Brasileirão Série A

10 jogos em 30 dias: sequência intensa é alerta para comissão técnica do Corinthians

António Oliveira não vai poupar jogadores, mas adota atenção extra na parte física por calendário cheio

A sequência intensa de jogos do Corinthians entre 14 de abril e 14 de maio tem sido um ponto extra de atenção da comissão de António Oliveira. Sem ter contratado reforços na janela de abril, encerrada na última sexta-feira (19), o Timão se preocupa com o impacto físico que as 10 partidas em 30 dias terão nos atletas.

A apreensão ficou ainda mais latente pelo caso recente de Maycon. O meia sofreu uma grave lesão no joelho duas partidas após ter sido liberado pelo departamento médico. Por mais que o trabalho dos preparadores físicos seja focado na recuperação e prevenção de lesões, a série de partidas é altamente desgastante, tanto na parte muscular quanto mental, principalmente pelo curto intervalo de descanso — três dias entre cada uma.

Sendo assim, há a necessidade de rodar o elenco, inclusive com aqueles jogadores que continuam recebendo aumento gradativo de cargas. Por mais que haja atenção aos dados colhidos pelo scouting, a Trivela apurou que a comissão não irá escolher competições como prioridade e também não poupará atletas nesse período.

Viagens em sequência

Além desses pontos, há também o cansaço físico pelos deslocamentos. Ao todos, são seis confrontos fora de casa, sendo duas viagens internacionais, uma para Argentina e outra para Paraguai, pela Copa Sul-Americana.

Neste sábado (20), o Timão enfrentará o Bragantino (onde assistir), no Estádio Nabi Abi Chedid, às 18h30 (horário de Brasília), pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. Para evitar atrasos, já viajou na sexta-feira para Atibaia, cidade localizada a 25 km de Bragança Paulista. Será mais uma noite fora do conforto do hotel da concentração do CT Joaquim Grava na mesma semana.

Gustavo Henrique é diagnosticado com dengue

Neste panorama de calendário cheio, ainda existem outras intercorrências que influenciam as escalações do time. Por exemplo, o zagueiro Gustavo Henrique foi cortado do confronto contra o Bragantino após ser diagnosticado com dengue um dia antes. Cacá é quem deve assumir a vaga titular na terceira rodada do Brasileirão.

Maycon não deve mais jogar em 2024

Na última quinta-feira (17), Maycon foi diagnosticado com uma ruptura do ligamento cruzado anterior (LCA) do joelho direito. O meia será operado nos próximos dias e iniciará o processo de recuperação sob os cuidados do departamento médico do Corinthians. A expectativa de afastamento para esse tipo de lesão é de nove meses a um ano, a depender da evolução do tratamento.

Essa foi a segunda contusão do camisa 7 em dois meses. No dia 14 de março, durante o aquecimento para enfrentar o São Bernardo, pela segunda fase da Copa do Brasil, Maycon sentiu um desconforto muscular, sendo cortado antes da partida. O jovem Breno Bidon foi quem assumiu o lugar deixado por ele na vitória por 2 a 0.

Naquela semana, o meio-campista foi submetido a exames e teve constatada uma lesão no músculo reto femural da coxa direita. O grau não foi confirmado, mas Maycon ficou em tratamento por mais de um mês, retornando aos gramados somente na estreia pelo Brasileirão, contra o Atlético-MG.

Sequência de jogos do Corinthians em 30 dias

  • Corinthians 0 × 0 Atlético-MG — 1ª rodada do Campeonato Brasileiro — 14/04
  • Juventude 2 × 2 Corinthians — 2ª rodada do Campeonato Brasileiro — 17/05
  • Bragantino × Corinthians — 3ª rodada do Campeonato Brasileiro — 20/04
  • Argentinos Jrs × Corinthians — fase de grupos da Copa Sul-Americana — 23/04
  • Corinthians × Fluminense — 4ª rodada do Campeonato Brasileiro — 28/04
  • América-RN × Corinthians — terceira fase da Copa do Brasil — 01/05
  • Corinthians × Fortaleza — 5ª rodada do Campeonato Brasileiro — 04/05
  • Nacional-PAR × Corinthians — fase de grupos da Copa Sul-Americana — 07/05
  • Flamengo × Corinthians — 6ª rodada do Campeonato Brasileiro — 11/05
  • Corinthians × Argentinos Jrs — Copa Sul-Americana — 14/05
Foto de Livia Camillo

Livia CamilloSetorista

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário FIAM-FAAM, escreve sobre futebol há cinco anos e também fala sobre games e cultura pop por aí. Antes, passou por Terra, UOL, Riot Games Brasil e por agências de assessoria de imprensa e criação de conteúdo online.
Botão Voltar ao topo