Brasileirão Série A

Arias oferece uma solução confiável aos pênaltis perdidos do Fluminense

Colombiano acertou todas as penalidades que cobrou pelo Tricolor, que tem pior aproveitamento na marca de cal desde 2013

O Fluminense não só venceu um jogo difícil contra o Palmeiras, como pode ter encontrado a solução para um problema ainda maior. Depois de perder quatro pênaltis em 2023, o Tricolor viu Arias voltar à marca de cal e manter o aproveitamento perfeito.

A cobrança convertida abriu o placar na vitória sobre o Alviverde no sábado, pelo Brasileirão. Ao todo, o colombiano acertou três das três penalidades que cobrou pelo Flu.

Dos nove pênaltis que teve marcados ao seu favor na temporada, o o time de Fernando Diniz acertou apenas cinco. Mas nenhum deles foi batido por Paulo Henrique Ganso, que acertou todos os nove que bateu com a camisa do Fluminense.

Antes de Arias, Alan, Calegari, Cano e Leo Fernández bateram penalidades pelo Tricolor.

Alan não joga mais pela equipe, bem como Calegari, que viu sua passagem pelo clube ser abreviada depois de gerar uma crise ao perder a cobrança que tentou contra o Botafogo, ainda durante o Campeonato Carioca.

Cano não tem bom aproveitamento nos pênaltis: perdeu três dos cinco que bateu pelo Fluminense - Photo by Icon sport
Cano não tem bom aproveitamento nos pênaltis: perdeu três dos cinco que bateu pelo Fluminense – Photo by Icon sport

O aproveitamento do argentino, artilheiro do Fluminense desde que chegou, em janeiro de 2022, é ruim. Em cinco cobranças, acertou só duas.

Acostumado com bolas paradas em toda a carreira, o uruguaio Leo Fernández bateu seu primeiro pelo Flu contra o Santos, mas parou em João Paulo. Ele foi elogiado por Diniz e está na “hierarquia” para cobrar.

– Primeiro batedor é o Ganso, depois o Arias e eu o terceiro. Aí o Leo estava com muita confiança para chutar e aconteceu o que aconteceu, mas está tudo bem. Continuamos trabalhando e focado no jogo. Precisávamos do resultado para recuperar a confiança – afirmou Cano após o jogo contra o Santos.

Jhon Arias acertou cobrança de pênalti para abrir o placar pelo Fluminense sobre o Palmeiras - Photo by Icon sport

Jhon Arias acertou cobrança de pênalti para abrir o placar pelo Fluminense sobre o Palmeiras – Photo by Icon sportAssim, Arias, o melhor jogador do Fluminense, surge como solução para o problema de pênaltis perdidos. O colombiano tem cinco gols e 14 assistências em 2023.

Fluminense tem pior aproveitamento desde 2013

O Fluminense já alcançou em 2023 o mesmo número de pênaltis a seu favor que teve na última temporada. O aproveitamento, entretanto, é bem pior.

Se acertou sete das nove penalidades em 2022, o Tricolor marcou apenas cinco dos nove nesta temporada. Em 2021 e 2020, temporadas marcadas pela pandemia, o Flu perdeu apenas duas de 26 cobranças — 12 no primeiro ano e 14 no segundo.

Voltando ainda mais no calendário, em 2019, em temporada que começou com Fernando Diniz no comando, o Fluminense perdeu quatro de 11 cobranças de pênaltis. Dos últimos dez pênaltis perdidos pelo Flu, oito foram no Maracanã.

O aproveitamento de 2023 é o pior desde 2013. Naquele ano, foram dez pênaltis marcados para o Tricolor, com cinco acertos e cinco erros. Em 2016, a equipe perdeu seis — mais do que em 2023 —, mas converteu oito, aproveitamento de 57,1%. Os dados foram levantados pelo perfil Flupedia.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Por que Ganso não tem batido pênaltis?

Ganso converteu suas seis cobranças de pênalti na última temporada. O camisa 10 retomara o bom futebol e viveu seu ano mais artilheiro pelo Fluminense, com nove gols. Em 2023, entretanto, ele não bateu nenhum.


O meia não estava em campo quando o Tricolor teve pênaltis a seu favor contra Resende, Bangu, América-MG e Santos. Em uma decisão que contrariou a hierarquia estabelecida por Fernando Diniz, contra o Botafogo, Ganso se juntou ao grupo para “dar moral” a Calegari, que vinha treinando bem as cobranças.

O problema é que o lateral-direito perdeu o pênalti contra o Alvinegro e gerou uma crise. Na oportunidade seguinte, Arias e Cano bateram e acertaram contra o Bangu. De olho na artilharia do Carioca, o argentino ainda balançou as redes da marca de cal contra o Volta Redonda, antes de perder contra o Flamengo — ele marcou no rebote — e América-MG.

Cano não tem bom aproveitamento nos pênaltis: perdeu três dos cinco que bateu pelo Fluminense - Photo by Icon sport
Cano não tem bom aproveitamento nos pênaltis: perdeu três dos cinco que bateu pelo Fluminense – Photo by Icon sport
Cano não tem bom aproveitamento nos pênaltis: perdeu três dos cinco que bateu pelo Fluminense - Photo by Icon sport
Cano não tem bom aproveitamento nos pênaltis: perdeu três dos cinco que bateu pelo Fluminense – Photo by Icon sport

Até agora, mesmo assim, o Fluminense garante que Ganso ainda é o primeiro na hierarquia. Arias, entretanto, pode ser solução.

Pênaltis do Fluminense em 2023

  • Alan contra o Resende (acertou)
  • Calegari contra o Botafogo (perdeu)
  • Arias contra o Bangu (acertou)
  • Cano contra o Bangu (acertou)
  • Cano contra o Volta Redonda (acertou)
  • Cano contra o Flamengo (perdeu)
  • Cano contra o América-MG (perdeu)
  • Leo Fernández contra o Santos (perdeu)
  • Arias contra o Palmeiras (acertou)
Foto de Caio Blois

Caio BloisSetorista

Jornalista pela UFRJ, pós-graduado em Comunicação pela Universidad de Navarra-ESP e mestre em Gestão do Desporto pela Universidade de Lisboa-POR. Antes da Trivela, passou por O Globo, UOL, O Estado de S. Paulo, GE, ESPN Brasil e TNT Sports.
Botão Voltar ao topo