Brasil fica duas vezes à frente, mas leva a virada de Israel na prorrogação e é eliminado do Mundial Sub-20
Israel ainda teve dois pênaltis consecutivos para matar o jogo no tempo extra - e perdeu ambos
A seleção brasileira teve a vantagem duas vezes nas quartas de final do Mundial Sub-20 contra Israel, e em ambas levou o empate quase imediatamente, antes de sofrer a virada para 3 a 2 durante a prorrogação, que encerrou a campanha do time treinado por Ramon Menezes. Curiosidade: os israelenses ainda perderam dois pênaltis seguidos para matar o jogo, a cerca de cinco minutos do fim do tempo extra.
Desfalcado de alguns nomes importantes, como Vitor Roque, destaque do título do Sul-Americano sub-20 no começo do ano, o Brasil nunca engrenou de verdade na competição. Começou perdendo para a Itália e se recuperou demolindo a República Dominicana, por 6 a 1, antes de selar a classificação diante da Nigéria. Nas oitavas de final, despachou a Tunísia e sucumbiu diante do vice-campeão europeu sub-19 de 2022.
Se não fez uma grande partida no geral, o Brasil ainda pode lamentar o excesso de vacilos. Teve mais volume no primeiro tempo, obrigando o goleiro Tormer Zarfati a fazer duas boas defesa, em uma cabeçada de Douglas Mendes e, na melhor chance da etapa inicial, barrando a escorada de Marquinhos em cima da linha, após ótima jogada de Sávio. No começo da etapa final, Matheus Martins trouxe pela meia esquerda e acionou Marcos Leonardo no meio da área. O atacante do Santos girou batendo forte e fez um belo gol.
Quatro minutos depois, El Yam Kancepolsky deu um cruzamento longo da lateral esquerda, aquele que flutua e parece que nunca vai cair, com tempo suficiente para que Anan Khalailli se antecipasse para empatar de cabeça. Kaique fez uma grande intervenção para evitar que Dor Turgeman assegurasse a vitória de Israel ainda no tempo normal, após receber dentro da área e bater forte, pelo alto, com a perna direita.
Assim que a prorrogação começou, o Brasil voltou à frente, em um lindo gol. Andrey Santos deixou com Marlon, recebeu de volta e emendou um toque de letra para Matheus Nascimento mandar no canto. Novamente, porém, a defesa vacilou quase imediatamente. Ilay Feingold cruzou rasteiro da direita, a bola passou por todo mundo e encontrou Hamza Shibli na segunda trave.
Giovane teve a chance de arrancar a vitória para o Brasil, mas seu chute cruzado de perna esquerda parou em ótima defesa de Zarfati. Nos acréscimos do primeiro tempo da prorrogação, Turgeman pegou uma sobra dentro da área, driblou Jean Pedroso, driblou Douglas e soltou a bomba para fazer 3 a 2.
Israel teve a chance de matar a partida no segundo tempo, quando o árbitro marcou pênalti por toque de mão de Jean Pedroso. Ilay Madmon bateu no meio, Kaique defendeu com as pernas. No entanto, o apitador considerou que o goleiro brasileiro fez falta no rebote e anotou uma segunda penalidade consecutiva. Dessa vez, Ahmad Ibrahim mandou para fora. Não que fosse fazer muita diferença àquela altura.
Segundo maior campeão do Mundial Sub-20, o Brasil ficou fora das últimas duas edições. Esta foi sua pior participação desde 2007, quando caiu nas oitavas de final contra a Espanha. Desde então, também não se classificou para a edição de 2013, foi vice-campeão em 2009 e 2015 e conquistou o título em 2011.