Em pronunciamento protocolar, Abel Ferreira se desculpa com jornalista: ‘mal-entendido’
Técnico português revela ter ligado para jornalista ao final da entrevista coletiva e reconhece infelicidade na fala
Questionado sobre a lesão de Maykee neste sábado (24), Abel Ferreira disse à repórter Alinne Fanelli, da Rádio Bandnews FM, que só deve satisfação à mãe, à mulher e à presidente do Palmeiras, Leila Pereira.
Mesmo que a goleada por 5 a 0 sobre o Cuiabá tenha garantido ao Verdão mais 3 pontos na busca por uma recuperação dentro da temporada, visto que agora só tem o Brasileirão até dezembro, o técnico português demonstrou irritação na coletiva pós-jogo no Brinco de Ouro, em Campinas.
Após a repercussão da sua fala, Abel Ferreira decidiu se pronunciar por meio de um – protocolar – comunicado onde relata considerar um mal-entendido o episódio com a jornalista.
“Utilizei a pergunta da referida profissional para transmitir uma mensagem que já estava na minha cabeça, sem me dar conta de que, naquele contexto, a declaração poderia gerar uma interpretação diferente ou soar hostil. Quando concedo uma entrevista coletiva, entende que não estou respondendo diretamente à repórter, ou ao repórter, que me faz a pergunta, mas sim a todos os presentes na conferência e também aos nossos atletas e torcedores e a todos aqueles que a acompanham por diferentes veículos de comunicação. Tanto é verdade que, nesta mesma resposta, eu utilizo o pronome “vocês”, no plural, em vez de “você”. Lembro que, também na entrevista de ontem, expressei a minha admiração pela presidente Leila Pereira e o orgulho que sinto por ser liderado por uma mulher. Reconheço, contudo, que fui infeliz em minha resposta e, por esse motivo, fiz questão de procurar a Alinne para me retratara e esclarecer o que considero ter sido um mal-entendido.”
Abel Ferreira foi machista e precisa repensar relação com a imprensa
A resposta dada por ele à repórter Alinne Fanelli, da Rádio Bandnews FM, já seria de uma falta de educação atroz se fosse para qualquer outro profissional. Mas soou ainda mais absurda tendo sido direcionada a uma mulher que, àquela altura, fez a pergunta mais direta e neutra da entrevista.
— Gostaria que você nos atualizasse sobre a situação do Mayke — disse ela, na sexta pergunta da sessão, indagando sobre a lesão sofrida pelo lateral, que voltava hoje a campo, justamente recuperado de uma outra contusão.
O técnico respondeu:
— Uma coisa que vocês precisam entender é que eu tenho que dar satisfação para três mulheres. Minha mãe, minha mulher e à Leila. São as únicas que têm direito de pedir explicações.
O técnico, que já está em sua quinta temporada no futebol brasileiro, conquistou nesse período mais do que muitos treinadores conquistam em uma carreira inteira. Mas ainda não aprendeu como lidar respeitosamente com os questionamentos de jornalistas.