Brasil

Arthur Cabral no Cruzeiro: o que o Benfica quer para negociar o jogador?

Atacante de 26 anos foi sondado pelo clube celeste, que busca mais um nome para a posição

O Cruzeiro segue em busca de reforços para chegarem ao clube na janela de transferências que se abre em 10 de julho e, após fechar com Cássio, ídolo do Corinthians, e oficializar o interesse em contratar o volante Thiago Mendes, do Al-Rayyan, do Catar, o clube celeste também sondou o atacante Arthur Cabral, do Benfica, de Portugal.

Com dinheiro em caixa após a venda da SAF do clube, de Ronaldo Nazário para Pedrinho BH, o Cruzeiro passou a “pensar grande” e o CEO de futebol, Alexandre Mattos, passou a fazer consultas por diversos jogadores, sendo Arthur Cabral, conforme adiantou a Itatiaia, um deles.

Arthur foi contratado pelo Benfica em agosto de 2023, junto à Fiorentina, da Itália, por nada menos que 20 milhões de euros (R$ 107 milhões na época) com mais 5 milhões de euros (R$ 27 milhões) em variáveis, mas não agradou e logo se tornou uma peça dispensável no clube português.

O atacante marcou 11 gols e deu três assistências em 43 jogos na temporada, números não muito distantes daqueles que teve em sua última temporada na Fiorentina, 17 gols e uma assistência em 48 jogos, mas suas atuações no futebol português não convenceram.

Além do futebol apresentado, uma atitude extracampo prejudicou a imagem de Cabral com os torcedores do Benfica. No último dia 12 de dezembro, Arthur deixava o Estádio da Luz, após o empate das Águias com o Farense, em 1 a 1, quando foi filmado por benfiquistas e reagiu mostrando o dedo do meio, o que transformou o jogador em um desafeto de sua própria torcida.

O jogador até chegou a ter boa sequência após o fato, em especial entre o final de janeiro e início de fevereiro de 2024, mas as boas atuações cessaram e ele passou a transitar entre titularidade e reserva. Agora, com o fim da temporada europeia, o Benfica decidiu se desfazer do atacante.

O que o Benfica quer para negociar Arthur Cabral?

Apesar do desejo do Benfica de se livrar de Arthur Cabral, não se trata de uma negociação fácil e o Cruzeiro sabe disso. O time português investiu alto para contratar o atacante e quer recuperar parte do dinheiro gasto na transferência. Por isso, as Águias não desejam, inicialmente, emprestar o atleta, que tem contrato com o clube até meados de 2028.

Ainda que o Cruzeiro chegue para a próxima janela com grande poder de investimento, se aproximar de um valor de 20 milhões de euros por um jogador não é tarefa fácil e, por isso, Alexandre Mattos precisará negociar melhores condições para uma eventual investida no atleta.

Arthur Cabral chegou a ter grande destaque no futebol europeu

Apesar do momento de baixa, Arthur Cabral viveu grande fase na Europa nos últimos anos. Revelado pelo Ceará em 2015, ainda antes de completar 18 anos, o atacante se destacou no Vozão na temporada de 2018, sendo negociado com o Palmeiras em 2019. Ele ficou por oito meses no verdão, mas sem muitas oportunidades, foi emprestado ao Basel, da Suíça, onde despontou.

Arthur Cabral se tornou um grande artilheiro em seus tempos de Basel, chegando a marcar 27 gols e dar cinco assistências em sua última temporada pelo clube. Sua veia goleadora chamou a atenção de grandes clubes europeus, além de ter rendido uma convocação para a Seleção Brasileira de Tite, em 2021.

No início de 2022, o jogador foi vendido à Fiorentina da Itália. Após uma adaptação lenta e de poucos gols, ele deslanchou, na temporada 2022/23, se tornando peça importante da equipe, até ser vendido ao Benfica, onde está até o momento.

Foto de Maic Costa

Maic Costa

Maic Costa é mineiro, formado em Jornalismo na UFOP, em 2019. Passou por Estado de Minas, Superesportes, Esporte News Mundo, Food Service News e Mais Minas, antes de se tornar setorista do Cruzeiro na Trivela.
Botão Voltar ao topo