Elenco estrelado e Filipe Luís fazem do Flamengo o grande favorito ao título do Brasileirão
Campeão carioca e da Supercopa, Rubro-Negro define torneio de pontos corridos como prioridade em 2025

Atual campeão da Copa do Brasil, o Flamengo já definiu sua prioridade para a temporada 2025: faturar o título do Campeonato Brasileiro. Com oito conquistas do torneio de pontos corridos na bagagem, o Rubro-Negro não ergue o troféu mais importante do futebol nacional desde 2020.
Invicto há 24 jogos sob o comando de Filipe Luís, o clube da Gávea é merecidamente apontado como o grande favorito ao título brasileiro. Só nesse ano, já conquistou a Supercopa Rei e o Campeonato Carioca, contra Botafogo e Fluminense, respectivamente.
Por que o Flamengo pode ir bem no Brasileirão?

O que já era ótimo, ficou melhor ainda: assim podemos definir o elenco do Flamengo para a temporada 2025. É bem verdade que as saídas de Gabigol e Fabrício Bruno tem certo peso, mas as chegadas de Juninho e Danilo não só mantiveram a qualidade, bem como deixaram o plantel com a “cara” de Filipe Luís.
Na figura do diretor de futebol José Boto, o Flamengo atacou o mercado de maneira pontual, baseando-se no estilo de jogo e nas preferências do jovem treinador. O resultado foi o melhor possível. A equipe rubro-negra atropelou seus adversários neste começo de ano e mostrou por que é tão temida no cenário nacional.
Bem servido em todos os setores do campo, com ao menos dois jogadores por posição, o Flamengo inicia o Brasileirão com a melhor expectativa possível. A qualidade do trabalho de Filipe Luís, aliada à fome e prioridade da diretoria em voltar a vencer o título brasileiro, reforça o status de favorito do clube na competição.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Por que o Flamengo pode ir mal no Brasileirão?
O calcanhar de aquiles do Flamengo está dentro do próprio Flamengo. Apesar de ter passado por uma reformulação geral com a troca de gestão (BAP assumiu a presidência), o departamento médico rubro-negro segue sendo a grande preocupação do torcedor.
Em 2024, foram incríveis 30 lesões registradas. Número alarmante que, ao que tudo indica, não será muito diferente esse ano. Só nesses três primeiros meses de 2025, Bruno Henrique, Michael, Everton Cebolinha, Juninho, Danilo e Alex Sandro já frequentaram o DM rubro-negro.
Diante de um calendário abarrotado, com quatro competições e diversos jogadores convocados para suas respectivas seleções, manter a saúde física dos atletas em dia será o principal desafio do Flamengo no Brasileirão. Caso as contusões continuem acontecendo de maneira recorrente, o time de Filipe Luís pode acusar o golpe em campo.
Como o Flamengo começou 2025?
O 2025 do Flamengo não poderia ter começado melhor. A partir do momento que o elenco profissional entrou em ação, o Rubro-Negro só deu alegrias para seu torcedor.
Foi assim em Belém do Pará, onde o Rubro-Negro não tomou conhecimento do Botafogo e conquistou o título da Supercopa Rei. Autor de dois gols, Bruno Henrique fez valer a fama de “rei dos clássicos” e ajudou o time da Gávea a derrotar o atual campeão brasileiro e da Libertadores por 3 a 1.
O roteiro no Campeonato Carioca seguiu a mesma linha, com atropelo para cima dos outros rivais locais. A equipe de Filipe Luís se impôs diante de Vasco (semifinal) e Fluminense (final), e buscou o 39º troféu estadual para a Gávea.
Como joga o Flamengo?

Com um time coeso e extremamente técnico, o Flamengo de Filipe Luís se caracteriza pela saída de bola bem trabalhada, capaz de gerar vantagens e situações de gol a partir da defesa. Léo Ortiz e Léo Pereira, os chamados “zagueiros construtores”, se destacam pelos passes verticais e visão de jogo apurada.
A linha defensiva flamenguista joga sempre o mais adiante possível, e a equipe gosta de ter o comando das ações. Pulgar e De la Cruz são os “motores”, fundamentais para a engrenagem rubro-negra funcionar. Enquanto Gerson e Arrascaeta dão refino ao ataque.
Na lateral-direita, Wesley entrega explosão e dinamismo nos dois lados do campo. Alex Sandro, por sua vez, costuma ser mais comedido nas subidas, mas é uma verdadeira fortaleza defensiva.
As opções ofensivas são muitas. E independente das escolhas, Filipe estará bem servido: Plata, Bruno Henrique, Luiz Araújo, Michael, Cebolinha, Juninho. Isso sem falar de Pedro, que está em processo final de recuperação de grave lesão no joelho.
Como está o trabalho do técnico Filipe Luís?

Antes técnico do sub-17 e sub-20, Filipe Luís assumiu o time profissional do Flamengo em setembro de 2024. E desde então, o ex-lateral tem feito história no comando do Rubro-Negro.
Em cinco meses como treinador profissional, Filipe já conquistou três títulos e detém a incrível marca de ter mais troféus que derrotas à frente do clube da Gávea. O único revés foi para o Fluminense, em outubro do ano passado.
Campeão da Copa do Brasil, Supercopa Rei e Campeonato Carioca, o jovem técnico está há 24 jogos invicto e pode superar o recorde de seu ex-treinador, Jorge Jesus, que pelo Flamengo ficou 29 partidas sem perder em 2019.
Jogo do Flamengo: veja onde assistir
Integrante da Libra, o Flamengo terá seus jogos do Campeonato Brasileiro 2025 transmitidos pelo Grupo Globo, em TV aberta, TV fechada, streaming e Pay-per-view.
Os cinco primeiros jogos do Flamengo no Brasileirão
- Flamengo x Internacional — 29/03, sábado, às 21h (horário de Brasília) — Maracanã
- Vitória x Flamengo — a definir — Barradão
- Grêmio x Flamengo — a definir — Arena do Grêmio
- Flamengo x Juventude — a definir — Maracanã
- Vasco x Flamengo — a definir