CBF afasta árbitros do VAR após polêmicas em Flamengo x Juventude e Vitória x Fluminense
A CBF retirou Diego Pombo Lopez e Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral, que fariam jogos da Série B na segunda-feira (28)
Após as decisões polêmicas em Flamengo x Juventude e Vitória x Fluminense no Campeonato Brasileiro, a CBF decidiu afastar os árbitros responsáveis pelo VAR das duas partidas que eles estariam presentes na Série B.
O comunicado foi divulgado pela entidade neste domingo (27), anunciando que os árbitros Diego Pombo Lopez e Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral foram substituídos de dois jogos desta segunda-feira (28) por estarem em “avaliação de desempenho técnico”.
Pombo Lopez, que foi o árbitro de vídeo de Flamengo x Juventude, estava escalado para atuar no VAR de América-MG x Sport, que será realizado no Estádio Independência, pela 34ª rodada da Série B. Ele foi substituído por Philip Georg Bennett.
Já Guarizo, que era o responsável pelo VAR de Vitória x Fluminense, seria árbitro de vídeo em Ituano x Santos, no Estádio Novelli Júnior, pela mesma rodada do campeonato. Contudo, ele foi trocado por Adriano de Assis Miranda.
A Comissão de Arbitragem da CBF decidiu retirar a dupla da próxima rodada da Série B para observar possíveis erros cometidos na 31ª rodada do Brasileirão Série A, já que Juventude e Fluminense ficaram na bronca com a arbitragem.
Por que CBF afastou VAR de Flamengo x Juventude?
A CBF afastou o VAR de Flamengo x Juventude após dois lances polêmicos: um pênalti marcado a favor do Rubro-Negro, e a expulsão de Nenê, do Ju. Vale lembrar que os cariocas venceram os gaúchos por 4 a 2 no último sábado (26), no Maracanã.
Tudo começou aos 2 minutos da etapa final, quando a partida estava empatada por 1 a 1. Nesse momento, Gerson trombou com Mandaca dentro da grande área. O árbitro de campo, Braulio da Silva Machado, marcou a penalidade máxima.
Gabigol foi para a cobrança e colocou o Flamengo em vantagem, mas o Juventude não entendeu que o lance que originou o gol foi falta. Já aos 27 minutos do 2º tempo, Nenê saiu do banco de reservas.
Na ocasião, o Rubro-Negro tinha o resultado parcial sobre o Ju por 3 a 2. O problema é que, depois de apenas três minutos em campo, o jogador de 43 anos recebeu dois cartões amarelos de Braulio e, consequentemente, foi expulso.
Em ambos os lances polêmicos, o VAR não recomendou a revisão.
Polêmica em Vitória x Fluminense
Já em Vitória x Fluminense, a polêmica de arbitragem ficou marcada por um pênalti duvidoso a favor do Leão da Barra. Na jogada, o árbitro de campo, Flavio Rodrigues de Souza, também não foi acionado pelo árbitro de vídeo, o que motivou o afastamento do VAR pela CBF.
O lance aconteceu nos minutos finais da partida, quando o placar momentâneo era de 1 a 1. Lima se envolveu em uma dividida com Matheuzinho dentro da área, porém, a arbitragem entendeu que a ação do jogador do Tricolor das Laranjeiras era pênalti.
Alerrandro pegou a bola e não desperdiçou, o que garantiu o triunfo do Vitória por 2 a 1 sobre o Fluminense. Como esperado, os cariocas reclamaram publicamente da arbitragem, principalmente a inércia do VAR.