BrasilBrasileirão Série A

Como Atlético-MG, Cruzeiro, Grêmio, Inter e Vasco vão se preparar durante o Mundial

Clubes brasileiros que não disputarão competição nos EUA definem cronograma de intertemporada

O período de paralisação do futebol brasileiro durante a disputa do Mundial de Clubes será de ótimo proveito para os clubes que não disputarão o torneio. Com exceção de Palmeiras, Botafogo, Flamengo e Fluminense, que estarão buscando o título da Copa do Mundo de Clubes da Fifa, nos Estados Unidos, os demais clubes terão tempo para treino e descanso.

Com um mês sem jogos do Brasileirão, Sul-Americana, Libertadores e Copa do Brasil, os clubes dividirão seus calendários da maneira que melhor se encaixar. Alguns darão férias mais longas, outros organizarão amistosos, e tem equipe que vai até disputar um troféu no período: o da Recopa Gaúcha.

Veja como será a preparação de Atlético-MG, Cruzeiro, Grêmio, Inter e Vasco vão se preparar durante o Mundial.

Sequência intensa de jogos fará Atlético-MG focar nos treinamentos no período do Mundial

O Atlético-MG, que segue disputando Brasileirão, Sul-Americana e Copa do Brasil, enxerga na paralisação um bom período para descanso e treinamentos específicos para os torneios que disputa, visto que o clube sabe que terá uma sequência pesada de jogos após a pausa.

Em um intervalo de 15 dias, o Galo enfrentará três clubes que estão no G7 do Brasileirão: Bahia, Palmeiras e Flamengo, além de jogos dos playoffs da Sul-Americana e das oitavas de final da Copa do Brasil.

A programação pré-definida do Atlético-MG conta com férias de 13 dias aos jogadores antes de retomarem os treinos, que devem ser feitos como de costume, uma vez que não há amistosos programados pelo clube.

Com isso, o calendário do Galo fica definido da seguinte forma:

  • 13 a 25 de junho: Período de férias dos atletas e comissão técnica.
  • 26 a 12 ou 13 de julho: Período de treinamentos no CT.
  • 12 ou 13 de julho: Bahia x Atlético-MG – horário à definir – Arena Fonte Nova – 13ª rodada do Brasileirão.
Cuca, treinador do Atlético-MG (Foto: Imago)
Cuca, treinador do Atlético-MG (Foto: Imago)

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Cruzeiro deve realizar amistosos no período

Terceira “pré-temporada”: assim é que o Cruzeiro define o período em que ficará sem jogos durante o Mundial de Clubes. A Raposa concederá férias aos jogadores, além de realizar ao menos um amistoso no período.

Vice-líder do Brasileirão, o clube terá um mês para descanso e ajustar o que é necessário na equipe. O time mineiro volta a campo apenas no dia 12 ou 13 de julho, quando enfrenta o Grêmio, pelo torneio nacional.

O clube definiu que concederá 14 dias de férias aos atletas, entre 13 e 26 de junho. Os outros dias restantes, referentes às férias dos atletas, serão dados em dezembro, após o fim do Campeonato Brasileiro.

A representação de elenco e comissão técnica está marcada para o dia 27 de junho, na Toca da Raposa 2, iniciando um período de intertemporada até o retorno das competições.

Leonardo Jardim é o técnico do Cruzeiro Photo: Fernando Moreno/AGIF (Photo by Fernando Moreno/AGIF/Sipa USA)

Além disso, também há a possibilidade da Raposa realizar ao menos um amistoso durante o período de treino que vai de 27 de junho a 12 ou 13 de julho. A ideia do Cruzeiro é buscar algum clube brasileiro, que também não estará disputando o Mundial de Clubes, para organizar a partida.

Com isso, o calendário do Cruzeiro fica definido da seguinte forma:

  • 13 a 26 de junho: Período de férias dos atletas e comissão técnica.
  • 27 a 12 ou 13 de julho: Período de treinamentos no CT, com possibilidade de amistosos
  • 12 ou 13 de julho: Cruzeiro x Grêmio – horário à definir – Mineirão – 13ª rodada do Brasileirão.

Com parte do elenco em recuperação, Internacional destinará pausa do Mundial para férias

No caso do Internacional, o Departamento de Futebol comunicou que o elenco entrará em um período de férias, que se estenderá dos 13 de junho a 28 do mesmo mês.

O Colorado chegou ao intervalo da Data Fifa com problemas no elenco. Ao todo, 12 desfalques passam por tratamento no Departamento Médico do clube. Entre os jogadores afastados estão Rochet, com uma fratura na mão esquerda; Bruno Gomes e Gabriel Mercado que passaram por uma cirurgia no joelho esquerdo; Victor Gabriel, com uma entorse no tornozelo direito, além de Bernabei, Fernando, Vitinho, Carbonero, Borré, Enner Valencia, Ricardo Mathias e Lucca.

Ainda antes da partida contra o Atlético-MG, no dia 12 de junho, o Internacional atualizou a situação de parte dos jogadores. Fernando, que rompeu o ligamento cruzado posterior do joelho direito, “seguirá protocolo não cirúrgico, com cronograma de acompanhamento e etapas definidas para sua recuperação”, de acordo com o clube.

internacional treino
Internacional se prepara antes para última rodada do Brasileirão antes do Mundial Foto: Sport Club Internacional/X

No caso de Vitinho, o Inter informou que o atacante precisou passar por uma cirurgia devido a uma fratura no cotovelo esquerdo. Borré, que há pouco retornou após uma lesão muscular na coxa esquerda, apresentou problemas no abdômen, classificado como lesão de grau 2 no músculo oblíquo abdominal esquerdo. Ambos ainda não tem previsão de retorno.

Ainda de acordo com o Internacional, Carbonero — que teve lesão grau 2 na coxa esquerda — está em fase de transição, assim como Ricardo Mathias, que sentiu um desconforto muscular. Ambos apresentam chances de recuperação em tempo hábil para o retorno após o Mundial.

Em um caso à parte, há também Enner Valencia, que foi diagnosticado com uma lesão muscular na coxa esquerda, mas foi convocado pela seleção equatoriana para a rodada dupla das Eliminatórias.

Com isso, o calendário do Internacional fica definido da seguinte forma:

  • 13 a 28 de junho: Período de férias dos atletas e comissão técnica.
  • 28 a 12 ou 13 de julho: Período de treinamentos no CT.
  • 12 ou 13 de julho: Internacional x Vitória – horário à definir – Beira Rio – 13ª rodada do Brasileirão.

Grêmio terá agenda intensa, dividida entre férias, amistosos e disputa da Recopa Gaúcha

O Grêmio terá um período intenso durante a Data Fifa. Disputando o Campeonato Brasileiro, a Sul-Americana, além da Recopa Gaúcha, o elenco terá, inicialmente, 10 dias de férias, que ocorrem entre 13 e 22 de junho.

GREMIO X SPORTIVO LUQUENO – SUL-AMERICANA
Grêmio disputa Campeonato Brasileiro, Sul-Americana e Recopa Gaúcha Foto: IMAGO / Pera Photo Press

Em seguida, a equipe retorna aos treinos, planejando compromissos como amistosos. O clube não divulgou as datas e times que participarão das atividades. Para além dos treinos, o Grêmio também disputará a Recopa Gaúcha, contra o São José no dia 8 de julho.

Com isso, o calendário do Grêmio fica definido da seguinte forma:

  • 13 a 22 de junho: Período de férias dos atletas e comissão técnica.
  • 23 a 12 ou 13 de julho: Período de treinamentos no CT, com possibilidade de amistosos
  • 8 de julho: Grêmio x São José – às 19h30 (de Brasília) – Arena do Grêmio – Recopa Gaúcha
  • 12 ou 13 de julho: Cruzeiro x Grêmio – horário à definir – Mineirão – 13ª rodada do Brasileirão.

Vasco aposta em período de treinos para Diniz implementar ideias

O Vasco tem um objetivo bem definido para esta pausa durante o Mundial de Clubes. Depois de um período de 10 dias de férias, o clube quer usar este tempo como uma intertemporada para Fernando Diniz implementar ainda mais as suas ideias e filosofia de jogo junto ao elenco vascaíno.

Contratado em maio, Diniz chegou ao Vasco em meio a uma maratona de jogos, com pouco tempo para trabalhar com o elenco. Antes da pausa para a Data Fifa, o treinador teve seis jogos em 19 dias, além do último duelo com o São Paulo, no MorumBIS.

Agora, após o período de férias que os jogadores terão entre 13 e 22 de junho, Fernando Diniz terá 21 dias para trabalhar com o elenco no CT Moacyr Barbosa antes da retomada do Campeonato Brasileiro. Estas três semanas serão essenciais para o treinador tentar colocar em prática seu estilo de jogo.

Fernando Diniz vai ter 21 dias de treinos com o elenco (Foto: Matheus Lima/Vasco)
Fernando Diniz vai ter 21 dias de treinos com o elenco (Foto: Matheus Lima/Vasco)

A diretoria do Vasco está em contato com outros clubes para acertar a realização de jogos-treino e amistosos durante esta pausa para o Mundial de Clubes.

Mas não serão todos os jogadores do Vasco que terão 10 dias de férias agora em junho. O meia Estrella e o atacante David, que se recuperam de lesões, seguirão uma programação específica junto ao Departamento de Saúde e Performance (DESP). Os dois já estão em fase de recondicionamento físico.

Calendário do Vasco durante pausa para o Mundial de Clubes

  • 13 a 22 de junho: Período de férias;
  • 23 de junho a 11 de julho: Reapresentação e início do período de treinamentos no CT Moacyr Barbosa, com possibilidade de jogos-treino e amistosos;
  • 12 ou 13 de julho: Vasco x Botafogo – horário a definir – Mané Garrincha (Brasília) – 13ª rodada Campeonato Brasileiro;

E enquanto isso?

Enquanto o Brasileirão está pausado e os times se preparam para surpreender no retorno em julho, nada melhor do que uma cobertura especializada da Trivela para o torneio do momento. Além de repórteres in loco para te aproximar das informações, temos uma guia de apostas do Mundial de Clubes preparado para ajudar os entusiastas das bets nessa competição. Vale ficar de olho e torcer, sempre com responsabilidade!

Foto de Gabriella Brizotti

Gabriella BrizottiRedatora de esportes

Formada em jornalismo pela Unesp, sou uma apaixonada pelo esporte em geral, principalmente o futebol. Dentre as minhas paixões, está o futebol argentino e suas 'hinchadas'.
Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel RodriguesSetorista

Jornalista formado pela UFF e com passagens, como repórter e editor, pelo LANCE!, Esporte News Mundo e Jogada10. Já trabalhou na cobertura de duas finais de Libertadores in loco. Na Trivela, é setorista do Vasco e do Botafogo.
Foto de Carol Guerra

Carol GuerraRedatora de esportes

Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), com passagens pelo Globo Esporte, Jornal do Commercio e Diario de Pernambuco.
Botão Voltar ao topo