Brasil

Artilheiro revela promessa curiosa de Mattos sobre Cruzeiro campeão em 2013

Borges contou, ainda, que foi ele o responsável pela indicação do zagueiro Bruno Rodrigo, multicampeão pela Raposa

Quando fala-se da trajetória do ex-atacante Borges no Cruzeiro automaticamente o bicampeonato brasileiro de 2013 e 2014 vem em mente. Se trata de algo natural, visto que o então camisa 9 teve papel fundamental na primeira conquista e esteve no elenco durante a segunda.

Porém, o que muitos não lembram é que Borges chegou ao Cruzeiro alguns meses antes, ainda durante a temporada 2012, quando a Raposa tinha dificuldades em desempenhar um bom futebol e estava cotada como candidata ao rebaixamento.

Borges comemora gol marcado pelo Cruzeiro no Brasileirão de 2012
Borges comemora gol marcado pelo Cruzeiro no Brasileirão de 2012 -Foto: Imago

O atacante revelou, em entrevista ao Charla Podcast, que ao comunicar ao Santos, clube que defendeu antes do Cruzeiro, que queria se transferir ao time estrelado, foi “alertado” por um dirigente de que estaria deixando o time de Neymar e companhia para jogar em uma equipe que, segundo o cartola, cairia para a segunda divisão nacional.

Borges, porém, estava convicto de sua escolha. Segundo ele, Alexandre Mattos, diretor de futebol do clube à época, viajou para fechar sua contratação e fez uma promessa ambiciosa.

— Ele pegou o vôo, chegou lá na minha casa. Sentou comigo assim, não entendi nada. Ele falou: ‘O Cruzeiro esse ano é um time que não vai cair. Vai ser difícil, não vai cair. Mas a gente vai montar um time para ser campeão ano que vem — revelou Borges.

Naquela temporada, o Cruzeiro terminou o Brasileirão em nono lugar, bem longe do rebaixamento. No ano seguinte, com a primeira promessa já cumprida, Mattos passou a trabalhar pela segunda.

— Em 2012 fui eu, o Tinga e o Ceará para o time. (…) Em 2013 chegaram Dedé, Nilton, Everton Ribeiro, Ricardo Goulart, e aí começou — continuou.

Borges indicou zagueiro para Alexandre Mattos

O atacante contou, ainda, que foi dele a indicação de um jogador que se tornou primordial nas campanhas vitoriosas do Cruzeiro em 2013 e 2014: o zagueiro Bruno Rodrigo, que foi seu companheiro no Santos.

— Ligo para o Alexandre e falo: ‘Tem um zagueiro muito bom para você trazer para cá. O Bruno Rodrigo. Ele não está de titular, em um processo de contrato’. O Alexandre entrou em contato e trouxe. O que aconteceu ali é difícil acontecer novamente. Ele foi tão feliz nas contratações, que o Cruzeiro encaixou de um jeito que ninguém esperava — elogiou Borges.

Naqueles anos, a equipe comandada por Marcelo Oliveira, também muito elogiado pelo ex-atacante, não tomou conhecimento dos adversários, sendo campeão de forma irretocável, em anos que ficaram marcados na história do futebol brasileiro.

Zagueiro Bruno Rodrigo comemora gol marcado pelo Cruzeiro
“Cabeça de Míssil”, Bruno Rodrigo ficou marcado pelos vários gols que fez com a camisa do Cruzeiro – Foto: Imago

Borges no Cruzeiro

Um dos mais icônicos goleadores do Século XXI no futebol brasileiro, Borges chegou ao Cruzeiro em 2012 e ficou no clube até 2014.

Na Raposa, o atacante foi campeão brasileiro em 2013 — quando foi o artilheiro da equipe no ano, com 19 gols — e em 2014, além de também ter ganhando o Campeonato Mineiro de 2014.

Após bons anos em 2012 e 2013, sofreu com lesões em 2014, tendo marcado apenas dois gols na temporada.

Ele deixou o clube ao fim de 2014, indo defender a Ponte Preta no ano seguinte.

No total, foram 75 jogos disputados pelo Cruzeiro e 21 gols anotados, muitos deles decisivos.

Foto de Maic Costa

Maic CostaSetorista

Maic Costa é mineiro, formado em Jornalismo na UFOP, em 2019. Passou por Estado de Minas, No Ataque, Superesportes, Esporte News Mundo, Food Service News e Mais Minas, antes de se tornar setorista do Cruzeiro na Trivela.
Botão Voltar ao topo