Ancelotti: ‘O Brasil tem pelo menos 70 jogadores que poderiam estar na Seleção’
Técnico italiano também falou sobre a atmosfera do público brasileiro e exaltou Vinicius Junior
Carlo Ancelotti convocará a seleção brasileira nesta segunda-feira (16) para amistosos contra França e Croácia. Essa será a última convocação antes da Copa do Mundo, que acontece entre junho e julho nos Estados Unidos, México e Canadá.
Ambos os amistosos, realizados no final de março, ajudarão Ancelotti a definir a lista final de 26 atletas que estarão em busca do hexa. No entanto, essa missão é bastante complexa. Segundo o treinador italiano, o Brasil tem ao menos 70 jogadores que poderiam vestir a amarelinha.
— Me sinto menos estressado porque não há muitos jogos (em comparação com o Real Madrid); é um trabalho mais de observação. Não há necessidade de preparar treinos todos os dias; é um tipo de trabalho diferente, com muito mais tempo livre, mas é um trabalho interessante, e você tem que observar os jogadores… O Brasil tem pelo menos 70 jogadores que poderiam estar na seleção, e avaliar todos eles não é tão simples — disse o técnico em entrevista ao jornal espanhol “Marca”.
O desafio de Ancelotti é grande. Há boas disputas de posição em vários setores da seleção brasileira. A convocação para os amistosos da Data Fifa ganha ares de suma importância para responder a algumas das dúvidas, como nas laterais.

Ancelotti já reconhece atmosfera brasileira
Contratado em maio de 2025 para substituir Dorival Júnior, Ancelotti precisou de menos de um ano para já reconhecer a atmosfera brasileira. O treinador foi bem recebido no país e agora poderá viver um Mundial comandando a seleção mais vezes campeã do torneio, com cinco títulos. Para o italiano, há bastante diferença em relação ao clima apresentado na Europa.
Até mesmo por isso, a pressão é ainda maior e os jogadores acabam sendo prejudicados. Para Ancelotti, isso é algo que deve ser mudado na mentalidade dos atletas que forem convocados.
— O desafio deve ser uma motivação para melhorar. A minha impressão é que existe um ambiente voltado para a vitória. Há muita pressão, é verdade, mas também um carinho incrível pela seleção. Aqui, quando a seleção joga, o mundo inteiro para; não é a mesma atmosfera que na Europa. Acho que na Europa as seleções perderam um pouco do seu apelo com a agenda lotada, com competições como a Liga dos Campeões. No Brasil, o time mais importante é a seleção, e, para os jogadores, vestir a camisa é muito especial. Isso é bom, mas também existe uma pressão excessiva sobre os jogadores. Um erro em um amistoso aqui é punido, e eu quero conversar sobre isso com eles para que não se pressionem tanto — afirmou.

- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Vini Junior é elogiado por Ancelotti
Com a vaga praticamente garantida para a Copa do Mundo, Vinicius Junior é um dos jogadores mais queridos por Ancelotti. A dupla trabalhou junta no Real Madrid — teve sucesso — e agora está se reencontrando na seleção brasileira.
O treinador avaliou o trabalho do brasileiro e não poupou palavras para exaltar o jogador. O italiano não confirmou a convocação do atacante, mas demonstrou confiança e apoio ao atleta.
— Vinicius nunca decepcionou ninguém em jogos importantes. Não me lembro de uma única semifinal ou quartas de final em que o Vini tenha cometido um erro. Talvez o Vinicius tenha se frustrado em Valência [cidade onde sofreu racismo durante um jogo do Real Madrid] e perdido a concentração, mas ele nunca fez isso em jogos importantes. Estou convencido de que ele fará uma ótima Copa do Mundo se estiver na seleção — iniciou.
— Vinicius é brasileiro; ele tem o caráter de um brasileiro. Os brasileiros são pessoas alegres e muito humildes. Ainda não conheci uma pessoa arrogante, nem na CBF nem entre os brasileiros que conheço. Vinicius é humilde, alegre e extraordinariamente talentoso — completou.



