Brasileirão Série A

Botafogo passeia diante do Juventude e emplaca segunda vitória seguida no Brasileirão

Alvinegro faz dois gols relâmpagos, constrói goleada expressiva e ganha moral para 'decisão' contra o Universitario, pela Libertadores

O Botafogo emplacou sua segunda vitória no Campeonato Brasileiro. Na noite deste domingo (21), o Glorioso goleou o Juventude por 5 a 1, em jogo válido pela terceira rodada. Júnior Santos, Tiquinho Soares, Danilo Barbosa, Savarino (uma pintura) e Jacob marcaram os gols do triunfo alvinegro no Nilton Santos.

Com a vitória, o Botafogo foi a seis pontos e assumiu a terceira colocação do campeonato. A equipe comandada por Artur Jorge agora vira a chave e foca as atenções na Copa Libertadores. Nesta quarta-feira (24), a partir das 19h (horário de Brasília), o Alvinegro carioca enfrenta o Universitario, também no Nilton Santos. 

Pressão absurda e dois gols relâmpagos: Botafogo liquida fatura em menos de 10 minutos

O Botafogo não abriu mão da posse de bola no Nilton Santos. A equipe carioca ditou o ritmo da partida desde o pontapé inicial e visou explorar a velocidade de Junior Santos (direita) e Jeffinho (esquerda). Mas foi através do jogo aéreo que os donos da casa abriram o placar. Logo aos três minutos, após cobrança de escanteio de Savarino, a bola sobrou para Júnior Santos que, dentro da pequena área, não perdoou.

Envolvente e avassalador, o Botafogo colocava o Juventude na roda. O time gaúcho não conseguia trocar três passes e mal passava do meio-campo. Com 7′ no relógio, Danilo Barbosa invadiu a área e foi derrubado por Lucas Freitas. Pênalti. A torcida alvinegra gritou o nome de Tiquinho Soares, que atendeu o pedido da massa. O camisa 9 deslocou o goleiro Gabriel na cobrança e aumentou a contagem: 2 a 0 fora o baile.

Indignado na área técnica, Roger Machado, treinador do Juventude, não acreditava no que via. Apesar do começo forte do Botafogo, o Jaconero entrou desligado em campo e não competiu. Pelo contrário. Cedeu espaços, acumulou erros técnicos, falhou feio na defesa e foi merecidamente punido duas vezes.

Mesmo após marcar o segundo gol, o Botafogo não baixou a intensidade. A equipe alvinegra manteve as linhas altas e seguiu agredindo o Juventude que, por sua vez, melhorou a postura defensiva. A ideia de Roger Machado era manter seu time vivo para o 2º tempo. Não conseguiu. Aos 37′, o zagueiro Lucas Freitas deu entrada forte em Hugo e recebeu o segundo cartão amarelo — consequentemente o vermelho. Como se não bastasse o placar adverso, o Jaconero jogaria mais de 45 minutos com 10 em campo. Melhor para o Glorioso, que vivia noite inspirada.

Danilo Barbosa, Savarino e Jacob fecham goleada do Botafogo

A vantagem construída pelo Botafogo e a expulsão de Lucas Freitas no 1º tempo condicionaram o jogo na etapa complementar. Dito isso, a configuração da partida nos 45′ finais foi a que todos imaginavam: Glorioso soberano e protagonista em campo e Juventude resguardado na defesa. Não demorou muito, e o terceiro gol alvinegro saiu. Em linda triangulação, Damián Suárez cruzou rasteiro na direção de Savarino, que serviu Júnior Santos. O atacante limpou a marcação de Rodrigo Sam e rolou para Danilo Barbosa. Na pequena área, o volante só teve o trabalho de escorar e balançar as redes.

Aos 15′, uma pintura no Nilton Santos. Savarino cobrou falta com perfeição, deixou Gabriel plantado sobre a linha e fez o quarto do Botafogo. E cabia mais… Jacob, que entrou no lugar de Júnior Santos, acertou belo chute cruzado e encerrou com chave de ouro o recital alvinegro. Atuação irretocável do Glorioso, a melhor desde que Artur Jorge assumiu.

Antes do apito final, deu tempo do Juventude descontar. Em cobrança de escanteio, Danilo Boza testou consciente e marcou o gol de honra do time gaúcho. Nada que de atrapalhasse a festa alvinegra. Vitória expressiva e importante para a sequência do Botafogo.

Estatísticas de Botafogo 5 x 1 Juventude – Campeonato Brasileiro 2024

  • Posse de bola: 55% x 45%
  • Faltas: 21 x 10
  • Finalizações: 13 x 11
  • Finalizações no gol: 6 x 1

Próximos jogos do Botafogo

  • Botafogo x Universitario – Copa Libertadores – 24/04
  • Flamengo x Botafogo – Campeonato Brasileiro – 28/04
  • Botafogo x Vitória – Copa do Brasil – 01/05
Foto de Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Apaixonado por futebol, uniu o amor pelo esporte mais popular do mundo ao jornalismo. Carioca da gema e grande entusiasta da Premier League, cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na música, vai de Post Malone a Armandinho. Eclético assim como na área técnica. Afinal, Guardiola e Mourinho são suas referências.
Botão Voltar ao topo