O Corinthians terá a data Fifa para ajustar seus muitos problemas para sequência pesada
O Corinthians terá que se ajustar para sequência pesada que terá no Brasileirão e Sul-Americana e tem na data Fifa a oportunidade perfeita para isso
Depois de semana puxada com a sofrida classificação nos pênaltis na Sul-Americana e o clássico em Itaquera deste domingo (3), contra o Palmeiras, finalmente o Corinthians vai ter um tempo de descanso para a sequência do Campeonato Brasileiro e os dois jogos decisivos da competição continental.
A data Fifa será um respiro de dez dias para Luxemburgo ajustar o que é preciso – e muito – no elenco, necessidade que ele mesmo ressaltou durante a coletiva pós dérbi.
— Vai ser muito bom (o período), vamos perder alguns jogadores para as Eliminatórias, em um momento que você pode estruturar o time. Vamos preparar o time, mas seria melhor se a gente tivesse todo mundo aqui (se referindo aos jogadores convocados) — afirmou Luxemburgo na coletiva após o empate em 1 a 1 com o maior rival
A pausa também pode favorecer o treinador a testar novas peças para o lugar de Maycon, que recebeu cartão vermelho no Derby, e está fora do jogo contra o Fortaleza. As opções seriam Giuliano, Fausto Vera, Ruan Oliveira e Matheus Araújo.
A parada da data Fifa pode mesmo ajudar o Corinthians?
Não há dúvida de que tempo para treinamento pode virar a chave de qualquer elenco, já vimos isso várias vezes. O resultado efetivo só é visto quando os jogos voltam, e acontece uma dessas três opções com as equipes: volta melhor, volta pior ou volta igual.
Por isso, pensar na pausa como ”descanso” não é no sentido literal da palavra, mas sim no fato de não ter jogos para serem disputados e tempo para aparar as arestas no time. E o que não falta para Luxemburgo são arestas para aparar, ainda que com um elenco de certa forma limitado.
Assim que chegar o fim da data Fifa, o Corinthians já encara o Fortaleza no Castelão e os possíveis resultados dos ajustes feitos poderão ou não serem vistos.
Mais duas paradas estão no caléndario para 2023:
- 9 a 17 de outubro
- 13 a 21 de novembro
Jogo com Fortaleza será prévia da semifinal da Copa Sul-Americana
A partida da 23ª rodada do Brasileirão contra o Fortaleza, no dia 14 de setembro, pode ser a chance para Luxemburgo e sua comissão analisar e estudar o adversário da Copa Sul-Americana, que tem uma campanha melhor que o time Alvinegro no Campeonato Brasileiro.
O primeiro jogo pela competição continental é só no dia 26, na Neo Química Arena, dando bastante tempo para o Corinthians montar um time que possa levar dificuldades ao elenco de Vojvoda.
Por isso ver o jogo da próxima quarta-feira como uma prévia da decisão, não é loucura, e sim uma boa chance para Luxemburgo e o elenco se organizarem ofensivamente e defensivamente para conseguir não apenas os três pontos, mas também uma análise do que deve ou não ser feito diante do adversário da semifinal.