Brasileirão Série A

Como Cuiabá cresceu na etapa final e venceu o São Paulo na Arena Pantanal

O Cuiabá protagonizou um ótimo segundo tempo e venceu o São Paulo por 2 a 1, na noite deste sábado (22), pela 16ª rodada do Brasileirão. Clayson, de pênalti, e Isidro Pitta marcaram os gols da vitória na Arena Pantanal. Nathan descontou no último minuto.

Na etapa final, o VAR “salvou” duas vezes a atuação de Bruno Mota Correia, ao avisar ao árbitro sobre duas penalidades a favor do Dourado. Nos dois lances, Correia não havia marcado os pênaltis até a revisão do lance.

Jogo começa equilibrado, Cuiabá cresce no 2º tempo e mata o jogo

O primeiro tempo foi disputado na Arena Pantanal: o Cuiabá criou mais chances, mas as melhores foram do São Paulo – com duas finalizações de Calleri. Mornos, os 45 minutos iniciais não tiveram um time com ampla superioridade, mas a etapa final, sim.

Desde que a bola voltou a rolar para o segundo tempo, os donos da casa foram mais incisivos e quase marcaram aos dez: Fernando Sobral recebeu toque por trás de Caio e, após revisão do VAR, o árbitro assinalou o pênalti. Deyverson desperdiçou, mandando a bola na trave.

Mas a pressão não parou por aí. Logo depois, Raniele chutou forte de fora da área e obrigou Rafael a fazer ótima defesa. No minuto seguinte, após ataque do Dourado, o VAR avisou a arbitragem de um pênalti cometido por Diego Costa em Jonathan Cafu. O árbitro marcou novamente a penalidade, desta vez convertida por Clayson.

O Tricolor tentou a reação e fez as cinco alterações disponíveis entre os 21 e os 27 minutos da etapa final. Porém, foi o Cuiabá que marcou outra vez: aos 33, Isidro Pitta tabelou com Sobral e finalizou no canto. 2 a 0 para os donos da casa.

O São Paulo evoluiu no fim, e, no último minuto, conseguiu descontar com Nathan.

Mais longe da ponta, São Paulo tem decisão contra o Corinthians

O resultado afasta o Tricolor dos primeiros colocados na tabela de classificação da Série A: com 25 pontos, a equipe ocupa o quinta posição.

O São Paulo volta a campo na terça-feira (25), às 21h30 (horário de Brasília), quando visita o Corinthians pelo jogo de ida das semifinais da Copa do Brasil.

Pelo Brasileirão, na 17ª rodada, o time de Dorival Júnior recebe o Bahia no dia 30 (domingo), às 11h, no Morumbi. Para esta partida, a equipe não terá Dorival, expulso contra o Cuiabá, e Luciano, que estava pendurado e recebeu um cartão amarelo – ainda no banco de reservas.

Cuiabá se afasta definitivamente do Z4

Cada vez mais distante da zona de rebaixamento, o Cuiabá agora tem 22 pontos, e é o 11º colocado. O Dourado de Mato Grosso volta a campo no próximo sábado (29), às 16h, contra o Internacional, no Beira-Rio.

Estatísticas de Cuiabá 2 x 1 São Paulo – 16ª rodada do Brasileirão

  • Posse de bola: Cuiabá 29% x 71% São Paulo
  • Finalizações (a gol): Cuiabá 13 (6) x 12 (3) São Paulo
  • Grandes chances: Cuiabá 3 x 2 São Paulo
  • Passes: Cuiabá 213 x 547 São Paulo
Foto de Guilherme Padin

Guilherme Padin

Nascido em São Paulo (SP) e formado em Jornalismo pela Anhembi Morumbi, em 2017, Guilherme Padin escreveu para Footstats, FOX Sports, EL PAÍS Brasil e Portal R7. Participou da cobertura da Olimpíada de 2016, da Copa do Mundo de 2018 e cobriu os Jogos Pan-Americanos de Lima, em 2019, in loco.
Botão Voltar ao topo