Brasileirão Série A

Como o Botafogo encara a ‘prévia’ da final da Libertadores contra o Atlético-MG

A pouco mais de uma semana da final da Copa Libertadores, Botafogo e Atlético-MG se enfrentam pelo Campeonato Brasileiro

A pouco mais de uma semana da grande final da Copa Libertadores, o Botafogo enfrenta o Atlético-MG, rival na decisão continental, pelo Campeonato Brasileiro. Nesta quarta-feira (20), os clubes se enfrentam na Arena Independência, às 21h30 (horário de Brasília), pela 34ª rodada do Brasileirão.

Na luta pelo título do Campeonato Brasileiro, o Botafogo evitar tratar a partida contra o Atlético-MG como uma “prévia” da final da Copa Libertadores. O Glorioso tenta separar bem as duas competições no planejamento do clube.

O foco do clube, no momento, é manter ou aumentar a vantagem sobre Palmeiras e Fortaleza na disputa do título do Campeonato Brasileiro. Atualmente, o Botafogo tem quatro pontos a mais que o Verdão e cinco de vantagem sobre o Leão do Pici.

Por isso, o Botafogo também encara esta partida contra o Atlético-MG como uma decisão – mas sem relação direta com a final da Copa Libertadores. O fato dos dois times terem desfalques devido à Data Fifa também conta para este jogo ter menos influência na decisão continental.

Na sua última coletiva antes da pausa para a Data Fifa, o técnico Artur Jorge admitiu que gostaria de ir para a final da Copa Libertadores, no próximo dia 30 de novembro, já com o título do Campeonato Brasileiro assegurado. No entanto, reforçou que isso não é uma “prioridade” o clube. Antes da final, o Botafogo tem três jogos pelo Brasileiro, inclusive o confronto direto com o vice-líder Palmeiras.

  • Atlético-MG x Botafogo — quarta-feira, 20 de novembro de 2024, às 21h30 (horário de Brasília);
  • Botafogo x Vitória — sábado, 23 de novembro de 2024, às 19h30 (horário de Brasília);
  • Botafogo x Palmeiras — terça-feira, 26 de novembro de 2024, às 21h30 (horário de Brasília);

Botafogo quer força máxima contra o Atlético-MG

Esse foco no Campeonato Brasileiro fez o Botafogo preparar um esquema especial para ter força máxima – ou algo perto disso – no jogo contra o Atlético-MG. O clube quer contar com os jogadores que estavam defendendo as respectivas seleções na Data Fifa.

Bastos, que estava com a seleção da Angola, voltou mais cedo da Data Fifa por opção e já está com o elenco do Botafogo desde o começo da semana. Dos outros cinco convocados, três deve ficar à disposição do técnico Artur Jorge.

O atacante Luiz Henrique, que entrou durante o segundo tempo do empate do Brasil com o Uruguai, foi relacionado para a partida. Alex Telles, que não entrou em campo, será titular. Igor Jesus, que foi titular e atuou por 58 minutos, foi relacionado e deve iniciar no banco de reservas.

 

Thiago Almada, que não saiu do banco de reservas dos dois jogos da Argentina nesta Data Fifa, deve ser titular do Botafogo. Já Savarino, que foi titular da Venezuela na derrota para o Chile, na última terça-feira, também deve ficar fora dos onze iniciais. Gatito Fernández, titular do Paraguai e reserva no Botafogo, também fica fora.

Provável escalação do Botafogo

O Botafogo deve encarar o Atlético-MG com: John; Vitinho, Bastos, Alexander Barboza e Alex Telles; Gregore e Marlon Freitas; Júnior Santos (Luiz Henrique), Eduardo e Thiago Almada; Tiquinho Soares.

Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel RodriguesSetorista

Jornalista formado pela UFF e com passagens, como repórter e editor, pelo LANCE!, Esporte News Mundo e Jogada10. Já trabalhou na cobertura de duas finais de Libertadores in loco. Na Trivela, é setorista do Vasco e do Botafogo.
Botão Voltar ao topo