Zubeldía prefere correr risco com volante titular a usar jogador arquivado no São Paulo
Sem tempo para descanso, titular absoluto do treinador acumula sequência de 18 jogos consecutivos pelo Tricolor em 2025

Em meio a uma profusão de lesões que parece não ter fim, Luis Zubeldía se vê obrigado a rodar o elenco e mudar a escalação do São Paulo partida após partida.
As alterações, seja por opção tática ou por necessidade, são constantes. Mas há um jogador que não sai do time, independentemente do esquema tático ou do calendário.
Alisson chegou à marca de 18 jogos seguidos como titular do São Paulo em 2025 na vitória por 2 a 1 sobre o Náutico, na última terça-feira (20), nos Aflitos, pela Copa do Brasil.

A sequência absurda de Alisson no São Paulo
A sequência iniciou no dia 3 de março, na vitória por 1 a 0 do São Paulo sobre o Novorizontino, pelo Campeonato Paulista.
Desde então, Alisson fez um total de 18 partidas em 78 dias. Ou seja: uma média de um jogo a cada quatro dias.
Além de jogar muito, o volante também fica muito tempo em campo. O jogador atuou os 90 minutos em 12 das 18 partidas e jogou ao menos 60 minutos em 16 delas.
Alisson em 2025
- 26 jogos (86,6% de um total de 30 jogos do São Paulo no ano)
- 25 jogos como titular
- 18 jogos seguidos na equipe
- 2039 min. em campo (75,5% de um total de 2.700 min. da equipe)
- 1 gol marcado
🔛 Vitória, classificação e Super Bastidores no ar!
O Tricolor garantiu vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil, e na #SPFCplay você confere os detalhes da classificação!
📺 Assista: https://t.co/cnFZGSMEqw#VamosSãoPaulo 🇾🇪
🎥 Gutierre Filmes pic.twitter.com/Yu7lloFE6F
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) May 21, 2025
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Zubeldía prefere correr risco com Alisson a usar jogador arquivado
Ao não deixar Alisson descansar, Luis Zubeldía mostra que prefere correr o risco de perder um titular absoluto por bastante tempo a preservá-lo das partidas.
Uma decisão que é, de fato, arriscada, por conta das muitas lesões na posição de volante. Primeiro, o treinador perdeu Pablo Maia, ainda no Paulistão, por conta de uma lesão ligamentar no tornozelo direito.
Depois, Luiz Gustavo virou baixa por conta de uma embolia pulmonar. Pablo Maia voltou a jogar antes do esperado, e foi a vez de Marcos Antônio se transformar em desfalque por conta de uma lesão muscular.
Hoje, Zubeldía conta com Alisson, Pablo Maia, Bobadilla e Negrucci como opções no setor.

A situação de Luan no São Paulo
Mesmo diante de tantas baixas, o treinador segue sem dar uma oportunidade para Luan. Após iniciar o ano afastado do grupo principal, o volante foi integrado ao elenco no final de março. Desde então, ele fez um longo trabalho de recondicionamento físico.
O relato ouvido pela Trivela é de que Luan tem feito bons treinos e participa normalmente do dia a dia de atividades no CT da Barra Funda. O jogador chegou a perder 12 quilos neste processo de retreinamento.
Agora, Luan aguarda uma oportunidade ao menos ser relacionado pelo treinador para uma partida. Em jogos recentes, Zubeldía chegou a levar dois goleiros para o banco de reservas e até mesmo uma quantidade de substitutos inferior ao limite permitido. Mas ele segue sem usar o volante.
— Acho que ele deve ser relacionado em breve, vai depender da vontade do Zubeldía. Luan está treinando bem, tendo um comportamento exemplar. Ele perdeu 12 quilos. Está se comportando bem. É com o treinador. Ele está integrado ao nosso elenco — disse o diretor de futebol Carlos Belmonte, em entrevista recente ao Uol.
Os próximos jogos do São Paulo
- São Paulo x Mirassol — Brasileirão — sábado (24), às 18h30 (horário de Brasília);
- São Paulo x Talleres — Libertadores — terça-feira (27), às 19h (horário de Brasília);
- Bahia x São Paulo — Brasileirão — sábado (31), às 18h30 (horário de Brasília).
Onde assistir ao vivo aos jogos do São Paulo?
A Trivela tem uma sessão dedicada exclusivamente às transmissões ao vivo de jogos do São Paulo. Você pode acessar a página clicando aqui.