Brasileirão Série A

Como foi a emocionante despedida de Caçapa, o interino invicto do Botafogo

"Feliz da vida", define o comandante de quatro partidas no Brasileirão jogado para o alto pelo elenco do Botafogo

O primeiro trabalho de Cláudio Caçapa na Série A do Brasileirão não poderia ter sido melhor. O ex-zagueiro se despediu do Botafogo, que assumiu interinamente, com 100% de aproveitamento e com um emocionante adeus. A vitória por 2 a 0 sobre o Red Bull Bragantino deixou o treinador nas nuvens.

“Você usou a palavra que eu ia usar: o sentimento é de dever cumprido. Me deram uma missão, eu cheguei e, graças a Deus, cumpri. Cumpri bem junto com todos, não cumpri sozinho. Saio daqui hoje feliz da vida, com dever cumprido, um ótimo trabalho dos atletas também. Isso me traz paz e tranquilidade para dar sequência na minha carreira”, definiu.

Em sua análise do jogo, Caçapa elogiou a eficiência de sua equipe, que abriu 13 pontos do vice-líder Flamengo e aumentou a distância na ponta do Campeonato Brasileiro. O técnico era só sorrisos.

Ainda que tenha admitido a superioridade do adversário — o Red Bull Bragantino teve mais posse de bola e chances de gol –, Cláudio Caçapa viu um Botafogo “letal” no Nilton Santos.

“Já sabíamos que o Bragantino era uma equipe qualificada e rápida. Um time que gosta da bola. Hoje eles mostraram que são uma grande equipe, estão muito bem no campeonato. Nós não conseguíamos ficar com a bola, talvez pela pressão que eles faziam. Hoje eles foram melhores no jogo, no volume, mas nós fomos eficientes. Nós não tivemos muitas chances, mas as chances que nós tivemos nós colocamos no fundo da rede”, disse o treinador.

Caçapa recebe elogios e passa bastão a Bruno Lage

Em quatro jogos, Caçapa conseguiu quatro vitórias e recebeu elogios do diretor-executivo André Mazzuco em sua última entrevista coletiva.

“Mais uma vez, Cláudio, um agradecimento muito forte nosso, do John, de todos que puderam desfrutar da tua passagem. No final do ano você vem nos visitar de novo aqui. Obrigado!”, afirmou o dirigente.

Ao passar o bastão para o português Bruno Lage, que tem sua inscrição “quase finalizada”, Caçapa manteve os pés no chão com a euforia do Botafogo.

De todo jeito, admitiu que a campanha histórica para iniciar o brasileiro é o melhor caminho para conquistar o tão sonhado título brasileiro.

“O que eu falei para o Bruno é que, quando cheguei, o grupo me abraçou. Uma das coisas que eu pedi ao grupo foi que fizessem com ele a mesma coisa que fizeram comigo. Por enquanto não ganhamos nada, ainda está muito longe para cravar que o Botafogo vai ser campeão, mesmo que eu acredite muito. É degrau por degrau, passo a passo, muito trabalho. O Bruno é muito inteligente, nem precisei falar muito, ele sabe o que precisa colocar. Alguns pontos precisam ser melhorados, com certeza. E ele vai fazer. O mais simples vai ser o melhor para ele e para o grupo”, sintetizou.

O Botafogo é líder do Campeonato Brasileiro com 39 pontos dos 45 possíveis em 15 rodadas. O Alvinegro dorme com 13 pontos de distância para o vice-líder Flamengo, que neste domingo enfrenta o Fluminense, às 16h (de Brasília) no Maracanã.

Próximos jogos do Botafogo

  • Botafogo x Patronato – Copa Sul-Americana – 19/07 (quarta-feira) – 19h (de Brasília)
  • Santos x Botafogo – Brasileirão – 23/07 (domingo) – 16h (de Brasília)
  • Botafogo x Coritiba – 30/07 (domingo) – 16h (de Brasília)

Botafogo no Brasileirão 2023

  • 1ª colocação após 15 jogos disputados
  • Impressionantes 85% de aproveitamento até o momento
  • 39 pontos conquistados com 13 vitórias e apenas 2 derrotas
Foto de Caio Blois

Caio BloisSetorista

Jornalista pela UFRJ, pós-graduado em Comunicação pela Universidad de Navarra-ESP e mestre em Gestão do Desporto pela Universidade de Lisboa-POR. Antes da Trivela, passou por O Globo, UOL, O Estado de S. Paulo, GE, ESPN Brasil e TNT Sports.
Botão Voltar ao topo