Brasileirão Série A

Atlético-MG é péssimo contra times do Z4, e pior ainda contra os do G6

O Atlético-MG vai bem mal quando enfrenta os times do Z4, teoricamente os mais fracos do Brasileirão, mas também passa aperto diante do bloco de líderes do G6

Na última partida do Campeonato Brasileiro, o Atlético-MG foi derrotado para o Coritiba, então lanterna da competição. O revés contra um time da zona de rebaixamento gerou debate entre os próprios atletas, a comissão e a torcida, que ouviu dos jogadores e do treinador que o Galo não entrou tão focado por ser um time do Z4. A fala reflete nos resultados do clube contra times nessa situação, mas, contra os times da parte de cima, a história é ainda pior.

Na saída do campo após a derrota para o Coritiba, alguns jogadores do Atlético comentaram sobre o time ter entrado mais desligado e com menos vontade, por ser um adversário teoricamente mais fácil, que está na zona de rebaixamento. Um deles foi Otávio, que confirmou esse discurso:

— Quando tem os grandes adversários, entramos mais focados, somos mais decisivos e quando temos oportunidade, matamos. Com times que tem, teoricamente, menos qualidade, a gente acha que vai fazer o gol a qualquer momento. No futebol brasileiro isso não é permitido.

Quem reforçou essa narrativa foi o técnico Felipão. Na coletiva pós-jogo, ele citou diversas vezes que faltou mais postura ao time do Atlético e destacou a importância de respeitar não só o Coritiba, como todos os times, independentes da posição deles na tabela: “Temos que ter respeito e saber que vamos enfrentar um campeonato diferente de todos os outros no mundo. Todos os clubes têm grandes jogadores. Eu quero respeito pelos adversários em todos os jogos. Às vezes, passa a ideia de que estamos ganhando e não vamos ter aquela atitude, de respeito total pelo adversário. Esse respeito passa pelos nossos jogadores, pela comissão técnica, nossa direção e nossa torcida”.

Atlético tem desempenho ruim contra times do Z4

Os resultados do Atlético contra os times da parte de baixo da tabela comprovam o que foi dito por Felipão e pelos jogadores. O Galo teve um desempenho muito ruim quando enfrentou times que, na rodada em questão, estavam dentro do Z4. Ao todo, foram sete jogos, com apenas duas vitórias, três empates e duas derrotas. Foram nove pontos conquistados dos 21 possíveis, o que dá um aproveitamento de 42,8%. Confira os jogos

  • Rodada 2: Santos (17°) 0x0 Atlético – 1 ponto
  • Rodada 7: Coritiba (19°) 1×2 Atlético – 3 pontos
  • Rodada 13: Atlético 2×2 América-MG (19°) – 1 ponto
  • Rodada 15: Goiás (17°) 0x0 Atlético – 1 ponto
  • Rodada 20: Vasco (19°) 1×0 Atlético – 0 ponto
  • Rodada 21: Atlético 2×0 Santos (17°) – 3 pontos
  • Rodada 26: Atlético 1×2 Coritiba (20°) – 0 ponto
    *A posição do clube é a que ele estava antes de enfrentar o Atlético

O Galo tem pela frente, até o fim do Brasileirão, dois times que hoje estão na zona de rebaixamento, que são América-MG e o Goiás, nas rodadas 32 e 34, respectivamente. Mas há ainda outros times que estão na briga contra a degola e, quando enfrentarem o alvinegro, podem estar ou não no Z4. São eles: Cruzeiro (15°), Corinthians (13°) e Bahia (16°), adversários nas rodadas 28, 33 e 38, nesta ordem.

Desempenho contra times do G6 é ainda pior

O discurso de que o Atlético entra menos focado contra times do Z4 e por isso tem desempenho pior cai por terra quando analisamos os confrontos contra clubes da parte de cima da tabela, que estão na zona de classificação para a Libertadores (G6). Coincidentemente, o Galo também fez sete jogos contra clubes que, na rodada em questão, estavam no G6, e o desempenho é ainda pior. Foram duas vitórias, dois empates e três derrotas, somando oito de 21 pontos possíveis, com um aproveitamento de 38%. Relembre os jogos:

  • Rodada 4: Botafogo (1°) 2×0 Atlético
  • Rodada 8: Atlético 1×1 Palmeiras (2°)
  • Rodada 9: Cruzeiro (6°) 0x1 Atlético
  • Rodada 11: Fluminense (5°) 1×1 Atlético
  • Rodada 16: Grêmio (3°) 1×0 Atlético
  • Rodada 17: Atlético 1×2 Flamengo (3°)
  • Rodada 23: Atlético 1×0 Botafogo (1°)
    *A posição do clube é a que ele estava antes de enfrentar o Atlético

Até o fim do Brasileiro, o Atlético ainda fará cinco jogos contra times do atual G6, só não terá o líder Botafogo pela frente. Além disso, o Galo também enfrenta o Fluminense, que é o 7° colocado e também está na briga, mas tem foco mesmo é na final da Copa Libertadores. Com a missão de entrar nesse grupo, estando hoje há dois pontos dele, o alvinegro terá ainda como rivais diretos os seguintes times: Palmeiras (4°), Red Bull Bragantino (2°), Fluminense (7°), Fortaleza (6°), Grêmio (3°) e Flamengo (5°), nas rodadas 27, 29, 30, 31, 35 e 36, respectivamente.

O único adversário do Atlético que provavelmente estará “neutro” no Campeonato Brasileiro é o São Paulo, adversário na penúltima rodada. O Tricolor Paulista venceu a Copa do Brasil e já está garantido na Libertadores. No Brasileirão, é o 10° colocado, cinco pontos atrás do Galo, e hoje não disputa nem vaga no G6 e nem no Z4, e muito menos pretende entrar nessas disputas.

Foto de Alecsander Heinrick

Alecsander HeinrickSetorista

Jornalista pela PUC-MG, passou por Esporte News Mundo e Hoje em Dia, antes de chegar a Trivela. Cobriu Copa do Mundo e está na cobertura do Atlético-MG desde 2020.
Botão Voltar ao topo