A cláusula secreta que pode obrigar Alcaraz a voltar ao Flamengo antes do fim de empréstimo
Carlos Alcaraz foi emprestado ao Everton pelo Flamengo na janela de transferências de janeiro

Sem conseguir se firmar no Flamengo, Carlos Alcaraz foi negociado na janela de transferências de janeiro com o Everton. O reforço mais caro da história do Rubro Negro foi emprestado ao clube da Premier League até junho de 2025.
O meia argentino chegou à Gávea em agosto de 2024 junto ao Southampton por 20 milhões de dólares (cerca de R$ 110,6 milhões à época). No entanto, ele não conseguiu encontrar espaço na equipe.
A saída foi oficializada pela direção do Flamengo no último dia de janeiro. Caso ele inicie seis jogos pelos Toffees como titular, ele deve se transferir em definitivo ao clube inglês no fim da temporada.
No entanto, há uma cláusula no contrato que pode levá-lo de volta ao Flamengo.
De acordo com o jornalista Venê Casagrande, os clubes alinharam que se Alcaraz se machucar antes de ser comprado pelo Everton, ele pode ser devolvido ao Flamengo.
No entanto, o clube inglês é que arcará com o salário do atleta, de maneira integral, no período em que estiver se recuperando.
Em sua publicação no “X”, Venê relata que essa cláusula foi comemorada pela direção flamenguista porque “foi aceita pelo Everton depois de o jogador ter viajado”, já nos minutos finais da negociação.
— Outro ponto: a maior parte das vezes os clubes nem aceitam pagar salário além do período de empréstimo em caso de lesão, e a diretoria do Fla conseguiu fazer o time inglês aceitar — diz Venê.
Por que Flamengo emprestou Alcaraz, reforço mais caro de sua história?

No momento da saída de Alcaraz para a Premier League, José Boto, diretor de futebol do Flamengo, justificou a negociação em nota oficial. O clube argumenta que o meia não se encaixava ao modelo de jogo do treinador, além de representar uma recuperação financeira do dinheiro investido no argentino:
— A decisão de negociar o Alcaraz foi tomada após uma análise detalhada, considerando tanto a visão da comissão técnica quanto os interesses do clube. Trata-se de um grande jogador, mas, dentro do modelo de jogo adotado, entendemos que ele teria poucas oportunidades para desempenhar seu melhor futebol.
Ao longo de 2024, o meia argentinou alternou entre a titularidade o banco de reservas no Flamengo, disputando 18 jogos, marcando dois gols e dando duas assistências.
No Everton, ele entrou em campo três vezes (duas na Premier League e uma na FA Cup) e ainda não marcou gols.