Brasil

Botafogo encara o Volta Redonda, pelo Carioca, mas o que interessa na noite é: quem vem aí pela Libertadores?

Nesta quarta-feira, o Botafogo enfrenta o Volta Redonda, no Raulino de Oliveira, e depois fica de olho no confronto entre Melgar-PER e Aurora-BOL, para saber quem será o seu adversário na estreia pela Libertadores

O foco do Botafogo neste começo de temporada é, sem dúvida e com razão, chegar na fase de grupos da Copa Libertadores. Mas, a uma semana da estreia na segunda fase prévia da competição, o clube ainda tem preocupações com o Campeonato Carioca, onde a equipe precisa evitar repetir o vexame da última temporada, quando ficou fora das semifinais. Mas, na noite desta quarta-feira (14), o clube entra em campo pelo Estadual também de olho no que acontece no Peru, entre Melgar-PER e Aurora-BOL, pela competição continental.

A situação ainda não é das mais delicadas, mas a tabela pode complicar o Botafogo na reta final da Taça Guanabara. E, em parte, justamente pelo foco na Copa Libertadores. Atualmente, o Glorioso é o quinto colocado da competição estadual, com 11 pontos, apenas um ponto atrás do Vasco. Nesta quarta, o time de Tiago Nunes visita o Volta Redonda, no Raulino de Oliveira, às 19h (horário de Brasília) e pode já voltar ao G4 em caso de vitória.

Mas, pelos duelos pela segunda fase da Copa Libertadores, contra o vencedor do confronto entre Aurora, da Bolícia, e Melgar, do Peru, o Botafogo deve usar times alternativos nas próximas rodadas do Campeonato Carioca. Ou seja, no clássico com o Vasco, no domingo (18), e contra o Audax, no dia 24 de fevereiro. Para completar, na última rodada da Taça Guanabara, o Glorioso tem o clássico com o Fluminense, líder da competição neste momento.

Com a tabela complicada nesta reta final da Taça Guanabara e cada vez com o foco maior na Copa Libertadores, o Botafogo agora pode pagar pelo começo irregular de Carioca. Até o momento, foram três vitórias, dois empates e duas derrotas. Os resultados negativos aconteceram com os titulares, para o Boavista e o clássico com o Flamengo, na última semana.

Caso o Botafogo não consiga a classificação para as semifinais do Campeonato Carioca, será a terceira vez em quatro anos que o clube vai disputar a Taça Rio, torneio que acontece entre o 5º e o 8º colocado da Taça Guanabara. Em 2021, o Glorioso perdeu a final para o Vasco, enquanto no último ano venceu o Audax.

Botafogo de olho em Arequipa

Apesar do importante jogo com o Volta Redonda no Raulino de Oliveira, o Botafogo também tem o seu foco nesta noite voltado para Arequipa, no Peru. Às 21h30 (horário de Brasília), o Melgar recebe o Aurora, da Bolívia, pelo jogo de volta da primeira fase da Copa Libertadores. No jogo de ida, na última semana, o time boliviano levou a melhor por 1 a 0 e, agora, tem a vantagem do empate. Em caso de vitória por do Melgar por um gol de diferença, a decisão irá para os pênaltis.

Na próxima semana, o Botafogo já começa a decidir o seu futuro na Copa Libertadores. O jogo ida da segunda fase vai acontecer na quarta-feira (21), às 21h30 (horário de Brasília), em Arequipa, no Peru, ou Cochabamba, na Bolívia. O segundo jogo acontece no dia 28 de fevereiro, às 21h30 (de Brasília), no Nilton Santos.

Caso passe pelo Aurora ou pelo Melgar, o Botafogo vai enfrentar o vencedor do confronto entre Red Bull Bragantino e Águilas Doradas, da Colômbia, na terceira e última etapa antes da fase de grupos da Copa Libertadores.

Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel RodriguesSetorista

Jornalista formado pela UFF e com passagens, como repórter e editor, pelo LANCE!, Esporte News Mundo e Jogada10. Já trabalhou na cobertura de duas finais de Libertadores in loco. Na Trivela, é setorista do Vasco e do Botafogo.
Botão Voltar ao topo