Brasileirão Série A

Botafogo encerrou período sem títulos do Brasileirão, mas outros gigantes seguem na fila

Glorioso não vencia o Campeonato Brasileiro desde 1995 e encerra 2024 com duas conquistas importantes

É tempo de Botafogo em 2024. Definitivamente, este ano é um dos mais emblemáticos da história do Glorioso, que além do Campeonato Brasileiro, venceu a Libertadores de forma inédita. 

O título nacional conquistado neste domingo encerrou um jejum de 29 anos. A última conquista do alvinegro na elite do futebol nacional havia acontecido em 1995, em final contra o Santos.

Com isso, o Botafogo volta ao final da fila dos clubes com maior tempo sem vencer o título mais importante do futebol brasileiro.

Confira abaixo os cinco clubes que estão há mais tempo sem chegar ao mais alto posto do cenário nacional.

Clubes com mais tempo sem títulos do Brasileirão

Guarani – 46 anos de jejum

O detentor do maior jejum em âmbito nacional segue sendo o Guarani de Campinas, único clube do interior do Brasil a vencer o Brasileirão. 

O Bugre conquistou o título em 1978. De lá para cá, más administrações colocaram o time campineiro em uma condição complicada. Em 2025, o time disputará a Série C do Campeonato Brasileiro.

Guarani é o clube que está há mais tempo sem vencer o Brasileirão
Guarani é o clube que está há mais tempo sem vencer o Brasileirão. Foto: Guarani/Reprodução

Internacional – 45 anos de jejum

O Inter de Porto Alegre é um dos grandes clubes do cenário nacional que está há um bom tempo sem vencer o Campeonato Brasileiro.

A última conquista do Colorado aconteceu em 1979, em edição que contou com 94 clubes, sendo uma das maiores de todos os tempos. Naquele ano, o Internacional superou o Vasco da Gama após duas vitórias, sendo 2 a 0 na ida e 2 a 1 no jogo de volta.

Internacional é o segundo clube com maior tempo de jejum sem títulos do Brasileirão
Internacional é o segundo clube com maior tempo de jejum sem títulos do Brasileirão. Reprodução/Internacional

Coritiba – 39 anos de jejum

O Coxa Branca chegou a 39 anos de jejum após vencer o título brasileiro de 1985 e nunca mais conseguir tal feito. Há 39 anos, o time paranaense fez uma das finais mais alternativas do Brasileirão, ao enfrentar o Bangu na grande final.

Após empate por 1 a 1 no tempo normal na decisão disputada no Maracanã, o Coritiba venceu os cariocas por 6 a 5 na disputa por pênaltis.

Coritiba venceu o Bangu em uma das finais mais alternativas da história do Campeonato Brasileiro
Coritiba venceu o Bangu em uma das finais mais alternativas da história do Campeonato Brasileiro. Foto: Reprodução

Sport – 37 anos de jejum

Em 87, o Brasil foi do Sport. O time pernambucano bateu o Guarani na decisão do Brasileirão daquele ano, se consagrando pela primeira e única vez o campeão absoluto daquele ano.

Após anos de polêmicas e muitas contradições envolvendo o Flamengo, campeão da Copa União daquele mesmo ano, o STF determinou o Leão da Ilha como único campeão brasileiro de 1987.

Bahia – 36 anos de jejum

A geração de ouro do Esquadrão, liderada pelo icônico Bobô, jamais será esquecida por conta do título Brasileiro de 1988.

A aquisição do Grupo City é um alento para o torcedor atual do Bahia, que aguarda um dia ver a equipe no mais alto posto do cenário nacional novamente.

Foto de Lucas de Souza

Lucas de SouzaRedator

Lucas de Souza é jornalista formado pela Universidade São Judas em São Paulo. Possui especialização em Marketing Digital pela Digital House, e passagens pelos sites Futebol na Veia e Futebol Interior.
Botão Voltar ao topo