A CBF fez o mínimo que se espera de um organizador de campeonato. A entidade reagendou os três jogos que seriam realizados no dia 30 de janeiro para o dia seguinte, 31. A ideia é dar atenção total à final da Libertadores, no dia 30. Há a possibilidade de ter um clube brasileiro na disputa. É possível até que os dois finalistas sejam brasileiros, já que Palmeiras e Santos estão nas semifinais.

VEJA TAMBÉM: Programação de TV, com todos os jogos da semana

Três partidas do Campeonato Brasileiro aconteceriam no sábado, dia 30: x , no Mineirão; Ceará x Athletico Paranaense, no Castelão; e Internacional x Red Bull Bragantino, no Beira-Rio. Os três serão realizados no domingo, ainda com horários a serem definidos.

O comunicado da informa que a iniciativa de mudar as datas do jogo foi da própria entidade e “tem por objetivo reforçar o protagonismo da final única da principal competição continental da América do Sul, que pela primeira vez será realizada no Brasil e é considerada uma grande conquista da entidade, do Governo do Estado do Rio de Janeiro e do futebol brasileiro”. Isso já explica muito.

A CBF nunca se importou em mudar datas em função da Libertadores. Pouco se preocupa em mudar jogos para o sábado, por exemplo, para dar um dia a mais de descanso aos times que jogam no meio de semana. Não jogar no dia da final, então, não é nem de longe algo que a entidade se preocupou. No dia da final da Libertadores 2019, com o Flamengo em campo contra o River Plate, o entrou em campo contra o Cruzeiro naquela noite, às 21h.

Esperamos que isso seja uma mudança estrutural, já que a Conmebol não exige que não haja jogos de suas federações no dia da final da Libertadores. A Uefa faz isso, até para valorizar o seu torneio. A CBF deveria mesmo valorizar a final e não ter jogos no dia da decisão. O fato do jogo ser no Brasil certamente foi decisivo para esta atitude da CBF, mas esperamos que vá além disso e continue assim nos próximos anos, mesmo se não houver nenhum clube brasileiro na disputa.

Previsão de mudança no calendário caso brasileiro vença a Libertadores

A CBF também anunciou uma previsão de mudança no calendário caso Santos ou Palmeiras vençam a Libertadores. Se isso acontecer, o clube vencedor terá que disputar o Mundial de Clubes, de 7 a 11 de fevereiro. Como a Copa do Brasil está prevista para acontecer nos dias 3 e 10 de fevereiro, a disputa da final ficaria afetada. Para contemplar todos os cenários possíveis, a CBF divulgou quatro hipóteses.

A1: Palmeiras avança à final da Libertadores

  • As partidas finais da Copa do Brasil passam de 3 e 10 de fevereiro para 11 e 17 de fevereiro;
  • A partida do Palmeiras na Rodada 33 do Campeonato Brasileiro da Série A será remanejada para 2 de fevereiro;
  • Três rodadas do Campeonato Brasileiro da Série A sofrerão adequação de datas no calendário: a rodada 34 sairá da data-base 7 de fevereiro para a data-base 3 de fevereiro. A rodada 35 sairá da data-base 13 de fevereiro para a data-base 7 de fevereiro e a rodada 36 da data-base 17 de fevereiro para a data-base 13 de fevereiro.

A2: Palmeiras é campeão da Libertadores

  • A Copa do Brasil será alterada de 11 e 17 de fevereiro para 28 de fevereiro e 7 de março;
  • A sequência de jogos do clube no Campeonato Brasileiro será ajustada;
  • O clube atuará uma única vez em intervalo inferior a 66 horas, após o retorno do Mundial de Clubes da FIFA 2020;
  • Rodada final da Série A será realizada de forma simultânea em 25 de fevereiro, quinta-feira.

B1: Santos vai à final da Libertadores

Sendo o único clube brasileiro classificado para a final

  • Sua partida da Rodada 33 do Campeonato Brasileiro da Série A será remanejada para 2 de fevereiro;
  • As datas das finais da Copa do Brasil serão mantidas em 3 e 10 de fevereiro;
  • O calendário de rodadas do Campeonato Brasileiro da Série A não será alterado.

Sendo finalista juntamente com o Palmeiras

  • Sua partida da Rodada 33 do Campeonato Brasileiro da Série A será remanejada para 17 de fevereiro;
  • Todos os ajustes previstos na Hipótese A1 serão realizados.

B2: Santos campeão da Libertadores

  • Sequência de jogos do clube no Campeonato Brasileiro da Série A será ajustada;
  • O clube atuará uma única vez em intervalo inferior a 66 horas, após o retorno do Mundial de Clubes da FIFA 2020;
  • Rodada final da Série A será realizada de forma simultânea em 25 de fevereiro, quinta-feira.

Preparem-se para o caos da reta final da temporada 2020 em 2021 no Brasil. Apertem os cintos, porque a jornada vai ser turbulenta.