Campeonato Brasileiro

Campeonato Brasileiro deve ter fonte padronizada pela primeira vez

Ceará e Atlético Goianiense já utilizaram na primeira rodada; clubes terão até a quarta rodada para se adaptarem e usarem a nova padronização

O Campeonato Brasileiro tem uma novidade para 2021: passará a ter uma fonte padronizada. A informação já tinha sido divulgado pelo perfil oficial do Ceará, que divulgou seu novo uniforme já com a numeração usando o padrão. Os clubes têm até a quarta rodada para adaptarem seus uniformes.

VEJA TAMBÉM:
O Guia Trivela da Série A do Brasileirão 2021 – por quem acompanha de perto os 20 clubes
Um mapa interativo com todos os 158 clubes que já passaram pela elite do Brasileirão
Pesquisa da UFPB mostra que 48% dos jogadores foram infectados com a COVID-19 no Brasileirão 2020

As principais ligas da Europa usam fontes padronizadas. A Premier League, na Inglaterra, a Serie A, na Itália, La Liga, na Espanha, Ligue 1, na França. Das cinco grandes ligas, apenas a Bundesliga não tem uma padronização nas fontes utilizadas. Em todos esses países, os clubes utilizam uma mesma fonte, com regulamentações sobre o tamanho e sua aplicação. Ainda não se sabe quais as regulamentações do Campeonato Brasileiro.

Um torcedor questionou por que só o Ceará está usando a fonte padronizada e o clube respondeu que todos terão que se adequar até a quarta rodada. Além do Ceará, o Atlético Goianiense foi outro clube a já utilizar a nova fonte desde a primeira rodada.

O logo do Campeonato Brasileiro aparecerá na parte de baixo do número, ao lado do escudo do clube. A parte de cima é liberadas para patrocínio, como no caso do Ceará. O América Mineiro foi outro clube a divulgar seu novo uniforme já com a nova fonte padronizada do Brasileirão.

Camisa 2021 do América Mineiro, já com a fonte padronizada do Campeonato Brasileiro (Divulgação)

Assim como acontece na Europa, os clubes poderão utilizar as fontes próprias em outras competições, como as Copas e torneios sul-americanos. O uso da fonte padronizada é obrigatório apenas para jogos do Campeonato Brasileiro.

A fonte padrão do Campeonato Brasileiro foi aplicada em várias camisas por Jose Antonio Pereira (@j.p.antonio no Instagram) reproduziu a fonte e fez a sua aplicação em camisas do Campeonato Brasileiro, especificamente Fluminense, Flamengo, Atlético Mineiro, Santos e Palmeiras. Também disponibilizou a fonte criada, com um exemplo da sua aplicação.

A CBF ainda não informou nada oficialmente sobre isso, mas devemos ver essa mudança nas fontes de todos os clubes em breve.

A fonte padronizada do Campeonato Brasileiro aplicada
A fonte do Campeonato Brasileiro

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo