Não valia muita coisa, mas o Cuiabá venceu o Athletico-PR sem sustos e encerrou o Brasileirão com o pé direito
Na Arena Pantanal, Cuiabá passeia contra o Athletico-PR e aplica um sonoro 3 a 0
Cuiabá x Athletico-PR duelaram na noite desta quarta-feira (6), na Arena Pantanal, em partida válida pela 38ª e última rodada do Campeonato Brasileiro. Pouca coisa estava em jogo para ambos, mas o Dourado não queria nem saber. A equipe de António Oliveira fez primeiro tempo de almanaque, marcou duas vezes e sacramentou o triunfo na etapa complementar. Um 3 a 0 incontestável.
VITÓRIA DO DOURADOOOOOOOOOOOO!
Encerramos o ano em grande estilo na nossa casa, com a nossa torcida e coroando uma temporada histórica!
VAAMOOOOOOOS ???#MatoGrossonaSerieA pic.twitter.com/eVtjibLSwh
— Cuiabá Esporte Clube (@CuiabaEC) December 7, 2023
O que estava em jogo para Cuiabá e Athletico-PR?
A verdade é que nem Cuiabá nem Athletico-PR brigavam por muita coisa nesta rodada final do Campeonato Brasileiro. O Dourado havia garantido vaga na Copa Sul-Americana no último domingo (3), mesmo perdendo para o Flamengo. A equipe mato-grossense contou com combinação de resultados (derrotas de Vasco e Santos) e assegurou sua ida ao torneio continental. Diante do Furacão, o objetivo era vencer para ganhar, no máximo, duas posições na tabela de classificação e, consequentemente, mais dinheiro.
A lógica do Athletico-PR era a mesma. Sem chances de alcançar uma vaga na Copa Libertadores e já garantido na Sul-Americana do ano que vem, o Rubro-Negro entrou em campo querendo ultrapassar o Fluminense para terminar a competição na sétima colocação.
Como foi a vitória do Cuiabá sobre o Athletico-PR
Jogando em casa, o Cuiabá tomou a iniciativa e teve mais a bola no início de jogo. A partida era lenta, morosa e chata, até os nove minutos… Derik Lacerda ganhou na corrida de Kaíque Rocha e o zagueiro rubro-negro apelou para a falta. Falta dentro da área é pênalti. O árbitro apontou para marca da cal e confirmou a infração. Na cobrança, bola de um lado, goleiro do outro. Clayson deslocou Bento e abriu o placar.
O gol fez bem ao Dourado, que aumentou a intensidade no ataque e partiu para cima em busca do segundo. E conseguiu. Aos 16′, Clayson se aproveitou da defesa bagunçada do Athletico e cruzou na medida para Derik. De cabeça, o atacante estufou as redes e marcou seu primeiro tento com a camisa do clube mato-grossense. Completamente perdido em campo, o Furacão sofria com as investidas dos donos da casa.
Com 27′ no relógio, Pitta recebeu de Clayson, carregou em velocidade e invadiu a área. O camisa 9 cortou para direita e bateu colocado, na trave do goleiro Bento. Só um time jogou na etapa inicial. O Athletico abusou dos passes errados e sequer chegou com perigo ao ataque. Confortável e tranquilo, o Cuiabá se aproveitou da fragilidade do adversário e construiu vantagem merecida.
Na volta do intervalo, o técnico Wesley Carvalho promoveu a entrada de Canobbio e Rômulo, com intuito de ganhar em volume ofensivo. Em um primeiro momento, deu certo. Aos 4′, Willian recebeu na entrada da área e finalizou de primeira. A bola desviou na marcação e passou muito perto da meta. No lance seguinte, Erick aproveitou o escanteio cobrado e desviou de cabeça, obrigando João Carlos a fazer defesa providencial.
O Furacão seguiu em cima e por pouco não diminuiu aos 19′. Canobbio cruzou rasteiro e Rômulo conseguiu o desvio. Antes da bola entrar, Raniele tirou em cima da linha e evitou o gol dos visitantes. Mas não teve jeito. No apagar das luzes, o Cuiabá aumentou a conta. Clayson pegou a sobra na entrada da área, ajeitou para perna direita e bateu colocado. A bola morreu no cantinho de Bento.
Estatísticas de Cuiabá 3 x 0 Athletico-PR – Campeonato Brasileiro 2023
- Posse de bola: 43% x 57%
- Faltas: 9 x 15
- Chutes: 14 x 17
- Chutes no gol: 6 x 3