Brasil

Botafogo sai fortalecido de sequência no Rio para série de jogos fora de casa

Depois de sete jogos seguidos no Rio, com seis vitórias, o Botafogo de Artur Jorge terá uma série de jogos importante longe de casa

O Botafogo aproveitou bem a sequência de jogos que teve no Rio de Janeiro entre os meses de abril e maio. Foram sete jogos em 21 dias, e quase um mês sem sair da capital fluminense. Para além dos bons resultados, o período foi importante para o técnico Artur Jorge, que ainda começa um trabalho no clube e, agora, terá um Botafogo embalado e mais entrosado para uma sequência longe do Rio.

Por coincidências do calendário e o sorteio da Copa do Brasil, o Botafogo fez sete jogos seguidos no Rio de Janeiro entre abril e maio, por três competições diferentes. Foram seis como mandante, no Nilton Santos, e um clássico com o Flamengo no Maracanã, com mando do Rubro-Negro.

Quando esta sequência começou, Artur Jorge tinha pouco mais de dez dias no comando do time e apenas dois jogos pelo clube — ambos fora de casa, as derrotas para a LDU, pela Copa Libertadores, e para o Cruzeiro, pelo Campeonato Brasileiro. E o técnico aproveitou bem o período de quase um mês no Rio de Janeiro.

Apesar da sequência intensa de sete jogos em pouco mais de 20 dias, o longo período sem viagens foi importante para o treinador trabalhar o entrosamento do time, que passou por mudanças importantes após a sua chegada. E o resultado foi visto em campo. Foram seis vitórias e apenas uma derrota nesta sequência do Glorioso no Rio de Janeiro.

Neste período, o Botafogo se recuperou na Copa Libertadores e está muito vivo na briga por uma vaga nas oitavas de final da competição. Além disso, está na terceira colocação do Brasileiro, com um ponto a menos que o líder Athletico-PR, e saiu em vantagem contra o Vitória no confronto válido pela terceira fase da Copa do Brasil. A única derrota aconteceu no último domingo (5), para o Bahia, pelo Brasileiro.

Números do Botafogo em sequência no Rio de Janeiro

  • Jogos: 7
  • Vitórias: 6
  • Empates: 0
  • Derrotas: 1
  • Gols marcados: 15
  • Gols sofridos: 5
  • Aproveitamento: 85,7%

Resultados do Botafogo em sequência no Rio

  • Botafogo 2 x 1 LDU — Copa Libertadores
  • Botafogo 1 x 2 Bahia — Campeonato Brasileiro
  • Botafogo 1 x 0 Vitória — Copa do Brasil
  • Flamengo 0 x 2 Botafogo — Campeonato Brasileiro
  • Botafogo 3 x 1 Universitário — Copa Libertadores
  • Botafogo 5 x 1 Juventude — Campeonato Brasileiro
  • Botafogo 1 x 0 Atlético-GO — Campeonato Brasileiro

Artur Jorge evita fazer balanço do período

Apesar da boa sequência e dos bons números nestes sete jogos no Rio de Janeiro, o técnico Artur Jorge evitou fazer um balanço desta sequência de jogos. Após a vitória sobre a LDU por 2 a 1, na última quarta-feira, pela Copa Libertadores, o treinador português preferiu falar de todo o seu período no comando do clube.

— Um balanço que faço nunca pode ser em função de jogarmos no Rio ou fora. Meu balanço tem muito mais a ver com aquilo que foram os nove jogos jogados (desde que assumiu o Botafogo). Temos que ter a coragem, a capacidade para lutar onde quer que seja, sabendo que vamos ter tarefas e confrontos difíceis. Estamos perfeitamente conscientes de tudo isso. Mas temos também nossa ambição e capacidade para pensar que somos capazes de cumprir o objetivo. (…) Temos uma sequência de jogos fora, onde seguramente temos que prometer e nos comprometer, em cada um deles, é lutar pela vitória — afirmou Artur Jorge.

Botafogo agora terá sequência longe do Rio

Como afirmou Artur Jorge, depois desta sequência no Rio, o Botafogo agora terá uma série de jogos longe de casa. Mas menor do que a que teve na capital fluminense. Será quatro jogos fora de casa. Dois pelo Campeonato Brasileiro, um pela Copa Libertadores e a decisão contra o Vitória pela Copa do Brasil. Além disso, o Glorioso mais um jogo importante fora de casa pela Libertadores no fim de maio, contra o Junior Barranquilla-COL. Para Artur Jorge, o Botafogo deve jogar da mesma forma que atua no Nilton Santos.

– Não é o fator casa ou fora que pode determinar nossa ambição e determinação. Tenho dito que temos que ter a capacidade de jogar onde quer que seja, contra quem for, da mesma forma. Iremos com toda a certeza lutar por essas duas partidas, lutar pelos seis pontos que estão em disputa para conseguirmos o nosso objetivo. É fora? Será fora que vão contar conosco. É dessa forma que vejo as coisas, porque nessa altura temos de fato que buscar os pontos que perdemos em casa no primeiro jogo, e tentar repetir o resultado que tivemos aqui contra o Universitario – disse Artur Jorge.

Confira os próximos jogos do Botafogo

  • Fortaleza x Botafogo – Campeonato Brasileiro – domingo, 12 de maio de 2024 – 16h (horário de Brasília);
  • Universitario-PER x Botafogo – Copa Libertadores – quinta-feira, 16 de maio de 2024 – 19h (horário de Brasília);
  • Corinthians x Botafogo – Campeonato Brasileiro – domingo, 19 de maio de 2024 – 16h (horário de Brasília);
  • Vitória x Botafogo – Copa do Brasil – quarta-feira, 22 de maio de 2024 – 19h (horário de Brasília);
Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues é jornalista formado pela UFF e soma passagens como repórter e editor de Lance!, Esporte News Mundo e Jogada10.
Botão Voltar ao topo