Brasil

A despedida de um gigante: há dez anos, Romário deu adeus à seleção brasileira

Era o aniversário de 65 anos do Pacaembu, mas a festa que estava preparada não era para o Paulo Machado de Carvalho. Era para um baixinho de 1,67 metros tão gigante quanto o estádio, que, entre zagueiros altos, sempre compensou a pouca altura com muita inteligência e técnica. Há exatos dez anos, em 27 de abril de 2005, Romário despedia-se da seleção brasileira depois de ter sido um dos maiores jogadores a vestir a camisa amarela mais conhecida do mundo.

LEIA MAIS: Ensina, Romário! O que o Baixinho teria feito no show de gols perdidos do Barça x City

A história dele no time nacional durou quase três décadas. A estreia foi em 23 de maio de 1987, um amistoso contra a Irlanda, no qual Romário entrou no segundo tempo no lugar de Mirandinha. Dois jogos depois, fez o primeiro dos seus 55 gols em 70 partidas pelo Brasil, na vitória por 3 x 2 sobre a Finlândia. Ele ainda é o terceiro maior artilheiro da história da seleção brasileira, mas a sua importância transcende os números, com aquela partida inspirada contra o Uruguai, em 1993, e a melhor atuação de toda a Copa do Mundo do ano seguinte.

O craque do tetra passou por algumas decepções, com as ausências nos Mundiais de 1998 e 2002, mas nunca deixou de amar a seleção. Chorou como criança na sua despedida, marcou o segundo gol contra a Guatemala e homenageou a filha Ivy, com Síndrome de Down.

Como se fosse uma passagem de bastão, o jogo também serviu para apresentar novos atacantes à seleção brasileira, como Grafite e Fred, mas, nem preciso dizer, nenhum deles chegou aos pés do Baixinho.

Mostrar mais

Bruno Bonsanti

Como todo aluno da Cásper Líbero que se preze, passou por Rádio Gazeta, Gazeta Esportiva e Portal Terra antes de aterrissar no site que sempre gostou de ler (acredite, ele está falando da Trivela). Acredita que o futebol tem uma capacidade única de causar alegria e tristeza nas mesmas proporções, o que sempre sentiu na pele com os times para os quais torce.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo