Brasil

Técnico português pede à CBF fim de suspensão por injúria racial contra jogadora do Bahia

STJD julgará pedido do treinador luso nesta segunda-feira (17)

O técnico português Hugo Duarte, condenado pela CBF a oito jogos de suspensão por ato de racismo contra uma jogadora do Bahia em julho de 2024, pediu a desconstituição da pena, e o o pedido será julgado nesta segunda-feira (17) no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

O treinador deseja voltar a trabalhar, mas a suspensão tem causado dificuldades para assumir um clube por conta da suspensão, que tomaria praticamente toda a temporada dos campeonatos femininos Série A2 e Série A3, em que ele costuma treinar.

O caso segue transitando na Justiça Criminal e a defesa do treinador acredita que a Justiça Desportiva não pode declarar a ocorrência de um crime, já que se trata de um departamento administrativo interno da CBF.

Relembre a acusação de racismo de jogadora do Bahia

Suelen em ação pelo Bahia
Suelen em ação pelo Bahia (Foto: Instagram/Suelen)

Em 7 julho do ano passado, durante a comemoração do acesso do Bahia à Primeira Divisão do Futebol Feminino, após um empate sem gols com o JC Amazonas no estádio de Pituaçu, em Salvador, houve uma confusão e Suelen, jogadora do Tricolor, acusou Hugo Duarte, então técnico do time amazonense, de chamá-la de “macaca”.

— A naturalização que se foi proferida mais de uma vez pela expressão racista “macaca” tenta silenciar a minha figura como mulher preta no esporte, porém o ato denúncia é a arma que tenho para combater o racista — escreveu Suelen em publicação nas redes sociais à época.

Hugo Duarte foi preso em flagrante, mas a Justiça concedeu liberdade provisória ao treinador por pagamento de fiança de 30 salários mínimos. Na decisão, a juíza Marcela Moura França determinou:

  • Proibição de aproximação a menos de 200 metros da vítima
  • Comparecimento em juízo por um ano e a todos os atos processuais
  • Proibição de se ausentar da comarca onde reside sem autorização

Foto de Romulo Giacomin

Romulo GiacominRedator de esportes

Formado em Jornalismo na UFOP, passou por Mais Minas, Esporte News Mundo, Estado de Minas e Premier League Brasil. Atualmente, escreve para a Trivela.
Botão Voltar ao topo