro da área e mandou uma bomba rasteira de primeira.

A primeira boa chance do Flamengo só apareceu nos acréscimos da primeira etapa. Depois de ajeitada de Ayrton Lucas em cruzamento de Varela, Pedro dominou e tentou uma bicicleta. A bola passou por todo mundo e foi embora pela linha de fundo, mas Gerson quase alcançou no meio do caminho.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Atropelo no segundo tempo

O Cuiabá voltou ainda melhor do intervalo e conseguiu transformar as melhores oportunidades em gols. Com apenas 34 segundos, Cepellini cruzou, David Luiz desviou levemente e a bola sobrou nos pés de Matheus Alexandre. Na pequena área, o lateral dominou e bateu de pé esquerdo para inaugurar o marcador.

O gol só deu mais confiança ao Dourado, que aumentou a vantagem aos oito minutos. Em grande jogada coletiva, Clayson recebeu, carregou em direção ao gol, tabelou com Deyverson, limpou a marcação dentro da área e chutou no contrapé de Matheus Cunha.

Perdendo por dois gols, o Flamengo se lançou ao ataque em busca do empate. A equipe comandada por Jorge Sampaoli até chegou com mais perigo, mas parou em Walter. O goleiro fez uma excelente defesa aos 18, quando Luiz Araújo acertou o ângulo direito após bela jogada individual.

A noite realmente não era do Flamengo, mas sim do Cuiabá de Deyverson. Aos 34 minutos, o atacante apareceu no meio-campo para desviar de cabeça e correu até a segunda trave para aproveitar a jogadaça e cruzamento de Wellington Silva e definir o placar: 3 a 0. Na comemoração, o jogador mostrou para a torcida a tatuagem da taça da Libertadores que tem na perna esquerda.

Nos acréscimos, os visitantes quase diminuíram, mas a tentativa de calcanhar de Pedro foi defendida parcialmente por Walter, enquanto Empereur tirou a bola que sobraria para Victor Hugo.

Classificação

Com o triunfo deste domingo, o Cuiabá chegou a 28 pontos em 18 partidas e assumiu a oitava colocação do Campeonato Brasileiro. A equipe mato-grossense vive sua melhor fase na competição, invicta há seis jogos e com quatro vitórias seguidas.

Já o Flamengo perdeu a chance de diminuir a distância para o líder Botafogo. Com 31 pontos em 18 rodadas, o Rubro-Negro agora está 13 pontos atrás do rival. O clube da Gávea ainda tem a mesma pontuação que Fluminense, Palmeiras e Red Bull Bragantino, mas leva vantagem nos critérios de desempate.

Próximos jogos de Cuiabá e Flamengo

O Cuiabá vai ficar mais de uma semana sem jogar. O time de António Oliveira só volta a campo no dia 15, terça-feira, para visitar o Athletico-PR pela 19ª rodada do Brasileirão, às 20h (horário de Brasília).

Já o Flamengo enfrentará o Olimpia (PAR) nesta quinta-feira (10), às 21h (também de Brasília), no estádio Defensores del Chaco, em Assunção, no Paraguai. O confronto é válido pela volta das oitavas de final da Libertadores. Com a vitória por 1 a 0 no jogo de ida, o Rubro-Negro precisa de um empate para avançar às quartas do torneio.

Estatísticas de Cuiabá 3 x 0 Flamengo

  • Posse de bola: Cuiabá 37% x 63% Flamengo
  • Finalizações (certas): Cuiabá 17 (6) x 10 (4) Flamengo
  • Grandes chances: Cuiabá 2 x 1 Flamengo
  • Passes certos: Cuiabá 252 (85%) x 470 (90%) Flamengo
  • Gols: Matheus Alexandre, aos 34 segundos, Clayson, aos 8, e Deyverson, aos 34 minutos do 2ºT (Cuiabá)

 

Foto de Felipe Novis

Felipe NovisRedator

Felipe Novis nasceu em São Paulo (SP) e cursa jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Antes de escrever para a Trivela, passou pela Gazeta Esportiva.
Botão Voltar ao topo