Brasil

Botafogo e Vasco com alerta ligado: Clássicos podem definir classificação na reta final do Carioca

Com o Nova Iguaçu "infiltrado" no G-4 da Taça Guanabara, Botafogo e Vasco são os grandes que correm mais risco de ficarem fora da semifinal do Carioca, e os clássicos podem ser decisivos para isso

Os clássicos da reta final da Taça Guanabara serão decisivos para a classificação para as semifinais do Campeonato Carioca. E pelo menos um dos quatro grandes corre o risco de ficar fora da disputa por uma vaga na final do Estadual. Com o Nova Iguaçu bem na briga por uma vaga no G-4, Vasco e Botafogo podem se complicar nestas últimas rodadas da competição.

E a tabela do Nova Iguaçu pode facilitar a situação do time da Baixada Fluminense. Como já enfrentou os quatro grandes na Taça Guanabara – e se saiu bem -, o clube pode chegar na semifinal do Campeonato Carioca se conseguir fazer a sua parte contra os demais clubes do Estadual.

Enquanto isso, com a exceção do Flamengo, os outros três grandes ainda têm, cada um, pelo menos dois clássicos para disputar nas últimas rodadas da Taça Guanabara. Ou seja, jogos mais complicados e que podem fazer os clubes tradicionais perderem pontos entre si, o que pode dificultar ainda mais a situação de Botafogo e Vasco – o Fluminense lidera a Taça Guanabara e já tem uma certa folga para o quinto colocado.

Nesta semana, por exemplo, o Vasco, que é o quarto colocado, com 12 pontos, tem dois clássicos para disputar: contra o Fluminense, na quarta-feira (14), e contra o Botafogo, no domingo (18). Já o Glorioso, além do Cruz-Maltino, ainda enfrenta o Tricolor na última rodada da Taça Guanabara, em março.

O Fluminense, que lidera a Taça Guanabara, com 17 pontos, é o único que ainda não disputou clássicos no Campeonato Carioca. Assim, nas última quatro rodadas, o Tricolor vai ter três confrontos contra os rivais do Rio de Janeiro: Vasco (14/2), Flamengo (25/2) e Botafogo (2 ou 3/3).

Nova Iguaçu foi pedra no sapato dos grandes

Vice-líder da Taça Guanabara, com 14 pontos, o Nova Iguaçu já enfrentou os quatro grandes do Rio de Janeiro nesta Taça Guanabara. E se saiu bem, levando em consideração a diferença do orçamento dos clubes e qualidade dos elencos e times de cada um.

O time da Baixada Fluminense venceu o Vasco, por 2 a 0, empatou com o Botafogo e o Flamengo e só foi derrotado pelo Fluminense. Atualmente, o Nova Iguaçu tem três pontos de vantagem para o Botafogo, primeiro time fora do G-4 da Taça Guanabara.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

 Botafogo e Vasco já ficaram fora das semifinais nos últimos anos

Clubes mais ameaçados de ficarem fora das semifinais do Campeonato Carioca, Botafogo e Vasco já viveram essa situação recentemente. Desde 2021, os clubes classificados do 5 ao 8 colocado da Taça Guanabara disputam a Taça Rio, com semifinal e final. E, das três edições disputadas neste formato, o Glorioso participou de duas, enquanto o Vasco disputou uma edição. No primeiro ano, inclusive, os dois fizeram a final da Taça Rio e o Cruz-Maltino ficou com o título.

Em 2023, o Botafogo voltou a disputar a Taça Rio e, dessa vez, levantou a taça ao bater o Audax na final da competição.

Agenda dos clássicos na reta final da Taça Guanabara

8ª rodada

  • Fluminense x Vasco – quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024, às 21h30 (horário de Brasília);

9ª rodada

  • Botafogo x Vasco – domingo, 18 de fevereiro de 2024, às 16h (horário de Brasília);

10ª rodada

  • Flamengo x Fluminense – domingo, 25 de fevereiro de 2024, horário a confirmar;

11ª rodada

  • Fluminense x Botafogo – data e horário a definir;
Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel RodriguesSetorista

Jornalista formado pela UFF e com passagens, como repórter e editor, pelo LANCE!, Esporte News Mundo e Jogada10. Já trabalhou na cobertura de duas finais de Libertadores in loco. Na Trivela, é setorista do Vasco e do Botafogo.
Botão Voltar ao topo