Brasileirão Série A

Cruzeiro anuncia retorno do volante Lucas Silva, xodó da torcida

Bicampeão brasileiro e da Copa do Brasil pela Raposa, jogador de 30 anos chega para terceira passagem no clube que o revelou

O Cruzeiro anunciou, nesta segunda-feira (10), o retorno do volante Lucas Silva, de 30 anos. O jogador defendia o Grêmio desde 2020, mas não vinha tendo espaço com o treinador Renato Portaluppi e chega sem custos ao time celeste. O contrato de Lucas vai até dezembro de 2024. Esta será a terceira passagem do atleta pela Toca da Raposa II.

Fora dos planos do Grêmio para a temporada, Lucas Silva procurou a direção do Tricolor Gaúcho para manifestar o desejo de antecipar o fim de seu contrato, o que foi feito amigavelmente. O desejo do volante em retornar ao Cruzeiro, clube que o revelou e pelo qual obteve maior sucesso, pesou na negociação, visto que o camisa 16 aceitou reduzir seu salário para fechar com a Raposa.

Além disso, o Coritiba chegou a procurar Lucas Silva em busca de um acordo, mas o jogador recusou a investida da equipe paranaense para poder tentar fechar um acordo com o Cruzeiro. O volante usará a camisa 16, número que utilizou nas suas outras duas passagens na Raposa. O lateral-esquerdo Kaiki, antigo dono da numeração, assumiu a 14.

No time celeste, Lucas Silva enfrentará a concorrência de Filipe Machado e Neto Moura – remanescentes da conquista da Série B 2022 –, Wallisson e Matheus Jussa – contratados para 2023 –, e dos jovens Ian Luccas e Fernando Henrique. Outrora titular, Ramiro fica fora da briga pela titularidade por ter se lesionado gravemente. Reintegrado ao Cruzeiro por decisão judicial, o volante Henrique não faz parte do elenco de Pepa.

Lucas Silva é a terceira contratação oficializada pelo clube. A Raposa também fechou com o lateral-direito colombiano Helibelton Palacios – que defendia o Elche, da Espanha –, e com o ponta-esquerda Paulo Vitor – ex-Valladolid, time espanhol de Ronaldo Fenômeno.

Carreira de Lucas Silva

Lucas Silva estreou pelo Cruzeiro em 2012, mas foi nos anos de 2013 e 2014 que o jogador se projetou para os cenários nacional e internacional. O volante foi um dos destaques do bicampeonato brasileiro da Raposa, chamando a atenção do mercado internacional. No início de 2015 o Real Madrid comprou o atleta por cerca de 15 milhões de euros (R$ 45 milhões na cotação da época).

O volante chegou a ter chances pelo Real Madrid, mas não agradou, sendo emprestado ao Olympique de Marseille, onde também não teve sucesso. Após uma tentativa frustrada de empréstimo ao futebol português — não concretizada por uma reprovação nos exames médicos —, Lucas Silva voltou ao Cruzeiro em 2017, também cedido pelo time Merengue.

Em sua segunda passagem pelo Cruzeiro, Lucas Silva foi importante nas conquistas do bicampeonato da Copa do Brasil, em 2017 e 2018, e do Campeonato Mineiro de 2018 e 2019.

Após seu contrato com o Real Madrid se encerrar, no meio de 2019, e o Cruzeiro não propor um contrato em definitivo com o volante, Lucas Silva ficou um tempo sem clube. No início de 2020, o jogador assinou com o Grêmio. No time gaúcho, o volante chegou a ter bons momentos, mas a maior parte de sua passagem foi apagada.

Na atual temporada, Lucas Silva disputou onze partidas, sem marcar gols ou dar assistências. Ele disputou quatro jogos no Campeonato Brasileiro, o que não impede que ele atue pelo Cruzeiro na competição. O último jogo do volante pelo Grêmio foi no dia 27 de maio, há quase um mês.

Títulos de Lucas Silva com a Camisa do Cruzeiro

  • Campeonato Brasileiro: 2013 e 2014
  • Campeonato Mineiro: 2014, 2018 e 2019
  • Copa do Brasil: 2017 e 2018

Foto de Maic Costa

Maic Costa

Maic Costa nasceu em Ipatinga, mas se radicou na Região dos Inconfidentes mineiros. Formado em Jornalismo na UFOP, em 2019, passou por Estado de Minas, Superesportes, Esporte News Mundo, Food Service News e Mais Minas. Atualmente, é setorista do Cruzeiro na Trivela.
Botão Voltar ao topo