Brasil

O que sabemos da possível renovação de Abel com o Palmeiras e por que essa semana será decisiva

Abel Ferreira e Palmeiras vem tratando da renovação de forma constante; Mundial pode definir posicionamento do treinador

O Palmeiras quer Abel Ferreira pelo tempo máximo possível. E a conversa com o treinador, sobre estender seu contrato por mais um ano, até o fim de 2025, reacendeu no clube.

A informação inicialmente publicada pelo UOL foi confirmada pela Trivela. Uma fonte ouvida pela reportagem mostrou otimismo e afirmou que a ideia é resolver logo a questão. Outro interlocutor diz que assunto pode até ser encerrado no fim desta semana.

As conversas sobre estender o vínculo de Abel são uma constante no Palmeiras. Quando renovou seu contrato, no início de 2022, até o fim de 2024, ele praticamente deixou a sala da presidente Leila Pereira com uma nova oferta, para até o fim de 2027.

No fim do ano passado, em meio ao “fica ou não fica” do português, discutir renovar com o técnico por mais um ano era um dos objetivos do Palmeiras. Mas, na ocasião, Abel manteve na pauta apenas a intenção de cumprir o contrato em 2024 e avaliar o desempenho de 2023.  

Ter o técnico até o final do que seria seu segundo mandato é o desejo máximo de Leila, que disputará a reeleição em novembro deste ano.

No momento, entretanto, as negociações tratam apenas de adicionar um ano a mais ao acordo, que se encerra em dezembro próximo. O que já daria ao Palmeiras a segurança de que o técnico comandaria o time no Mundial de Clubes de 2025.

Mundial e manutenção do projeto

Uma das razões para o Palmeiras buscar o acerto, além da óbvia comprovação do funcionamento da parceria, com base nos resultados, é o Mundial de Clubes de 2025.

O Palmeiras é um dos classificados para o super torneio com 32 clubes da Fifa, que será disputado nos EUA, em junho do ano que vem.

Ganhar, sabendo que mais de um terço dos times (12) será da Europa, é uma utopia. Mas fazer um papel respeitável é obrigação. E tal meta fica bem mais atingível com Abel no comando.

Mas, Mundial à parte, a grande verdade é que Abel Ferreira é a peça central não só do time do Palmeiras, mas também do Departamento de Futebol como um todo.

Parte dos anseios de Abel e do desejo de dar a ele as melhores condições de trabalho, todo o planejamento do Palmeiras.

Abel não executa a parte administrativa, mas, em suma, é quem desenha o futebol profissional do clube – influenciando também as categorias de base.

Poucos no Palmeiras escondem ou temem afirmar que, hoje, é Abel, mais do que qualquer outra questão, é o ponto de desequilíbrio do Alviverde em relação aos adversários com elencos mais qualificados e orçamentos mais polpudos.

Questão não pode repetir 2023

Antecipar ao máximo as possíveis tratativas sobre o assunto é uma tarefa fundamental para evitar enroscos como os visto no final de 2023.

Às vésperas e logo depois da conquista do Campeonato Brasileiro do ano passado, a permanência de Abel Ferreira para a atual temporada – para a qual ele já tinha contrato – chegou a roubar protagonismo da conquista no noticiário.

O treinador se afirmava cansado e chegou a deixar em xeque sua manutenção no cargo. Apenas no último dia de trabalho do clube como um todo no ano passado, o martelo pôde ser batido  – e, mesmo assim, de forma cifrada.

No X, o Palmeiras não cravou um “Abel fica”. Mas fez um post para dizer que se reunira com o treinador  e que o planejamento para 2024 transcorria normalmente.

O técnico se apresentou no Palmeiras apenas nesta segunda, dia 15 – uma semana depois do restante da comissão técnica e dos jogadores, que reiniciaram os trabalhos no dia 8.

Foto de Diego Iwata Lima

Diego Iwata LimaSetorista

Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, Diego cursou também psicologia, além de extensões em cinema, economia e marketing. Iniciou sua carreira na Gazeta Mercantil, em 2000, depois passou a comandar parte do departamento de comunicação da Warner Bros, no Brasil, em 2003. Passou por Diário de S. Paulo, Folha de S. Paulo, ESPN, UOL e agências de comunicação. Cobriu as Copas de 2010, 2014 e 2018, além do Super Bowl 50. Está na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo