Ásia/Oceania

Um gol da intermediária no último minuto segurou o Vissel Kobe no topo da J-League

Numa reta final emocionante na J-League, Yuya Osako dizimou as esperanças do Urawa Reds e manteve o Vissel Kobe dois pontos à frente do Yokohama F. Marinos

O Campeonato Japonês atravessa uma reta final de temporada emocionante. Vissel Kobe e Yokohama F. Marinos estão separados por apenas dois pontos no topo da tabela, com apenas mais duas rodadas pela frente. E o domingo da J-League quase proporcionou uma reviravolta, não fosse o espírito de luta do Vissel Kobe até o final. Os grenás faziam um confronto direto com Urawa Red Diamonds, correndo por fora e que precisava da vitória para manter as mínimas esperanças. O Vissel se reafirmou na liderança com o triunfo por 2 a 1, garantido aos 51 do segundo tempo. Yuya Osako aproveitou a presença do goleiro dos Reds na área adversária para assinalar o tento da intermediária, com o gol aberto – e, com isso, fazer o Marinos lamentar à distância.

Atual campeão japonês, o Yokohama F. Marinos fez sua parte contra o Cerezo Osaka. Ganhou por 2 a 0, com gols dos brasileiros Yan Matheus e Élber no final do primeiro tempo. Enquanto isso, o Vissel Kobe entrou em campo um pouco mais tarde e precisava vencer o Urawa Red Diamonds fora de casa, se não quisesse ver sua vantagem no topo da tabela ser pulverizada. Oito pontos atrás, na terceira colocação, os anfitriões tentariam um milagre em Saitama.

Os gols aconteceram apenas no segundo tempo, quando o jogo paralelo do Marinos tinha se encerrado. O Vissel Kobe abriu o placar aos 27 minutos, num cruzamento que Osako aparou e o zagueiro Thuler completou às redes. O empate dos Reds saiu aos 46, num lance de insistência do veterano José Kanté. Conseguiu prevalecer nas divididas e bateu no canto. O resultado parcial, porém, era ruim aos dois times. Quem esfregava as mãos era o Marinos.

Tudo mudou no apagar das luzes. Na chance do Urawa alçar a bola na área no último minuto dos acréscimos, o Kobe anotou o gol da vitória no contragolpe. O goleiro Shusaku Nishikawa estava no ataque, mas quem foi ótimo mesmo foi seu colega Daiya Maekawa na reposição. O camisa 1 do Vissel Kobe interceptou o cruzamento e fez a ligação rápida com o ataque, num lançamento perfeito. Yuya Osako dominou com espaço, ajeitou na tranquilidade e arriscou o chute da intermediária ofensiva. A bola mansa terminou no fundo da meta.

O resultado deixa o Urawa Red Diamonds sem mais esperanças, com 54 pontos. O Vissel Kobe lidera com 65, acompanhado de perto pelos 63 do Yokohama F. Marinos. O Vissel pega o Nagoya Grampus e o Gamba Osaka na sequência, o quinto colocado e o 15°. Já o Yokohama encara Albirex Niigata e Kyoto Purple Sanga, dois oponentes da metade inferior da tabela, mas ainda tem um compromisso da Champions Asiática para aumentar o cansaço. As expectativas são altas, especialmente porque o Vissel Kobe poderá ser um campeão inédito.

Emoção também na J2

O final de semana também concluiu a temporada na segunda divisão do Campeonato Japonês. Com emoção na luta pelo acesso, claro. Nem tanto pelo primeiro colocado, o Machida Zelvia, que conquistou o título com uma vantagem de 12 pontos e fará sua estreia na primeira divisão. Fez a diferença o ataque montado, com a combinação entre o brasileiro Erik e o australiano Mitchell Duke – Ademílson ainda chegou na reta final. Já o segundo colocado também conquistaria o acesso direto, e foi aí que se instaurou a loucura, com a participação de três clubes tradicionais: Shimizu S-Pulse, Jubilo Iwata e Tokyo Verdy.

O Shimizu S-Pulse começou a rodada como segundo colocado e dependia apenas de si. Tropeçou. Fora de casa, a equipe teve que se contentar com o empate por 1 a 1 contra o Mito Hollyhock. Melhor para o Jubilo Iwata, que passou dois pontos à frente e abocanhou o acesso. Mesmo fora de casa, a equipe fez sua parte ao ganhar do Tochigi SC por 2 a 1, de virada. O brasileiro Dudu anotou um dos gols. Já o Tokyo Verdy não subiu porque ficou a quatro gols do Jubilo no saldo, com os mesmos 75 pontos. O time da capital até venceu por 2 a 0 o Omiya Ardija fora de casa, mas não bastou.

A última vaga do acesso será disputada nos playoffs, por Tokyo Verdy, Shimizu S-Pulse, Montedio Yamagata e JEF United Chiba. Quem ficou de fora foi o V-Varen Nagasaki, de Fábio Carille, que até ganhou seu jogo e terminou uma posição abaixo dos playoffs. O Jubilo Iwata virou um ioiô nos últimos anos e retorna à J1 após a queda em 2022. Potência nos primórdios da J-League, o Tokyo Verdy nunca mais voltou desde o rebaixamento em 2008. Também tradicional, o JEF United Chiba está fora da elite desde 2009. O Montedio disputou a primeira divisão pela última vez em 2015, enquanto o Shimizu estava por lá até 2022.

Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.
Botão Voltar ao topo