Corinthians enfrenta o Palmeiras com um questionado Luxemburgo no banco de reservas
Corinthians e Palmeiras entram em campo neste domingo (03) em momentos diferentes no Campeonato Brasileiro

A NeoQuímica Arena, em São Paulo, será palco de mais um dérbi paulista. Vivendo momentos completamente diferentes na temporada, Corinthians e Palmeiras entram em campo, neste domingo (3), às 16h, pelo Campeonato Brasileiro.
Essa pode ser uma oportunidade de ouro para o Alvinegro recuperar a confiança e se distanciar ainda mais da zona de rebaixamento. Na 14ª colocação, com 25 pontos, o Timão está apenas quatro à frente do Santos, primeiro na zona de rebaixamento, situação que, há muito tempo, tem ligado o sinal de alerta no Parque São Jorge.
Situação do Corinthians está longe de ser confortável
Apesar de ter um jogo a menos, e ter focado as últimas semanas no mata-mata da Copa Sul-Americana, a situação do Corinthians é desconfortável – nos últimos dois jogos o time saiu atrás no marcador e conseguiu buscar apenas o empate contra adversários da segunda metade da tabela.
- Cruzeiro 1 x 1 Corinthians (19/08/23 – 20ª rodada)
- Corinthians 1 x 1 Goiás (26/08/2023 – 21ª rodada)
O último clássico disputado pelo Timão foi no primeiro turno do Campeonato Brasileiro, no dia 21 de junho, uma vitória por 2 a 1 sobre um Santos em crise. Com o adversário desta tarde, a situação é diferente.
Na partida válida pela 3ª rodada, no Allianz Parque, o Alviverde saiu vitorioso com o placar em 2 a 1. O gol do Corinthians foi marcado pelo lateral Piquerez – Roger Guedes chegou a pedir os créditos, mas em súmula, a arbitragem confirmou o gol contra do uruguaio.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Luxemburgo é questionado e discurso não convence
Mesmo classificado para a semifinal da Sul-Americana, o que não falta são questionamentos em relação ao trabalho de Vanderlei Luxemburgo. Desde que chegou ao clube, em maio, logo depois da conturbada demissão de Cuca, e dois dias depois da derrota no dérbi, o técnico teve que lidar com inúmeros problemas, desde o emocional dos atletas, lesões e os protestos da torcida contra alguns jogadores do elenco e diretoria.
Sob o comando dele, o Corinthians foi eliminado da Copa Libertadores ainda na fase de grupos, conseguindo a vaga na Sula. Na Copa Brasil o time chegou às semifinais contra o São Paulo, no jogo de ida na Neo Química Arena o Alvinegro venceu por 2 a 1, mas acabou eliminado no Morumbi, por 2 a 0, 3 a 2 no agregado.
O último jogo contra o Estudiantes, pela Copa Sul-Americana, também não foi dos melhores para o treinador. A equipe corintiana sofreu com inúmeras chegadas do time argentino no gol de Cássio, parando apenas no goleiro e por quatro vezes na trave.
Surpreendentemente, mesmo com desempenho ruim, a classificação nos pênaltis agradou o Luxemburgo, que declarou que a estratégia para a partida tinha dado certo.
– Deu certo, nós classificamos. Errado é quando você não consegue o resultado. Nós sabíamos, estava até conversando com os jogadores, nós temos que valorizar essa passagem para a fase seguinte, pois nós enfrentamos uma das melhores equipes que nós jogamos até hoje… muita qualidade. O resultado lá fez que nós fizéssemos perder aqui e nós temos um goleiro que pega pênalti e temos bons batedores – afirmou o técnico.
A fala, distante da realidade do jogo, não convenceu grande parte da torcida, e para muitos, o técnico não tem mais o que entregar. Até agora no Campeonato Brasileiro, foram 17 jogos, sete empates, cinco derrotas e cinco vitórias. Para além do resultado, o elenco vem de atuações ruins, saindo atrás no placar e precisando forçar a entrada de jogadores que precisavam ser poupados.
Luxemburgo brigou com Bruno Mazziotti?
Pesa contra Luxemburgo também um desentendimento com o preparador físico Bruno Mazziotti por conta da utilização de Renato Augusto no jogo contra o Goiás, e, segundo apurou a Trivela, em razão de um treino antes da partida que teria desgastado o grupo e incomodado não apenas Bruno, mas também os atletas, como o recém-chegado Matías Rojas.
Futuro de Luxemburgo no Corinthians
Vanderlei Luxemburgo tem contrato com o Timão até dezembro, mas o Presidente Duílio Monteiro Alves já sofre pressão com pedidos de troca no comando. Alguns torcedores já manifestaram o desejo da diretoria corinthiana fazer contato com Mano Menezes, que está no mercado há cerca de um mês, após ser demitido do Internacional.
Para outros, o ideal seria esperar a temporada acabar e iniciar um novo trabalho já no começo de 2024 – e nessa hipótese, a aposta é em Tite, que procurado neste ano, disse que poderia assumir alguma equipe no Brasil se não recebesse ofertas da Europa.
Provavelmente, Duílio Monteiro Alves não tomará nenhuma decisão nos próximos dias, nem mesmo com uma eventual derrota no dérbi ou uma eliminação na Sul-Americana. As eleições no Corinthians acontecem em novembro, e tudo que o mandatário menos precisa nesse momento é turbulência, já que a chapa Renovação e Transparência, da qual ele faz parte, deve ser eleita mais uma vez.
Os últimos duelos entre Corinthians x Palmeiras
- Corinthians 2 x 2 Palmeiras (16/02/2023 – 9ª rodada do Paulistão)
- Palmeiras 2 x 1 Corinthians (29/04/2023 – 3ª rodada do Brasileirão)
Próximos jogos do Corinthians
- Fortaleza x Corinthians, pelo Brasileirão – 14 de setembro, às 19h – Arena Castelão
- Corinthians x Grêmio, pelo Brasileirão – 18 de setembro, às 21h – Neo Química Arena
- Corinthians x Botafogo, pelo Brasileirão – 22 de setembro, às 20h – Neo Química Arena