Ruim para os dois: empate animado entre Athletico-PR e Fortaleza não deixa ninguém feliz
Athletico-PR perde a chance de encostar no G6, enquanto Fortaleza segue sem vencer desde vice-campeonato na Sul-Americana
Athletico-PR e Fortaleza são conhecidos por serem times verticais, que jogam para frente e buscando o gol a todo instante. Mais uma vez isso ficou provado. Na noite desta quarta-feira (8), Furacão e Leão do Pici se enfrentaram na Ligga Arena, em jogo válido pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro, e protagonizaram partida para lá de disputada. No fim, um 1 a 1 justo pelo que foi o duelo. Guilherme (Fortaleza) e Willian Bigode (Athletico-PR) marcaram os gols.
O empate em Curitiba não agradou nenhum dos lados. O Athletico-PR, que luta por uma vaga no G6, segue estacionado na sétima colocação, agora com 50 pontos. Já o Fortaleza, de olho na Sul-Americana 2024, se manteve em nono lugar, com 43.
Fortaleza é melhor em primeiro tempo de poucas chances
O Laion começou melhor. Pressionando a saída de bola do Athletico no início do jogo, o Fortaleza assustou o Furacão pela primeira vez com um chute seco de Guilherme, que apareceu sozinho pelo lado esquerdo. Atento, Bento fez a defesa sem dar rebote. Era um indício de que o time Vojvoda daria trabalho ao longo dos 90 minutos. Preso na marcação tricolor, o time rubro-negro conseguiu enfim um desafogo com Alex Santana, aos 12′. O volante aproveitou bate e rebate na área e finalizou por cima da meta de João Ricardo. No entanto, após a conclusão da jogada, o impedimento foi marcado.
Com 31′ no relógio, Vitor Bueno fez aquilo que é sua especialidade: finalizar de fora da área. Em escanteio curto, o meio-campista foi abrindo a defesa do Fortaleza e arriscou arremate. A bola desviou no meio do caminho e saiu pela linha de fundo. A resposta do Leão do Pici veio com Lucero, na melhor chance do primeiro tempo. Marinho alçou bola na área, o centroavante subiu mais alto que a defesa rubro-negra e cabeceou no travessão de Bento.
Não foi uma etapa inicial de tanta inspiração para ambos os lados. O Fortaleza se comportou melhor na primeira metade, atacando mais vezes o gol adversário, principalmente com Guilherme e Marinho. O Furacão, por sua vez, tentou reagir no contra-ataque, mas sem chances claras de gol. Bento e João Ricardo fizeram defesas tranquilas e pouco trabalharam.
Em segundo tempo frenético, Fortaleza abre o placar, mas vê Athletico-PR reagir
Assim como no primeiro tempo, o Fortaleza tomou a iniciativa na etapa complementar. E dessa vez, o Laion foi presenteado com belo gol. Após cobrança de falta de Lucas Crispim na área do Athletico, a bola sobrou para Guilherme que, de perna direita, emendou chute forte, no canto de Bento. Entretanto, não deu nem tempo de comemorar, já que a vantagem tricolor caiu por terra logo na sequência. Erick cruzou na medida, e Willian Bigode desviou de maneira consciente, tirando de João Ricardo. Tudo igual na Ligga Arena.
O gol de empate animou o Furacão, que se aproveitou da atmosfera criada pela torcida rubro-negra para aumentar a intensidade no ataque. Aos 19′, Zapelli arrematou após pegar rebote de fora da área e a bola passou muito perto da meta tricolor. Posteriormente, em cobrança de escanteio, houve um primeiro desvio, mas Willian Bigode chegou atrasado no segundo pau para tentar completar a jogada.
Apesar da pressão, o Fortaleza soube frear o ímpeto dos donos da casa e por muito pouco não saiu de Curitiba com a vitória. Aos 45′, Calebe deu passe açucarado para Galhardo, dentro da área. O camisa 91 perdeu chance inacreditável, chutando por cima do gol de Bento. E foi só. O empate, como citado, não melhora a configuração de nenhum dos dois times na tabela de classificação.
Fim de jogo. 1×1. #Athletico #Brasileirão pic.twitter.com/CVWkAIkJEn
— Athletico Paranaense (@AthleticoPR) November 9, 2023
Athletico-PR e Fortaleza voltam a campo no domingo
O Athletico-PR segue acreditando que conseguirá uma vaga no G6. Para isso, precisa pontuar diante de um Bahia desesperado, que luta contra a zona de rebaixamento. As equipes se enfrentam neste domingo (12), a partir das 18h30 (horário de Brasília), na Arena Fonte Nova.
No mesmo dia e horário, o Fortaleza, que tem como objetivo alcançar a Copa Sul-Americana do ano que vem, visita o Cuiabá, na Arena Pantanal. Ambos os jogos são válidos pela 34ª rodada do Brasileirão.