Nada feito! STJD nega liminar do Botafogo e mantém adiamento de partida contra o Fortaleza
Botafogo cancela programação do jogo contra o Fortaleza e aguarda nova data estipulada pela CBF
Apesar dos esforços do Botafogo em cancelar o adiamento da partida diante do Fortaleza, que estava previamente marcada para esta terça-feira (24), mas acabou adiada pela CBF, O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) não concedeu liminar favorável ao time carioca, e o jogo segue suspenso. A entidade máxima do futebol brasileiro vai definir uma nova data para o jogo, válido pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O presidente do STJD, José Perdiz, negou a liminar impetrada pelo Botafogo. A partida do Glorioso diante do Leão do Pici teve seu adiamento definido por conta da suspensão do encontro do líder do Brasileirão frente ao Athletico Paranaense, que precisou ser suspenso por falta de energia no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro. Os times voltaram ao campo neste domingo (22), e ficaram no empate por 1 x 1. Como não obedeceria ao prazo mínimo estipulado de 72h para o próximo jogo em Fortaleza, a CBF decidiu por adiar o confronto desta terça-feira.
No despacho registrado pelo presidente do STJD, José Perdiz alegou que o Departamento de Competições da CBF tem a “competência exclusiva” para adiar a partida, e cabe aos clubes respeitarem e acatarem tal decisão. Outro pouto crucial para a decisão contra o Botafogo, foi o fato da desmobilização do Fortaleza, que cancelou a venda de ingressos, e alterou sua programação para a refejrida partida.
Botafogo cancela viagem para Fortaleza e preparação para o duelo
Mesmo com o cancelamento prévio da CBF, o Botafogo manteve o planejamento e a programação para o duelo diante do Fortaleza normalmente. Tanto é que a delegação do Glorioso estava com viagem marcada para o Ceará na tarde desta segunda-feira. Porém, com a decisão contrária, acabou cancelando a viagem que estava prevista para às 15h.
O Botafogo chegou a emitir uma nota no domingo (22), pedindo que a CBF revogasse a decisão do adiamento da partida, alegando que o elenco teria condições de disputar a partida diante do Fortaleza, mesmo com um prazo de apenas 66h entre o jogo contra o Athletico Paranaense, finalizado ontem, e a partida contra o Leão do Pici, previamente marcada para esta terça-feira (24), às 19h30 (horário de Brasília).
Resultados da rodada aumentam emoção na reta final do Brasileirão
Com 59 pontos na tabela, o Botafogo viu seus adversários encostarem na briga pelo título do Brasileirão. O RB Bragantino, vice-líder da competição, bateu o Fluminense de Fernando Diniz, pelo placar de 1 x 0, em Bragança Paulista, e somou seu 8º jogo seguido sem perder. Por conta do empate do time carioca diante do Athletico Paranaense, a distância entre os times diminuiu para sete pontos.
Quem se deu bem na rodada foi o Flamengo, que na estreia de Tite no Maracanã, bateu o Vasco da Gama pelo placar de 1 x 0, no Maracanã, e foi aos 50 pontos, pulando para a 3ª colocação. Sendo assim, a expectativa em torno da luta pelo caneco da principal divisão do futebol brasileiro aumenta, e pode dar um up na emoção dos jogos nas próximas rodadas.
A motivação dos torcedores do Flamengo com a vinda de Tite, a fase espetacular do RB Bragantino e a consistência do Botafogo desde que Lúcio Flávio chegou ao cargo de treinador vão proporcionar uma briga intensa na luta pelo título Brasileiro em 2023. Com o adiamento do jogo do Glorioso, resta saber a data que será escolhida para esta partida frente ao Fortaleza. Enquanto isso, o Flamengo vai visitar o Grêmio na próxima quarta-feira (25), às 21h30, na Arena em Porto Alegre, e o Braga recebe o Atlético-MG, em Bragança Paulista, também na quarta, porém às 19h.
Após enfrentar o Fortaleza, o Botafogo tem um encontro marcado diante do Cuiabá, em casa. O jogo está previsto para acontecer no dia 29 de outubro, às 20h, no Estádio Nilton Santos.