Reformulado, Atlético-MG inicia Brasileirão 2025 pronto para sonhar alto
Com a volta de Cuca, o Galo reformulou seu elenco e provou neste início de ano que está pronto para a temporada

O Atlético-MG tem motivos para sonhar alto no Brasileirão 2025. Com a volta de Cuca, técnico mais vencedor da história do clube, o Galo reformulou seu elenco e provou neste início de ano que está pronto para a temporada.
Por que o Atlético pode ir bem no Brasileirão?
As ações do Atlético no mercado corrigiram a falta de fisicalidade da equipe, que pesou para o time ser uma decepção na edição passada do Campeonato Brasileiro, terminando a última rodada lutando contra o rebaixamento.
Na lateral-direita, Natanael, de 23 anos, tomou conta da posição que era de Mariano, de 38. No meio de campo, saiu Matías Zaracho, que convivia com lesões, e chegou Gabriel Menino, que também fez um grande primeiro trimestre.
No ataque, Rony e Tomás Cuello se mostraram bastante efetivos para o time de Cuca, marcando gols e sendo cruciais para as vitórias da equipe, enquanto Paulinho, que se transferiu para o Palmeiras, também convivia com lesões.

Além das trocas, a permanência da base do time que chegou às finais de Copa do Brasil e Libertadores no ano passado trazem solidez à equipe. Everson, Lyanco, Júnior Alonso, Guilherme Arana, Alan Franco, Gustavo Scarpa e Hulk continuam sendo peças fundamentais no Atlético.
E ainda há mais opções para o banco de reservas em relação ao ano passado. Na zaga, Iván Román e Vitor Hugo se juntam a Rômulo e Igor Rabello como boas reposições.
Caio Paulista se mostrou uma peça versátil, podendo substituir Arana na lateral-esquerda (antes não havia substituto) e atuar também na ponta-esquerda.
João Marcelo e Júnior Santos também chegaram este ano para serem opções de ataque num time que utilizará muitas jogadas de velocidade, principalmente em contra-ataques.
Vale destacar que o Atlético tem uma das defesas menos vazadas do país no ano. Foram apenas três gols sofridos em 13 jogos oficiais, além de nove partidas sem sofrer gol.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Por que o Atlético pode ir mal no Brasileirão?
Apesar do elenco oferecer boas opções em alguns setores, ainda existe a cobrança pela parte de Cuca para que o Atlético vá atrás de mais reforços. Mesmo após conquistar o título mineiro, o técnico questionou a diretoria durante entrevista antes mesmo de seus jogadores levantarem a taça.
— A gente tem um ótimo time, mas a gente tem que ter um ótimo elenco. E precisamos desses acertos finais, que a gente caminhe junto no mesmo pensamento para a gente fortalecer um pouco mais o nosso elenco e poder ter disputa de igual para igual com os grandes para buscar títulos grandes — disse o técnico na oportunidade.
Não ter um bom elenco foi um dos grandes problemas de Gabriel Milito em 2024. O Galo foi finalista de Libertadores e Copa do Brasil, mas sofreu até o fim no Brasileirão justamente porque pecou bastante nas partidas em que os titulares eram poupados visando confrontos importantes no mata-mata. Vários dos pontos conquistados durante esse período vieram apenas quando alguns dos principais nomes do elenco estavam em campo.
Como o Atlético começou 2025?
O Atlético iniciou o ano de forma conturbada. A demora para anunciar um treinador e um CEO de futebol atrasaram o clube no mercado de transferências. Mas as chegadas de Cuca e Paulo Bracks colocaram o Galo nos trilhos rumo ao hexacampeonato mineiro, além de duas vitórias tranquilas na Copa do Brasil.
Como joga o Atlético?

O “Cucabol” tem como raiz ideias simples e bem executadas. Verticalização do jogo no momento de dúvida do adversário, rompendo e infiltrando as costas da marcação.
Muitos treinadores preferem ser mais pacientes, trocar passes e circular o jogo. O Cuca é mais acelerado, gosta de terminar rápido as jogadas, verticalizando por dentro ou por fora, mas sempre com movimentos de rompimento e infiltração. Ele prefere que seu jogador ganhe vantagem pelo movimento: soltar o passe e avançar para receber na frente.
Boa parte das jogadas é questão de perfilamento corporal da defesa, leitura da situação e aproveitamento das oportunidades, o que gera a ocasião para bolas longas.
Geralmente, o Atlético de Cuca inicia as jogadas com passe curto, com mais jogadores no setor defensivo, convidando os adversários a subir para depois lançar e tentar aproveitar o espaço nas costas da defesa.
Jogo do Atlético-MG: veja onde assistir
Parte da Liga do Futebol Brasileiro (Libra), os jogos do Atlético como mandante serão transmitidos nos canais do Grupo Globo (Premiere, SporTV e TV aberta).
Os cinco primeiros jogos do Atlético no Brasileirão

- 29/03: Grêmio x Atlético às 18h30 (horário de Brasília), no Mineirão
- 05/04: Atlético x São Paulo na Arena MRV
- 12/04: Atlético x Vitória na Arena MRV
- 16/04: Santos x Atlético na Vila Belmiro
- 19/04: Atlético x Botafogo na Arena MRV