O Corinthians já vinha em evolução. É o que costuma acontecer quando um time passa de uma situação sem técnico para uma situação com técnico – que nem precisa ser brilhante. A experiência de Vágner Mancini, e a competência que mostrou em momentos da sua carreira, eram suficientes para tirar time do buraco, mas está saindo melhor do que a encomenda. O crescimento do Timão foi carimbado, nesta quarta-feira, com uma goleada sobre o Fluminense, por 5 a 0.

Mancini estreou contra o Athletico Paranaense, na 16ª rodada. Venceu. Depois, levou 5 a 1 do Flamengo, indicando quanto trabalho ele teria pela frente. Desde aquela goleada, perdeu apenas uma vez pelo Campeonato Brasileiro (para o Atlético Mineiro), empatou três vezes e ganhou sete. Da 17ª posição, na zona de rebaixamento, aparece em oitavo lugar, batendo à porta de uma vaga na Libertadores.

Só Deus sabe a esta altura até que posição do Brasileirão dará vaga. Pode ser a sétima, pode ser a oitava, pode ser a sexta. Depende de que posição os clubes nas finais da Copa do Brasil (Palmeiras e Grêmio) e Copa Libertadores (Palmeiras e Santos) terminarem. Fato é que o Corinthians não apenas está briga, como, pelo futebol que está jogando, parece um dos melhores candidatos.

Está empatado em 42 pontos com o Santos, o nono colocado. O Fluminense tem 43 e um jogo a mais. O Palmeiras aparece em sexto, com 47, e uma partida a menos. O Grêmio está em sexto, com 49 e o mesmo número de rodadas disputadas que o Corinthians.

O placar foi aberto aos 25 minutos do primeiro tempo. Fagner cruzou da direita, Gustavo Mosquito bateu, e o goleiro Marcos Felipe fez a defesa. O rebote, porém, ficou com Jô: 1 a 0. No começo da etapa final, Mosquito deu o passe para Cazares chegar batendo e ampliar o marcador.

Os dois gols seguintes se destacaram pela qualidade coletiva. O Corinthians trocou passes com paciência antes de dar o bote. Aos 15 minutos, Cantillo deu um bonito lançamento para Fagner, que chutou forte e cruzado para marcar o terceiro. Logo na sequência, de pé em pé, a bola chegou a Matheus Vital que acertou uma bomba de fora da área para selar a goleada com uma pintura.

Ainda deu tempo de Luan deixar o seu, completando outro cruzamento de Fagner, uma das peças ofensivas mais competentes do Corinthians em sua quarta vitória consecutiva pelo Brasileirão.

Standings provided by SofaScore LiveScore