Brasileirão Série A

Em noite apagada de protagonistas, heróis improváveis resgatam Botafogo contra o Cuiabá

Glorioso joga mal, mas 'acha' gol no fim, soma três pontos importantes e assume vice-liderança do Campeonato Brasileiro

O Botafogo suou, mas venceu o Cuiabá nesta quarta-feira (3) e encostou na liderança do Campeonato Brasileiro. Apesar de atuação irregular, o Glorioso conseguiu o principal: somou três pontos importantes na Arena Pantanal e assumiu a segunda colocação do certame.

Kauê e Mateo Ponte, heróis improváveis da noite, marcaram os gols do triunfo alvinegro por 2 a 1.

Confuso, desorganizado e vulnerável. O Botafogo foi tudo isso e mais um pouco diante de um aguerrido Cuiabá. Após abrir o placar nos primeiros minutos, a equipe alvinegra errou ao recuar e chamar o Dourado para seu campo. Não deu outra. Em erro infantil de Lucas Halter, Pitta, de pênalti, empatou.

Veio o segundo tempo, e o time carioca conseguiu a vitória por conta do oportunismo de Mateo Ponte. O lateral-direito uruguaio pegou rebote de Walter em chute de Júnior Santos e deu a vitória para os visitantes.

Kauê não era titular desde o final de março

Cria das categorias de base do Botafogo, Kauê ganhou as primeiras oportunidades no time profissional neste ano.

O volante de 19 anos não era titular desde o dia 31 de março, quando marcou um dos gols da vitória alvinegra sobre o Boavista, por 2 a 0, pela final da Taça Rio. Mais de três meses depois, Kauê volta ao 11 inicial e anota tento importante para o Glorioso.

Acusado de agressão por sua ex-namorada, Isabella Ribeiro, o jovem acabou afastado dos treinos do clube no final de abril. Em maio, foi reintegrado após o caso ser arquivado pelo Ministério Público.

Números de Kauê nos profissionais

  • 14 jogos
  • 2 gols
  • 3 assistências

Botafogo abre o placar, mas recua demais e cede empate

O começo de jogo do Botafogo foi sonolento. Frouxo e desatento na marcação, o Glorioso por pouco não viu o Cuiabá abrir o placar logo aos dois minutos. Isidro Pitta recebeu nas costas da defesa alvinegra, girou com extrema facilidade e obrigou John a fazer defesa providencial.

O susto foi o suficiente para acordar o Botafogo. No lance seguinte, a equipe carioca pressionou a saída do Cuiabá e roubou a bola. Eduardo descolou passe lateral para Kauê, que finalizou de primeira, colocado, no cantinho de Walter. Resposta rápida e letal.

Depois do gol de Kauê, os donos da casa pressionaram em busca do empate. E conseguiram. Em cruzamento despretensioso vindo da esquerda, Lucas Halter empurrou Pitta dentro da área e o VAR denunciou o zagueiro alvinegro. Pênalti. O próprio atacante do Dourado cobrou e deixou tudo igual.

Até o tento de empate, o Botafogo era sólido na defesa — com linhas compactas e marcação encaixada. Mas a postura excessivamente reativa colocou o Cuiabá no jogo. A equipe de Artur Jorge abdicou da posse de bola e pagou caro por isso. Resultado justo para o que foi o primeiro tempo.

Mateo Ponte aproveita rebote de Walter e dá vitória ao Botafogo

Assim como no primeiro tempo, o Cuiabá teve boa chance de marcar no início da etapa complementar. Halter falhou (de novo), Pitta roubou a bola, invadiu a área e serviu Clayson. De frente para o gol, o camisa 25 conseguiu a proeza de errar o alvo.

O Botafogo continuou decepcionando no ataque. Com enorme dificuldade de efetuar triangulações e envolver a defesa do Cuiabá, a equipe alvinegra abusou da posse de bola improdutiva e apostou em ligações diretas forçadas.

Dito isso, a paciência de Artur Jorge se esgotou. Com intuito de melhorar a transição e produção ofensiva do time, o técnico português mandou a campo Cuiabano, Danilo Barbosa e Tiquinho Soares. Demorou, mas deu certo.

Aos 30 minutos, Júnior Santos conseguiu belo giro para cima de Marlon, clareou a jogada e encheu o pé. Walter espalmou e a bola caiu nos pés de Mateo Ponte, que afundou as redes do Cuiabá.

Mateo Ponte celebra gol pelo Botafogo na Arena Pantanal
Mateo Ponte celebra gol da vitória alvinegra na Arena Pantanal (Foto: Vitor Silva/Botafogo)

Próximos jogos do Botafogo

  • Botafogo x Atlético-MG – Campeonato Brasileiro – 07/07
  • Vitória x Botafogo – Campeonato Brasileiro – 11/07
  • Botafogo x Palmeiras – Campeonato Brasileiro – 17/07
Foto de Guilherme Calvano

Guilherme CalvanoRedator

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo