Brasil

John Textor usa acerto com a Eagle para amenizar situação do Botafogo após eliminação

Após o Botafogo acumular mais um fracasso em 2025, John Textor garantiu que o clube vive um momento estável. Para isso, o dono da SAF alvinegra aproveitou o pós-jogo da eliminação para o Vasco na Copa do Brasil para anunciar que, enfim, chegou ao fim a briga com Eagle Holding pelo controle do clube.

Presente no Nilton Santos no empate em 1 a 1 com o Vasco, seguido de derrota nos pênaltis, nesta quinta-feira (11), Textor falou com a imprensa e afirmou estar alinhado com a Eagle em relação ao Botafogo. O empresário americano tratou o imbróglio judicial com os sócios da empresa, que se arrasta desde julho, como uma “briga de família”.

Até as melhores famílias brigam. No futebol, quando as famílias brigam, acontece em público. Mas a briga acabou. Estamos alinhados, vamos avançar. Eagle tem 90% das ações desse clube, não o clube social. Eagle é a dona. Adoramos o apoio que recebemos dos torcedores, adoramos o apoio que recebemos do clube social. A Eagle Football é dona desse clube, 90% dele. Eu sou o sócio majoritário da Eagle. Isso era verdadeiro há um ano, isso era verdadeiro há uma semana e será verdadeiro na próxima semana — afirmou John Textor.

Alex Telles lamenta após perder pênalti (Foto: Thiago Ribeiro/ Agif/Gazeta Press)
Alex Telles lamenta após perder pênalti (Foto: Thiago Ribeiro/ Agif/Gazeta Press)

Textor travava uma disputa judicial com a Eagle no Brasil e na Europa, além de também ter uma briga com Ares, empresa que virou sócia da Eagle, nos Estados Unidos. A disputa envolvia o controle do Botafogo, que foi dado como garantia em empréstimo feito pela Ares em 2023 para a compra do Lyon, da França, e que não foi pago por Textor.

O empresário americano chegou a abrir uma empresa nas Ilhas Caymam para tentar “recomprar” o Botafogo da própria Eagle. As partes também entraram em disputa sobre dívidas que Textor criou entre o Glorioso e o Lyon. Agora, ele afirma que o foco será no futebol.

— O foco hoje e no resto do ano é o futebol. A organização está bem. Nosso padrão é bem maior do que era no passado. Não me importo se as pessoas ficarem um pouco irritadas porque nos viram brigando, porque tivemos o mesmo tipo de problema que as organizações, as famílias, todo mundo tem… Toda essa besteira acabou. Nosso foco é acabar a temporada o mais forte possível.

Textor admite erros no Botafogo, mas não os cita

Ao falar sobre a eliminação na Copa do Brasil, Textor admitiu que cometeu erros durante 2025. No entanto, não os citou. Além disso, o empresário americano ainda indicou que o Glorioso pode brigar pelo Campeonato Brasileiro, mesmo 12 pontos atrás do líder Flamengo, que tem um jogo a mais.

— Não vou sofrer tanto assim. Esse é um trabalho difícil se você passar o tempo repensando o que fez. Tenho uma lista de 20 coisas que eu fiz errado, que nós fizemos errado. Fácil, certo? Nós saímos da Libertadores precocemente, fomos eliminados da Copa do Brasil. Fracassamos nos nossos principais objetivos de títulos de copas. Mas ainda temos muita coisa para jogar este ano. Esses caras têm orgulho. Vamos dar aos torcedores algo de bom este ano. Não vou dar uma lista de todos os meus erros. Ou ficaríamos aqui a noite toda — disse Textor.

— O trabalho não é fácil, colocamos muitos recursos, jogadores de qualidade, mas falhamos nos grandes objetivos que tínhamos. O Brasileirão ainda não acabou. É uma diferença possível. O Flamengo tem que jogar aqui, temos chances. Vamos lutar.

Eliminado da Copa do Brasil, o Botafogo agora volta suas atenções ao Brasileirão. O Alvinegro visita o São Paulo, no Morumbis, neste domingo (14), às 17h30 (horário de Brasília).

Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel RodriguesSetorista

Jornalista formado pela UFF e com passagens, como repórter e editor, pelo LANCE!, Esporte News Mundo e Jogada10. Já trabalhou na cobertura de duas finais de Libertadores in loco. Na Trivela, é setorista do Vasco e do Botafogo.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo