Brasileirão Série A

Botafogo ‘campeão’ do primeiro turno: como foi e o que diz o histórico

O Botafogo deu mais um passo importante na já histórica campanha no Campeonato Brasileiro. Neste domingo (30), o Glorioso venceu o Coritiba, no Nilton Santos, por 4 a 1 e garantiu o “título” do primeiro turno da competição. A vantagem na liderança é tanta que o time de Bruno Lage ficou com a conquista simbólica a duas rodadas do fim da primeira parte do Brasileirão. Nem mesmo o Grêmio, que ainda tem quatro partidas no primeiro turno, pode alcançar o Botafogo.

Com 43 pontos conquistados até aqui, o Botafogo tem 12 de vantagem sobre o Flamengo, atual vice-líder, e 14 sobre o Grêmio, que, até este domingo, era o único clube que poderia tirar o “título” do primeiro turno do time carioca.

Qual o retrospecto dos campeões do primeiro turno do Brasileiro?

O “título” do primeiro turno do Campeonato Brasileiro, obviamente, não vale taça nem nada do tipo. Mas a conquista é um bom sinal para o Botafogo. Afinal, desde que o Brasileirão é disputado no atual formato, a maioria do “campeões” do primeiro turno acabaram conquistando o título do Brasileirão.

Desde 2006, o Campeonato Brasileiro foi disputado 17 vezes no atual formato – com 20 clubes e por pontos corridos. Em 12 oportunidades, quem terminou o primeiro turno na liderança também foi campeão no fim da competição. Ou seja, apenas cinco vezes quem ficou com o título do primeiro turno perdeu a taça no fim.

Cofira os times que venceram o primeiro turno e perderam o título do Brasileiro

  • 2008 – Grêmio líder com 41 pontos (acabou em 2º) – São Paulo campeão
  • 2009 – Inter líder com 39 pontos (acabou em 2º) – Flamengo campeão
  • 2012 – Atlético-MG líder com 43 pontos (acabou em 2º) – Fluminense campeão
  • 2018 – São Paulo líder com 41 pontos (acabou em 5º) – Palmeiras campeão
  • 2020 – São Paulo líder com 37 pontos (acabou em 4º) – Flamengo campeão

Botafogo pode bater recorde histórico

Agora com o “título” do turno garantido, o Botafogo vai atrás de outra marca importante. Com 43 pontos e mais duas partidas para disputar nesta primeira parte da competição, o Glorioso ode chegar aos 49 e fazer o melhor primeiro turno da história do Campeonato Brasileiro neste formato. Atualmente, o Corinthians de 2017 tem esse recorde, com 47 pontos conquistados nos 19 primeiros jogos da competição.

Confira os melhores primeiros turnos do Campeonato Brasileiro

  • 1º) Corinthians (2017): 47 pontos
  • 2º) Atlético-MG (2012): 43 pontos
  • 3º) Cruzeiro (2014): 43 pontos
  • 4º) Atlético-MG (2021): 42 pontos
  • 5º) Flamengo (2019): 42 pontos

Como foi a campanha do Botafogo neste primeiro turno

Desde as primeiras rodadas, o Botafogo já mostrava que iria sobrar no Campeonato Brasileiro. O time, então comandado por Luís Castro, emendou cinco vitória nos cinco jogos que abriram a competição: São Paulo (casa), Bahia (fora), Flamengo (fora), Atlético-MG (casa) e Corinthians (casa).

O primeiro resultado negativo só aconteceu na sexta rodada. Em meio a uma maratona de jogos pelo Brasileiro, Sul-Americana e Copa do Brasil, o Botafogo perdeu para o Goiás, fora de casa, com um time misto. Naquela mesma semana, o Glorioso acabou perdendo para o Athletico-PR, também fora, mas pela Copa do Brasil e, depois, acabou eliminado pelo Furacão, nos pênaltis, em casa. Mas, no Brasileirão, o time logo se recuperou, vencendo Fluminense e América-MG em uma sequência como mandante.

Na nona rodada, o Botafogo voltou a perder para o Athletico-PR, na Arena da Baixada, em jogo polêmico. Naquela partida, o árbitro deixou de marcar um pênalti sobre Marlon Freitas.

No entanto, depois o Botafogo emendou a sua melhor sequência até aqui. Foram seis vitórias seguidas. Entre elas, duas vitória impactantes sobre Palmeiras e Grêmio, ambas fora de casa. O clube, inclusive, rapidamente superou a inesperada saída do técnico Luís Castro, que se transferiu para o Al Nassr, da Arábia Saudita. Claudio Caçapa, auxiliar técnico do Lyon, time de John Textor, comandou o time em três rodadas do Brasileiro e conquistou três vitórias. Na estreia de Bruno Lage na competição, o Glorioso ficou no 2 a 2 com o Santos. E, neste domingo, garantiu o “título” do primeiro turno com a goleada sobre o Coritiba.

 

Números do Botafogo no Campeonato Brasileiro

  • Jogos: 17
  • Vitórias: 14
  • Empates: 1
  • Derrotas: 2
  • Gols marcados: 32
  • Gols contra: 10
  • Jogos sem sofrer gols: 10
Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues é jornalista formado pela UFF e soma passagens como repórter e editor do Lance!, Esporte News Mundo e Jogada10.
Botão Voltar ao topo