Caça dos adversários a Soteldo já preocupa o Grêmio
No jogo contra o São José, Soteldo sofreu sete faltas, uma delas desleal, que gerou apenas cartão amarelo para o adversário
Soteldo é o grande nome do Grêmio neste início da temporada 2024. As grandes atuações na derrota para o Caxias e na goleada sobre o São José, com muitos dribles, um gol e uma assistência, já empolgam a torcida gremista, que enxerga no camisa 7 a nova referência técnica da equipe enquanto o Tricolor Gaúcho segue na busca por um centroavante para suprir a saída de Luis Suárez.
Ao mesmo tempo, isso faz com que Soteldo já seja muito visado pelos adversários gremistas. Até por conta do seu estilo de jogo, de condução de bola em velocidade e busca pela jogada individual. Tanto na partida contra o Caxias quanto no confronto com o São José, a marcação foi dobrada, e até triplicada, em alguns momentos. Até aí, tudo certo.
São José apelou para faltas e pancadas em Soteldo
A questão é que principalmente o Zeca apelou para o rodízio de faltas diante da incapacidade de parar Soteldo. Foram sete sofridas pelo meia-atacante venezuelano durante os 80 minutos em que esteve em campo. Três delas resultaram em cartões amarelos, para Tiago Pedra, Fredson e Jadson.
O que mais indignou os gremistas foi o último deles. Em sua participação derradeiraa no jogo, quando puxava contra-ataque, Soteldo foi pisado por trás, com a sola da chuteira, por Jadson. Uma entrada desleal, que poderia ter gerado grave lesão no camisa 7. Como não há VAR na primeira fase do Campeonato Gaúcho, o árbitro Jonathan Pinheiro não trocou o cartão para vermelho, o que deveria ter acontecido.
O que o Soteldo vai ser caçado esse ano é brincadeira.
Absurdo essa entrada e o juiz deu só amarelo
pic.twitter.com/PeuaUxUCXz— Soccer News Grêmio (@soccergfbpa) January 25, 2024
Renato cobra atitude dos árbitros para coibir rodízio de faltas em Soteldo
Imediatamente após o episódio, Renato sacou Soteldo para a entrada de Dodi. Na entrevista coletiva após a partida, o treinador do Grêmio se queixou não exatamente da postura do rival, mas sim da conivência da arbitragem.
— A única coisa que eu peço, no Campeonato Gaúcho, é que os árbitros fiquem ligados. Ele é um jogador rápido, inteligente, habilidoso, e ele só quer jogar futebol. Vocês já viram no jogo de Caxias, principalmente no jogo de hoje: os adversários caçam ele o tempo todo. Podem caçar, não tem problema nenhum. Agora, o árbitro tem que se mostrar presente dentro de campo. Não pode ele sofrer cinco, seis faltas, o adversário começar a fazer rodízio de faltas nele, e os árbitros não darem cartão amarelo para o adversário. Não quero que protejam o Soteldo como se fosse uma criança. Vamos proteger o Soteldo pelo futebol dele. É nesse ponto que a arbitragem tem que ficar ligada. Bateu? Tem que tomar as providências — pediu Renato.
Soteldo diz que nunca vai mudar seu estilo de jogo
Por sua vez, em entrevista na zona mista na Arena do Grêmio após o jogo, Soteldo disse que também alertou o árbitro Jonathan Pinheiro sobre a gravidade da entrada de Jadson. Mas afirmou que está acostumado a receber pancadas dos adversários, e que não vai mudar seu estilo de jogo por conta disso.
— Eu falei para o árbitro: ‘foi muito forte'. Mas graças a Deus não foi nada grave. Estou acostumado a sempre tomar pancada assim, mas creio que o juíz tem que olhar um pouco mais. Sempre jogo assim, não vou trocar nunca. Não faço nada para provocar, são jogadas que faço sempre, que para os adversários são ruins. Vou seguir fazendo sempre — garantiu Soteldo.
Soteldo pelo Grêmio
- 2 jogos
- 170 minutos
- 1 gol
- 1 assistência
- 5 dribles certos (1º no Campeonato Gaúcho)*
- 14 faltas sofridas (1º no Campeonato Gaúcho)*
*Dados do Footstats