Alcaraz explica saída do Flamengo e revela se quer voltar: ‘Aconteceram coisas’
Meia não se adaptou ao estilo de jogo da equipe brasileira e voltou ao futebol inglês após seis meses no Brasil

O meia Carlos Alcaraz, ex-Flamengo, revelou em entrevista ao jornal inglês “The Guardian” alguns dos motivos que o fizeram aceitar a proposta do Everton ao invés de permanecer no Brasil. Sem se firmar no clube carioca, o jogador acabou negociado na janela de transferências de janeiro.
Apesar de se sentir bem no Rio de Janeiro, segundo o jogador, alguns fatores externos contribuíram para sua decisão de deixar o Rubro-Negro carioca em busca de um novo desafio na carreira.
Alcaraz estava no Southampton antes de assinar com o Flamengo e veio ao clube brasileiro por 18 milhões de euros (quase R$ 110 milhões). No Brasil, disputou 19 jogos com a camisa do Mengão, marcando três gols e somando duas assistências.
— Eu estava feliz no Brasil com o Flamengo, mas aconteceram coisas que envolveram outras pessoas, não comigo diretamente. Então, mesmo antes do Everton mostrar interesse, eu estava pensando que adoraria voltar para a Premier League, porque é a melhor liga do mundo — disse o jogador.
O vínculo de Alcaraz com o clube inglês tem duração até o final da temporada europeia em junho. Se depender do atleta, permanecerá na Inglaterra por mais algum tempo, tendo em vista a sua adaptação ao lugar.
— Atualmente é um empréstimo até o fim da temporada, mas eu gostaria de ficar mais tempo com esta camisa, com certeza — complementou.

Alcaraz pode retornar ao Flamengo antes do fim do empréstimo
Há uma cláusula no contrato de Alcaraz que pode fazê-lo voltar ao Flamengo antes do fim do período de empréstimo junto ao Everton. Acontece que se o meia acabar se lesionando durante seu período na Inglaterra, os Toffees poderão mandá-lo de volta ao clube brasileiro.
O clube inglês, no entanto, terá de arcar com os custos salariais do atleta integralmente enquanto se recupera. Segundo apuração do jornalista Venê Casagrande, a diretoria do Flamengo comemorou o fato do Everton aceitar esta cláusula do contrato de Alcaraz, momentos antes do fechamento de sua negociação.
Em geral, os clubes não aceitam nem pagar o salário dos atletas emprestados além do período estipulado em caso de lesão. A diretoria do Flamengo conseguiu aproveitar o fato do interesse acentuado do Everton no jogador para fazê-los aceitar a cláusula.
Os motivos que levaram o Rubro-Negro a negociar sua contratação mais cara
Alcaraz não rendeu o esperado no Brasil. Seja pela falta de adaptação ao modelo de jogo implementado pela comissão técnica, ou mesmo o nível técnico exigido pelo clube e pelo cenário brasileiro.
Para recuperar parte do investimento aplicado no argentino, a diretoria resolveu negociá-lo e permitir seu retorno ao futebol inglês. Em nota, a diretoria Rubro-Negra entendeu que o melhor caminho para ambos era a sua saída, apesar de reconhecer a qualidade do atleta.
— A decisão de negociar o Alcaraz foi tomada após uma análise detalhada, considerando tanto a visão da comissão técnica quanto os interesses do clube. Trata-se de um grande jogador, mas, dentro do modelo de jogo adotado, entendemos que ele teria poucas oportunidades para desempenhar seu melhor futebol.