Brasileirão Série A

Prova dos 9: Calleri e Deyverson fazem duelo de artilheiros decisivos

Centroavantes são atração à parte de São Paulo x Cuiabá, neste sábado, na Arena Pantanal, pelo Brasileirão

Cuiabá e São Paulo se enfrentam neste sábado (22), às 18h30 (horário de Brasília), na Arena Pantanal, pela 16ª rodada do Brasileirão. Em cada uma das grandes áreas, estará um artilheiro que faz jus ao título – ao menos em 2023. Em lados opostos, Deyverson e Calleri travam um duelo à parte na partida, unidos por mais semelhanças do que você pensa.

E aqui nem estamos falando dos seis gols que cada um deles marcou no Campeonato Brasileiro até aqui. Mas sim, de dois centroavantes de personalidade forte (às vezes até demais), donos de gols decisivos e que inclusive são recordistas por São Paulo e Cuiabá.

Artilheiros e decisivos

Não é exagero dizer que Deyverson e Calleri são os principais jogadores das duas equipes na temporada. Os números comprovam que os dois assumiram o protagonismo que a posição de centroavante tanto requer. E a última rodada do Brasileirão só ajuda a respaldar o poderio decisivo de ambos.

Do lado do São Paulo, o argentino vem de dois gols marcados na goleada por 4 a 1 no clássico diante do Santos, no último domingo, no Morumbi. No Cuiabá, o centroavante foi o responsável por marcar o gol da vitória por 1 a 0 sobre o Fortaleza fora de casa.

Deyverson em 2023

  • 23 jogos
  • 11 gols marcados
  • Média de 0,47 gol/jogo
  • Marcou 18,9% dos gols do Cuiabá no ano

Deyverson é responsável direto por 11 dos 19 pontos somados pelo Dourado no Brasileirão. Ele fez gols decisivos em três vitórias por 1 a 0 (sobre Cruzeiro, Goiás e Fortaleza) e em dois empates em 1 a 1 (Bahia e Corinthians).

Não para por aí. O artilheiro Deyverson balançou as redes 11 vezes em 2023. Ele é responsável por 18,9% dos gols do Cuiabá na temporada.

Calleri tem números abaixo do que apresentou em 2022, quando marcou 27 vezes. Mas ele se mantém como jogador mais decisivo do São Paulo em 2023.

O atacante assumiu a artilharia isolada da equipe com os dois gols marcados sobre o Santos, no último domingo. São agora nove gols feitos neste ano. Além disso, o argentino também é o líder do elenco em assistências. São sete até aqui.

Ao todo, ele participou direta ou indiretamente de 16 dos 65 gols marcados pelo Tricolor em 2023. O número corresponde a 24,6% dos gols da equipe até aqui.

Calleri em 2023

  • 26 jogos
  • 9 gols marcados
  • 7 assistências
  • Média de 0,34 gol/jogo
  • Marcou 24,6% dos gols do São Paulo no ano

Duelo de recordistas

Guardadas as devidas proporções e histórias dos respectivos clubes, Calleri e Deyverson chegam ao duelo deste sábado respaldados por recordes alcançados recentemente. Mesmo em uma trajetória mais curta, de menos de um ano de Dourado, o centroavante já tem uma marca expressiva.

Deyverson é o maior artilheiro do Cuiabá na história do Campeonato Brasileiro. O centroavante tem 12 gols marcados pelo clube na Série do Brasileirão. Vale lembrar que esta é a segunda temporada da equipe na elite nacional.

Calleri, por sua vez, empilha recordes e marcas pelo São Paulo. Em sua quarta temporada de Morumbi, o argentino soma 57 gols pelo Tricolor. Ele é o segundo estrangeiro que mais marcou pelo clube, atrás apenas do lendário Pedro Rocha, que tem 119.

Mas o argentino já se tornou o estrangeiro que mais marcou pelo clube no Campeonato Brasileiro, com 32 gols, e também em competições continentais, com 11 gols. Duas marcas alcançadas em 2023. Calleri é hoje o sexto artilheiro do São Paulo no século, com 57 gols marcados.

Todas essas marcas são um elemento a mais para a partida deste sábado (22). Cuiabá e São Paulo se enfrentam às 18h30 (de Brasília), na Arena Pantanal, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Foto de Eduardo Deconto

Eduardo Deconto

Eduardo Deconto nasceu em Porto Alegre (RS) e se formou em Jornalismo na PUCRS. Antes de escrever para a Trivela, passou por ge.globo e RBS TV.
Botão Voltar ao topo