Brasil

FPF escala árbitro envolvido em polêmica com o Santos, no ano passado, para apitar confronto com a Portuguesa

Duelo único e eliminatório entre Santos e Portuguesa será disputado domingo (17) às 20h15 (horário de Brasília)

A Federação Paulista de Futebol (FPF) confirmou, nesta sexta-feira (15), a arbitragem para o confronto entre Santos e Portuguesa, domingo (17), às 20h15 (horário de Brasília), válido pelas quartas de final do Campeonato Paulista. O duelo único e eliminatório terá como autoridade máxima o experiente Raphael Claus. Esse será o segundo jogo do Peixe apitado por Claus no Estadual. O primeiro foi a derrota por 2 a 1 para o Palmeiras, no Allianz Parque, pela 3ª rodada da competição.

Claus estará acompanhado da assistente Neuza Ines Back e de Rafael Tadeu Alves de Souza. O VAR ficará sob responsabilidade de José Claudio Rocha Filho.

Assistente número 1 da partida, Inês também trabalhará pela segunda vez em um jogo do Peixe no Estadual. O primeiro foi a vitória alvinegra sobre o Botafogo-SP, por 1 a 0, em Ribeirão Preto. Situação semelhante de Rafael Tadeu, assistente número 2, que fez companhia para Claus no clássico contra o Palmeiras, em 28 de janeiro.

Árbitro de vídeo, José Claudio trabalhou na vitória do Santos sobre o Água Santa, em São Bernardo, por 1 a 0.

Claus não desfruta de simpatia dos santistas

Alvo de constantes críticas por parte da torcida do Santos, Claus desagradou muito os alvinegros no ano passado durante a derrota do Peixe para o Red Bull Bragantino, na Vila Belmiro, por 3 a 1. A polêmica da oportunidade foi um suposto pênalti ignorado em cima de Lucas Braga, atualmente no futebol japonês, que poderia ter dado outro desfecho ao confronto.

Além da derrota para o Red Bull Bragantino, em 2023 Claus apitou outros cinco jogos do Santos.

  • Guarani 2×0 Santos – Brinco de Ouro da Princesa – Campeonato Paulista
  • Santos 1×0 São Bento – Vila Belmiro – Campeonato Paulista
  • Santos 4×0 Portuguesa – Vila Belmiro – Campeonato Paulista
  • Santos 0x0 Palmeiras – Vila Belmiro – Campeonato Brasileiro
  • Santos 0x0 São Paulo – Vila Belmiro – Campeonato Brasileiro

Dupla de Copa do Mundo para Santos e Portuguesa

Por mais que desagrade a torcida do Santos, Claus ainda é um dos principais árbitro do nosso futebol. Prova disso é que foi um dos representates do Brasil na Copa do Mundo de 2022, no Catar. E não só ele, a assistente Neuza Ines Back também esteve no Mundial.

Junto com eles, estiveram presentes na Copa o árbitro Wilton Pereira Sampaio e os assistentes Bruno Boschilia, Danilo Manis, Rodrigo Figueiredo

Confronto vale vaga na Copa do Brasil 2025

Dono da segunda melhor campanha da primeira fase, com 25 pontos, o Santos só corre o risco de não voltar à principal competição de mata-mata do país por meio do Estadual, se for eliminado pela Portuguesa e o Palmeiras também acabar desclassificado pela Ponte Preta nas quartas de final.

Neste cenário, os quatro semifinalistas garantirão as suas vagas à Copa do Brasil, junto com o próprio Alviverde, que terminou a primeira fase como líder geral, com 28 pontos. Desta forma, o Peixe terminará com a sexta colocação.

Por outro lado, uma vitória palmeirense garante ao Alvinegro, independentemente do resultado com a Lusa, a quinta melhor campanha do campeonato, justamente por conta do desempenho na primeira fase do Paulistão.

Santos depende dele para voltar à Copa do Brasil

Ainda que o Palmeiras seja eliminado no sábado, os torcedores santistas não precisam se preocupar.
Uma vitória simples contra a Portuguesa, no domingo, confirma o Peixe na próxima edição da competição mais rentável do país em 2025, pois a equipe de Fábio Carille estará garantida entre os quatro melhores times do Paulistão.

Foto de Bruno Lima

Bruno Lima

Bruno Lima nasceu em Santos (SP) e se formou em Jornalismo na Universidade Católica de Santos (UniSantos) em 2010. Antes de escrever para Trivela, passou por A Tribuna.
Botão Voltar ao topo