Arias oferece uma solução confiável aos pênaltis perdidos do Fluminense
Colombiano acertou todas as penalidades que cobrou pelo Tricolor, que tem pior aproveitamento na marca de cal desde 2013

O Fluminense não só venceu um jogo difícil contra o Palmeiras, como pode ter encontrado a solução para um problema ainda maior. Depois de perder quatro pênaltis em 2023, o Tricolor viu Arias voltar à marca de cal e manter o aproveitamento perfeito.
A cobrança convertida abriu o placar na vitória sobre o Alviverde no sábado, pelo Brasileirão. Ao todo, o colombiano acertou três das três penalidades que cobrou pelo Flu.
Os gols da VITÓRIA TRICOLOR, marcados por Jhon Arias e John Kennedy no Maraca! Valeu, #TimeDeGuerreiros! ?? pic.twitter.com/4CuQ0Bfl74
— Fluminense F.C. (@FluminenseFC) August 6, 2023
Dos nove pênaltis que teve marcados ao seu favor na temporada, o o time de Fernando Diniz acertou apenas cinco. Mas nenhum deles foi batido por Paulo Henrique Ganso, que acertou todos os nove que bateu com a camisa do Fluminense.
Antes de Arias, Alan, Calegari, Cano e Leo Fernández bateram penalidades pelo Tricolor.
Alan não joga mais pela equipe, bem como Calegari, que viu sua passagem pelo clube ser abreviada depois de gerar uma crise ao perder a cobrança que tentou contra o Botafogo, ainda durante o Campeonato Carioca.

O aproveitamento do argentino, artilheiro do Fluminense desde que chegou, em janeiro de 2022, é ruim. Em cinco cobranças, acertou só duas.
Acostumado com bolas paradas em toda a carreira, o uruguaio Leo Fernández bateu seu primeiro pelo Flu contra o Santos, mas parou em João Paulo. Ele foi elogiado por Diniz e está na “hierarquia” para cobrar.
– Primeiro batedor é o Ganso, depois o Arias e eu o terceiro. Aí o Leo estava com muita confiança para chutar e aconteceu o que aconteceu, mas está tudo bem. Continuamos trabalhando e focado no jogo. Precisávamos do resultado para recuperar a confiança – afirmou Cano após o jogo contra o Santos.
Jhon Arias acertou cobrança de pênalti para abrir o placar pelo Fluminense sobre o Palmeiras – Photo by Icon sportAssim, Arias, o melhor jogador do Fluminense, surge como solução para o problema de pênaltis perdidos. O colombiano tem cinco gols e 14 assistências em 2023.
Fluminense tem pior aproveitamento desde 2013
O Fluminense já alcançou em 2023 o mesmo número de pênaltis a seu favor que teve na última temporada. O aproveitamento, entretanto, é bem pior.
Se acertou sete das nove penalidades em 2022, o Tricolor marcou apenas cinco dos nove nesta temporada. Em 2021 e 2020, temporadas marcadas pela pandemia, o Flu perdeu apenas duas de 26 cobranças — 12 no primeiro ano e 14 no segundo.
Voltando ainda mais no calendário, em 2019, em temporada que começou com Fernando Diniz no comando, o Fluminense perdeu quatro de 11 cobranças de pênaltis. Dos últimos dez pênaltis perdidos pelo Flu, oito foram no Maracanã.
O aproveitamento de 2023 é o pior desde 2013. Naquele ano, foram dez pênaltis marcados para o Tricolor, com cinco acertos e cinco erros. Em 2016, a equipe perdeu seis — mais do que em 2023 —, mas converteu oito, aproveitamento de 57,1%. Os dados foram levantados pelo perfil Flupedia.
Você sabia?
O Fluminense desperdiçou oito dos seus últimos dez pênaltis atuando no Maracanã
Nenê desperdiçou pênalti contra o São Paulo no Morumbi em 2021 e Cano desperdiçou contra o América-MG na Arena Independência em 2023 pic.twitter.com/ipi1jRqQOa
— Enciclopédia Tricolor (@Flupedia) July 30, 2023
Por que Ganso não tem batido pênaltis?
Ganso converteu suas seis cobranças de pênalti na última temporada. O camisa 10 retomara o bom futebol e viveu seu ano mais artilheiro pelo Fluminense, com nove gols. Em 2023, entretanto, ele não bateu nenhum.
Você sabia?
Retrospecto de Paulo Henrique Ganso cobrando pênalti pelo Fluminense no tempo normal
5 cobranças
5 gols2019
Cruzeiro 2 x 2 Fluminense
Chapecoense 1 x 1 Fluminense2020
Fluminense 4 x 0 Coritiba
2022
Fluminense 3 x 2 Vila Nova
Santos 2 x 2 Fluminense pic.twitter.com/yO6ghd9Krn— Enciclopédia Tricolor (@Flupedia) August 2, 2022
O meia não estava em campo quando o Tricolor teve pênaltis a seu favor contra Resende, Bangu, América-MG e Santos. Em uma decisão que contrariou a hierarquia estabelecida por Fernando Diniz, contra o Botafogo, Ganso se juntou ao grupo para “dar moral” a Calegari, que vinha treinando bem as cobranças.
O problema é que o lateral-direito perdeu o pênalti contra o Alvinegro e gerou uma crise. Na oportunidade seguinte, Arias e Cano bateram e acertaram contra o Bangu. De olho na artilharia do Carioca, o argentino ainda balançou as redes da marca de cal contra o Volta Redonda, antes de perder contra o Flamengo — ele marcou no rebote — e América-MG.


Até agora, mesmo assim, o Fluminense garante que Ganso ainda é o primeiro na hierarquia. Arias, entretanto, pode ser solução.
Pênaltis do Fluminense em 2023
- Alan contra o Resende (acertou)
- Calegari contra o Botafogo (perdeu)
- Arias contra o Bangu (acertou)
- Cano contra o Bangu (acertou)
- Cano contra o Volta Redonda (acertou)
- Cano contra o Flamengo (perdeu)
- Cano contra o América-MG (perdeu)
- Leo Fernández contra o Santos (perdeu)
- Arias contra o Palmeiras (acertou)