‘Se ele fosse brasileiro, seria titular da Seleção. Não há muitos como ele no mundo’
Filipe Luis encheu titular do Flamengo de elogios após vitória contra o Vasco

O Flamengo venceu o Vasco por 1 a 0 no jogo de ida da semifinal do Campeonato Carioca. A partida deste sábado (1º), no Nilton Santos, foi decidida pelo atacante Bruno Henrique, que marcou o único gol do clássico.
No entanto, depois da partida, o técnico Filipe Luís se rendeu para outro jogador do Flamengo. Durante a coletiva de imprensa, o treinado rubro-negro exaltou o volante Erick Pulgar. Para o treinador, o chileno teria nível para jogar até pela Seleção Brasileira.
— Erick é um “jogadoraço”. Creio que se ele fosse brasileiro, seria titular da seleção brasileira. Não há muitos Ericks no mundo hoje, se você procurar. É um jogador importantíssimo — exaltou Filipe Luís em entrevista coletiva.
Perguntado sobre a diferença do que é pedido para as duplas de volantes do Flamengo, Filipe Luís foi categórico. E voltou a elogiar Pulgar.
— Não mudou nada (do que é pedido). As coisas que passei para o Erick e Gerson são as mesmas que passo para Erick e Evertton Araújo, Allan e Evertton Araújo, ou De La Cruz. (Pulgar) É um jogador que lê muito bem o jogo e nos dá muito para a equipe — disse o técnico do Flamengo.
Desde 2022 no Flamengo, Pulgar alternou bons e maus momentos pelo clube. Mas, desde a sua segunda temporada pelo clube, passou a ser titular praticamente absoluto da equipe. Em 2025, foram sete partidas. No total, o chileno tem 106 partidas com a camisa rubro-negra, com dois gols marcados e nove assistências.

Filipe Luís explica ausência de De la Cruz
Antes do clássico deste sábado, havia a expectativa pelo retorno do meia Nicolás de la Cruz. No entanto, o uruguaio, que está recuperado de um corte no pé, não foi nem sequer relacionado para a partida. Depois do jogo, Filipe Luís explicou a ausência de De la Cruz.
— Teve um corte no pé que ele não conseguia usar chuteira e tênis. Não conseguia correr e treinar. Perdeu ritmo e está se recondicionando. No campo artificial alguns jogadores precisam de cuidado especial, e o De la Cruz é um deles. Se não fosse campo artificial, ele jogaria. Não colocaria o Luiz Araújo, mas precisei e tirei com 60 minutos. Estamos rodando porque vamos precisar de todos os jogadores quarta e domingo. Tomei a decisão de não colocar o De la Cruz e daqui uns anos ele vai me agradecer por causa do joelho dele — disse Filipe Luís.