Copa do Mundo, dores e janela: por que Alan e Fluminense negociam rescisão
Alan e o Fluminense negociam uma rescisão amigável de contrato. Por trás da decisão do jogador, que procurou o clube para se liberar do contrato, estão dores no joelho, a janela de transferências e a Copa do Mundo.
O atacante de 34 anos tinha um acerto encaminhado com o Qingdao Hainiu, da China, mas a negociação melou. O atacante de 34 anos disputou apenas 13 jogos e marcou três gols em sua segunda passagem pelo Tricolor. Ele foi campeão do Brasileirão, em 2010, e do Carioca, em 2023, além de participar ativamente da histórica arrancada que livrou o Flu do rebaixamento, em 2009.
O contrato de Alan com o Fluminense vai até julho de 2024, mas o jogador não faz mais parte dos planos de Fernando Diniz. Também por isso, ele quer uma rescisão amigável, como informado pelo ge e confirmado pela Trivela.
Por enquanto, o jogador está em uma de suas fazendas, em Barbosa, no interior de São Paulo. O grupo que cuida de sua carreira, a Fatto Gestão, de Marcella Di Biasi, esposa de Thiago Neves, trabalha para conseguir um novo clube para ele.
— O futebol chinês passa por uma grande reformulação. Durante esse processo, muitos clubes faliram, outros foram punidos pela Fifa, novas regras foram criadas… Infelizmente, o clube interessado não apresentou garantias necessárias para o atleta e para o Fluminense concluírem o negócio — afirmou seu agente, Leandro Lima, ao ge.
Desejo de jogar a Copa do Mundo pela China
Desde que deixou o clube em 2010, onde disputara 88 jogos e tinha 26 gols como profissional, Alan atuou na Áustria e na China, onde viveu o auge de sua carreira. Tanto que se naturalizou chinês e passou a jogar na seleção do país.
Pela China, ele tem 10 jogos, três gols e o sonho de disputar uma Copa do Mundo. Em 2026, o Mundial terá 48 times, e de olho neste acréscimo, Alan deseja voltar a ficar no radar do novo técnico Aleksandar Jankovic.
A Ásia terá quatro vagas a mais. Em 2022, nas Eliminatórias, a China terminou com a nona melhor campanha. O país disputou apenas a Copa do Mundo de 2002, quando ficou no grupo do Brasil e acabou no penúltimo lugar entre 32 seleções.
Dores no joelho dificultaram passagem no Flu
Logo que chegou ao Fluminense após oito anos na China, Alan sofreu uma lesão no joelho. O problema não parecia grave, mas exames revelaram a necessidade de uma cirurgia.
Em função da idade já avançada e do temor pela recuperação, o atacante, entretanto, não quis operar. O clube, então, prosseguiu com um tratamento conservador, que o manteve em forma para atuar.
MERECE MUITO! Que honra, Alan ❤️ pic.twitter.com/BTgHMfXqzC
— Fluminense F.C. (@FluminenseFC) November 10, 2022
Mesmo assim, as dores reduziram as chances de Alan receber oportunidades. Embora tenha enorme repertório técnico, o jogador deixa a desejar na parte física, e não conseguiu ter sequência.
Com a chegada de Lelê e o retorno de John Kennedy após ótimo Paulistão pela Ferroviária, o atacante de 34 anos perdeu espaço e recebeu poucos minutos. Sem jogar, preferiu procurar outro clube.
Janela de transferências no fim
O desejo de Alan continua sendo o de atuar fora do Brasil, mas para isso, ele precisa estar livre de contrato.
A janela de transferências da China, que é o destino mais provável, fecha no dia 31, e após isso, apenas jogadores sem vínculo podem chegar ao país.
Alan, atacante de 32 anos, nas últimas 4 temporadas do Campeonato Chinês:
⚔️ 66 jogos (51 titular)
⚽️ 30 gols
🅰️ 10 assists
⏰ 110 mins p/ participar de gol
👟 164 chutes (75 no gol)
✅ 54% chances claras convertidas (22/41)
💯 Nota SofaScore 7.20De volta ao @FluminenseFC! 👏 pic.twitter.com/GDf81PhJEb
— Sofascore Brazil (@SofascoreBR) June 22, 2022
Um acerto deve acontecer nos próximos dias, já que Alan está disposto a abrir mão de alguns valores que tem a receber.
Fluminense no Brasileirão 2023
-
- 7ª colocação após 16 jogos disputados
- 52% de aproveitamento até o momento
- 25 pontos conquistados com 7 vitórias, 4 empates e 5 derrotas
Fluminense na Libertadores 2023
-
- Classificado às oitavas de final no 1º lugar do grupo D com 10 pontos
- 55% de aproveitamento na fase de grupos
- Enfrenta o Argentinos Juniors na próxima fase
Próximos jogos do Fluminense
- Fluminense x Santos – Brasileirão – 29/07 (sábado) – 16h (de Brasília)
- Argentinos Juniors x Fluminense – Libertadores – 01/08 (terça-feira) – 19h (de Brasília)