Brasileirão Série A

Após 35 anos e muito sofrimento, Bahia se classifica a Libertadores de maneira histórica

Com roteiro digno de cinema, Bahia faz sua parte contra Atlético-GO e volta à Copa Libertadores e premia torcida

Tinha que ser do jeito que foi. Foram longos 35 anos de espera, porém, neste domingo (8), tudo valeu a pena: o Bahia está classificado à próxima edição da Copa Libertadores — e a vaga veio de maneira histórica, digna de um roteiro de cinema.

O Esquadrão fez 2 a 0 no já rebaixado Atlético-GO, na Arena Fonte Nova, pela última rodada do Campeonato Brasileiro. Entretanto, se engana quem pensa que a equipe de Rogério Ceni teve vida fácil para terminar dentro do G-8.

Antes da bola rolar, o Bahia só dependia de si para ir a pré-Libertadores. Para isso, bastava ganhar do Dragão em casa, já que o Cruzeiro tinha um ponto a menos. Uma tarefa aparentemente simples. Só que esse momento não tinha como ser fácil.

Enquanto o Esquadrão desperdiçava gols e mais gols em chances claras em Salvador, lá em Caxias do Sul, no Alfredo Jaconi, a Raposa abriu o placar. Por pouco mais de 10 minutos, o time de Ceni estava enfrentando uma tremenda decepção.

Foi aí que apareceu Thaciano, o polivalente tricolor. De cabeça, o camisa 16 levou o Bahia abaixo. Dali para frente, o Esquadrão não soltou mais a vaga. Já na volta do intervalo, Lucho Rodríguez fez de pênalti para sacramentar a classificação.

A torcida do Bahia merecia a Libertadores

Torcedores do Bahia sempre estiveram presentes
Torcedores do Bahia sempre estiveram presentes – (Foto: Rafael Rodrigues e Catarina Brandão/EC Bahia)

No período que ficou longe da Libertadores, o Bahia foi rebaixado para a Série B do Brasileirão quatro vezes: 1997, 2003, 2013 e 2021. Além disso, a equipe tricolor enfrentou diversos problemas financeiros, que impactaram diretamente nos planos dentro de campo.

No ano passado, a transformação em SAF mudou para sempre o Esquadrão. O Grupo City chegou com a promessa de um aporte financeiro de R$ 1 bilhão — dinheiro suficiente para iniciar uma nova era no Bahia.

Entretanto, o time tricolor quase acabou rebaixado na Série A 2023, se salvando na 38ª rodada. Para esta temporada, o Esquadrão foi mais incisivo no mercado, abrindo os bolsos para trazer reforços de qualidade.

Rogério Ceni foi o escolhido para comandar o projeto da área técnica. E o começo foi animado, com o Bahia brigando até mesmo pela liderança nas primeiras rodadas do campeonato.

O problema é que a equipe tricolor caiu drasticamente de rendimento, despencando na tabela rodada após rodada. É verdade que tudo deu certo no final, mas o Bahia brincou com o perigo quando não deveria.

Torcedores verão o Bahia na Libertadores pela primeira vez em suas vidas
Torcedores verão o Bahia na Libertadores pela primeira vez em suas vidas – (Foto: Rafael Rodrigues e Catarina Brandão/EC Bahia)

Apesar de todo o drama das últimas três décadas e meia, e tudo o que aconteceu ao longo de 2024, uma coisa nunca mudou no Esquadrão: a torcida sempre esteve presente para apoiar, fosse nos bons ou nos maus momentos.

Os torcedores tricolores, nascidos antes ou depois de 1989, mereciam a vaga na fase preliminar da Copa Libertadores. O Bahia sempre foi o mundo. Agora, também volta ao maior torneio da América do Sul.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo