Brasil

Arrascaeta abre o jogo sobre futuro e continuar no Flamengo ou não

Ídolo do Flamengo, Arrascaeta quer cumprir contrato com o clube, já que é protagonista e disputa os melhores torneios do continente todos os anos

Arrascaeta é um dos principais jogadores do Flamengo desde que desembarcou no Rio de Janeiro, em 2019. O uruguaio é multicampeão e destaque dessa geração que marcou época para os torcedores. Ídolo da torcida, ele recebe constantes sondagens dos mais diferentes cantos do mundo, mas sempre apontou o desejo de permanecer no Rubro-Negro.

O mais recente interesse a emergir foi o do Boca Juniors, mas o próprio Flamengo rechaçou, na figura de Marcos Braz, vice-presidente de futebol. Arrascaeta confirmou que se sente honrado pelas procuras, mas que quer permanecer no Rio de Janeiro, não apenas pela adaptação. Segundo o uruguaio, o motivo pela permanência é a chance que o Rubro-Negro proporciona no currículo.

— É que, na verdade, na América com o Flamengo estamos sempre disputando coisas importantes. Tirando 2023, em todos os anos ganhamos campeonatos de prestígio. Aqui no Flamengo tenho contrato até 2026 e em todos os anos sempre tive muitos minutos. Isso me mantém feliz e hoje em dia pesa muito — confirmou.

Arrascaeta cumprirá contrato com o Flamengo

Em entrevista ao programa Punto Penal, do Canal 10 da TV uruguaia, Arrascaeta confirmou que tem tudo para permanecer no Rio de Janeiro até dezembro de 2026. O meia revelou que somente um desafio de vestir a camisa de um gigante europeu o motivaria a deixar o Flamengo, algo que, na opinião dele, é mais complicado por conta da idade. O uruguaio, vale destacar, completará 30 anos em 2024.

— Olha, o que eu posso te dizer, assim, hoje em dia, pela idade que eu já tenho, é muito difícil uma equipe de grande prestígio na Europa poder investir. Porque para sair do Flamengo é difícil, a cláusula é alta. Então, ir para uma equipe que talvez na Europa não lute por coisas importantes não me motiva muito. O que sempre decidi é estar com o Flamengo lutando por coisas importantes. Obviamente as portas nunca se fecham, mas é um pouco mais difícil neste momento da minha carreira — analisou.

A cláusula que Arrascaeta comenta é a multa rescisória presente no seu contrato, que gira em torno de 50 milhões de euros, mais de R$ 250 milhões na cotação atual. Como os valores estão fora de cogitação para todos os clubes do continente sul-americano, sendo vistos apenas no futebol europeu, o camisa 14 está tranquilo. Dirigentes do Flamengo, inclusive, já confirmaram em outras ocasiões que o uruguaio só sai pela multa.

Brincadeira com Braz

Como mencionado, o interesse mais recente em Arrascaeta veio do Boca Juniors. Segundo o portal TyC Sports da Argentina, o craque uruguaio é o sonho de consumo de Riquelme para a janela de transferências do meio do ano, mas o Flamengo tratou de retrucar a possível saída. Marcos Braz, vice-presidente de futebol, foi bem-humorado ao falar que os xeneizes precisariam vender La Bombonera para comprar o camisa 14.

O meia revelou detalhes sobre a brincadeira e confirmou que Braz comentou que não poderia mais pisar na Argentina, não apenas pela provocação ao Boca Juniors, mas por comprar Agustín Rossi e Nicolás De La Cruz do mercado local nas últimas janelas. Perguntado se tinha vontade de vestir a camisa xeneize, o uruguaio voltou a frisar que o Flamengo lhe dá mais oportunidades de títulos e glórias.

Braz sorri ao lado de Arrascaeta durante a apresentação do uruguaio, em 2019 (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)

Pressão por títulos

Se o foco é o Flamengo, o mais importante nesta temporada serão os títulos. O Rubro-Negro passou o 2023 em branco, o primeiro ano que o clube não levantou nenhuma taça desde 2019, dessa forma, a pressão é grande para voltar ao caminho das glórias.

— Aqui temos que tentar ganhar tudo. Não temos uma prioridade número 1. Temos que ir passo a passo. Sabemos que o Brasileirão se decide nas últimas rodadas lá em dezembro, mas já começa em abril. A Libertadores tem muito prestígio. A Copa do Brasil tem a maior premiação. Para o clube, para os jogadores, e pela torcida, nós somos obrigados a pensar em ganhar tudo — finalizou.

O uruguaio acabou de conquistar a Taça Guanabara pelo Flamengo e acumula 11 títulos de expressão desde 2019. Ele é titular absoluto da equipe de Tite, que iniciará a disputa da semifinal do Campeonato Carioca neste sábado (09), diante do Fluminense. A bola rola para o clássico a partir das 21h (de Brasília), no Maracanã.

Foto de Guilherme Xavier

Guilherme XavierSetorista

Jornalista formado pela PUC-Rio. Da final da Libertadores a Série A2 do Carioca. Copa do Mundo e Olimpíada na bagagem. Passou por Coluna do Fla e Lance antes de chegar à Trivela, onde apura e escreve sobre o Flamengo desde 2023.
Botão Voltar ao topo