Brasileirão Série A

Botafogo: Após vitória, Lúcio Flávio exalta elenco e se vê preparado para ser técnico

Conhecido pelo bom relacionamento com o elenco, o técnico interino Lúcio Flávio reforçou o foco do Botafogo

Após muita turbulência, o Botafogo terá uns dias de paz após a boa vitória sobre o rival Fluminense por 2 x 0 neste domingo (8). Eram quatro rodadas sem vitória (três derrotas e um empate), além da demissão do técnico português Bruno Lage. Com o triunfo, o novo (e por enquanto interino) treinador Lúcio Flávio exaltou o elenco botafoguense na entrevista coletiva, mostrando o ótimo relacionamento que possui com o grupo junto de seu auxiliar Joel Carli.

– Os jogadores sempre trabalharam dentro do melhor nível possível, independentemente de quem estivesse dirigindo. Grupo muito focado, maduro e ciente daquilo que eles querem, principalmente em relação a essa competição. […] O grupo nunca deixou de acreditar no que levou eles a serem os líderes desde o início do Brasileiro. Só tenho a parabenizar o elenco. – exaltou, em questão sobre a troca no comando da equipe.

Lúcio teve apenas cinco dias para treinar o time e fazer os últimos ajustes para o Clássico Vovô, contra apenas o finalista da Libertadores. Para incentivar o grupo no momento complicado que estavam passando, o técnico tentou resgatar a confiança no potencial de cada um.

– O que eu coloquei especialmente no primeiro dia dessa semana foi que tudo o que aconteceu até agora teve muito do trabalho deles [jogadores]. Era fazer com que eles acreditassem no potencial que cada um tem. Se eles estão hoje aqui no Botafogo, é porque foram escolhidos e todos com a possibilidade de jogar. – explicou, emendando na mesma fala a importância de ter Joel Carli na comissão:

– […] O Carli estava até alguns meses atrás ali do lado deles, conhece muito bem o vestiário. E é um cara que tem sido muito importante de ir fazer a abordagem com os jogadores e levantar a confiança e o astral de cada um para que os jogadores possam quando forem designados para jogar mostrar o melhor deles naquilo que ainda vamos enfrentar – finalizou o treinador.

Lúcio Flávio se vê preparado para ser técnico

Oficialmente, Lúcio é o interino no Botafogo, mas há expectativas que se manter as vitórias e o caminho do Glorioso ao título do Campeonato Brasileiro, poderá permanecer no cargo. Membro fixo da comissão técnica desde 2020, ele acredita estar preparado e respaldado pela direção por ter lhe concedido a oportunidade de ser o técnico principal. Flávio ainda citou seu trabalho na transição de Luís Castro, Cláudio Caçapa e Bruno Lage como forma a credenciar seu cargo atual.

– Me sinto preparado e as pessoas que dirigem o clube também, se não, não teriam me dado essa condição. A equipe lidera a competição há muitas rodadas. Em função da situação daquele momento, na saída do Luís Castro, que eu tive um trabalho com o Cláudio Caçapa. Por estar mais próximo desse dia a dia, desse grupo. Tudo que vinha sendo feito com o Luís, o Cláudio e depois com o Bruno Lage. É um grupo de jogadores simples, que se doam, que querem marcar história aqui dentro do Botafogo. A gente espera que se concretize na final porque é fantástico o que eles estão fazendo – afirmou, novamente exaltando o elenco.

Botafogo jogará com três zagueiros em alguns momentos?

Aos 40 minutos do segundo tempo, Hugo entrou no lugar de Tiquinho Soares, e foi para ala esquerda, movendo Marçal para a zaga. Segundo Lúcio Flávio, a mudança não foi nada em resposta ao jogo extremamente ofensivo do Fluminense, que naquele momento empurrava o Glorioso para o campo de defesa.

– Isso é o próprio jogo te condiciona a isso porque o adversário empurra muitas vezes cinco jogadores na sua primeira linha e nós não vamos deixar de marcar. Nós temos que colocar os jogadores lá para fazerem suas funções: primeiro a defensiva, quando não tem a bola, e depois quando recupera, obviamente, é tentar explorar aquilo que observamos como dificuldade do adversário. – explicou a escolha.

Ele ainda detalhou como foi a preparação para o clássico, afirmando que já sabia que o Flu viria com o time titular, mesmo jogando dias antes a semifinal da Libertadores. Lúcio falou também da característica dos pontas do elenco para aproveitar o espaço que o adversário concedeu.

– Dentro do que observamos e por conta da data Fifa, nós sabíamos que eles viriam com a melhor equipe possível, que foi o que aconteceu. Nós temos por característica jogadores rápidos pelo lado do campo, seja Victor Sá, Júnior Santos, Luis Henrique, Carlos Alberto. São jogadores que tem esse potencial de recuperarmos a bola e serem aproveitados em uma situação de espaço, que foi o que aconteceu. Deu muito certo porque nós conseguimos vencer o jogo. – finalizou Lúcio Flávio.

Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius AmorimRedator

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo