CBF divulga áudio do VAR de Corinthians x Santos; veja por que Daronco foi chamado
Conversa entre Wagner Reway (VAR) e Anderson Daronco (árbitro de campo) mostra como foi marcado a penalidade contra o Corinthians, que deu o empate ao rival Santos
Após muitas reclamações de jogadores e dirigentes do Corinthians, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta segunda-feira (30) o aguardado áudio do árbitro de vídeo do lance que resultou em um pênalti a favor do Santos no clássico paulista, disputado ontem na Neo Química Arena. Na jogada, aos 48 minutos do segundo tempo, o atacante Yeferson Soteldo, do Peixe, deu um toque na bola em direção à linha de fundo e tropeçou no pé do zagueiro Bruno Méndez, o que foi entendido pelo árbitro de vídeo do jogo, Wagner Reway, como um motivo para convocar o juiz Anderson Daronco para beira do campo.
Ainda antes da análise, Daronco afirmou para Reway que não viu se houve toque no pé do atacante venezuelano e que gostaria de ser chamado se houvesse um pisão. Na sequência, o árbitro de vídeo revisou o lance e justificou que a pisada de Méndez no gramado “interrompeu a passada” do jogador do Santos.
– O jogador [Bruno Méndez] interrompe a passada dele [Soteldo] ali, bota o pé onde ele ia passar. Pênalti. Daronco, te recomendo revisão de possível penal, ok? O jogador põe o pé exatamente na passada do atleta do Santos. Recomendo revisão para possível penal – disse Wagner Reway.
Na cabine, Daronco revê o lance e entende que Soteldo foi calçado pelo defensor do Corinthians. “Exatamente. Ele põe o pé na passada do jogador e calça a passada dele”, ratifica o Reway. Na sequência, o árbitro do jogo anuncia a decisão final.
– O jogador número 25 [Méndez] calça [Soteldo] na passada. A decisão é tiro penal sem cartão amarelo – finalizou Daronco.
Reveja o lance com o áudio da conversa entre os árbitros de campo e vídeo.
A CBF divulgou o audio do VAR no lance do pênalti dado pro Santos nos acrescimos contra o Corinthians pic.twitter.com/JPsU6h5Y24
— Diário de Torcedor (@DiarioGols) October 30, 2023
A penalidade terminou convertida por Stiven Mendoza, igualando o clássico pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro minutos antes do término do jogo.
O resultado manteve a dupla paulista envolvida na luta pelo rebaixamento. Agora, o Peixe soma 34 pontos e está na 16ª colocação, a primeira antes do Z4, onde tem o Goiás com 32 e o Vasco 31. O Corinthians, que entende ter sido prejudicado, tem 37 de pontuação e está no 14º lugar.
As reações dos jogadores e dos dirigentes corintianos, além do técnico Mano Menezes, após o clássico, mostram um pouco dessa revolta. Inclusive, Fábio Santos e Renato Augusto revelaram um pedido de desculpas de Soteldo a Daronco, como se o atleta santista tivesse com receio de ser advertido com cartão amarelo por uma suposta simulação.
— O Soteldo pede desculpas na hora para não tomar cartão amarelo, o Daronco escuta isso, o VAR chama e eu nem sei o porquê, o lance passa no telão, 40 mil pessoas veem que não foi nada, ele vai e marca. Mesmo com toda personalidade que ele acha que tem, ele foi lá e marcou um pênalti que todo mundo viu que não foi – disse Fábio Santos, confirmado pelo colega de time:
— O Soteldo já levantou pedindo desculpas, ele nem pediu o pênalti, a preocupação dele era não tomar o cartão amarelo. Nesse momento do campeonato, um erro desse custa caro – desabafou Renato Augusto.
Após as críticas do elenco do Corinthians, do presidente Duilio Monteiro Alves e do gerente de futebol Alessandro Nunes, Daronco deu uma rápida declaração à imprensa presente na Neo Química Arena.
— Se eu errei, pedirei desculpas e serei punido, é isso — disse o juiz rapidamente.