Ainda em busca de reforços, Botafogo inicia a pré-temporada de 2024 neste domingo
Com dois reforços anunciados até o momento, o Botafogo vai ter pouco tempo de preparo e já tem decisão pela Libertadores em fevereiro
Depois do frustrante 2023, o Botafogo inicia, neste domingo, a pré-temporada de olho em 2024. O elenco alvinegro se reapresenta nesta manhã, no Espaço Lonier, centro de treinamentos do clube, para iniciar os trabalhos com o técnico Tiago Nunes. Com dois reforços anunciados até o momento, o clube ainda está bem ativo no mercado em busca de mais jogadores para dar mais qualidade ao grupo, que vai ter uma missão decisiva para o ano do clube já em fevereiro.
Com a queda brusca de produção do Botafogo na reta final do último Campeonato Brasileiro, o time terminou a competição até mesmo fora do G4, sem vaga direta para a fase de grupos da Copa Libertadores. Assim, o clube vai precisar passar por duas fases prévias para chegar na etapa principal da competição. E o primeiro duelo de mata-mata já está marcado para o fim de fevereiro, contra o vencedor do confronto entre Aurora (BOL) x Melgar (PER).
Caso passe para a terceira e última fase prévia da Libertadores, o Botafogo ainda terá que enfrentar o vencedor do confronto entre Red Bull Bragantino e Águilas, da Colômbia, para chegar nos grupos da principal competição internacional do continente.
O Glorioso enfrenta na fase 2 da @Libertadores o vencedor do confronto entre Aurora x Melgar. A partida está com data prevista para semana do dia 21 de fevereiro. ⭐️ pic.twitter.com/XvA0BAxcuu
— Botafogo F.R. (@Botafogo) December 19, 2023
O Botafogo vai ter apenas dez dias de pré-temporada antes do primeiro jogo oficial do clube em 2023. O clube estreia no Campeonato Carioca no dia 17 de janeiro, quarta-feira, às 19h (horário de Brasília), contra o Madureira, no Nilton Santos. Nestes primeiros jogos, no entanto, o técnico Tiago Nunes ainda não deve utilizar o time principal.
Botafogo vai fazer parte da pré-temporada em resort
Para chegar bem no começo do Campeonato Carioca e, principalmente, no duelos de mata-mata da Copa Libertadores, o Botafogo vai se isolar durante parte da pré-temporada. Na próxima terça-feira, a delegação alvinegra viaja para Itu, no interior de São Paulo, onde o clube vai fazer parte dos trabalhos neste começo de ano. De acordo com o “ge”, o elenco vai ficar concentrado em um resort até o dia 15.
O hotel em que o Botafogo ficará hospedado foi usado pela seleção do Japão durante a Copa do Mundo de 2014. O espaço tem 130 mil metros quadrados e também já foi utilizado pela seleção brasileira feminina.
Botafogo tem dois reforços contratados
Apesar de muito ativo no mercado de transferências, o Botafogo vai começar a pré-temporada com apenas dois reforços confirmados. Até o momento, o clube anunciou as chegadas do goleiro John, que pertencia ao Santos e estava no Real Valladolid, da Espanha, e do atacante Jeffinho, que estava no Lyon. O ponta já deve estar presente junto com o elenco neste domingo, enquanto o goleiro ainda tem presença incerta.
Rabisca com classe! ?️⚽
Confira alguns lances do novo atacante do Fogão. Estavam com saudades desse gingado? pic.twitter.com/agp2kGDATC
— Botafogo F.R. (@Botafogo) January 5, 2024
Além destes dois reforços, o Botafogo tem outras negociações bem encaminhadas. O Glorioso já tem um acerto com o atacante Jefferson Savarino, do Real Salt Lake, dos Estados Unidos, e tem conversas avançadas com o Athletico-PR pelo zagueiro Lucas Halter. A diretoria alvinegra antes disputa com o Benfica a contratação do atacante argentino Benjamín Rollheiser, do Estudiantes de La Plata.
Mais saídas do que chegadas no Botafogo
Enquanto contratou apenas dois reforços até o momento, o Botafogo já teve confirmada as saídas de sete jogadores, enquanto outros dois estão perto de deixar o clube. Destes, três foram titulares em boa parte da temporada passada: o goleiro Lucas Perri, o zagueiro Adryelson e o lateral-direito Di Plácido. Diego Costa, que tinha contrato até o fim de 2023, ainda negocia a renovação, mas as conversas estão travas. Já JP Galvão ainda deve ser emprestado a Inter de Limeira.
Confira quem deixou o Botafogo
- Lucas Perri (goleiro);
- Adryelson (zagueiro);
- Di Plácido (lateral-direito);
- Lucas Fernandes (meia);
- Gabriel Pires (meia);
- Luís Henrique (atacante);
- Carlos Alberto (atacante).